Comunicado de Imprensa

Nova estátua celebra mulheres fiéis de parábola de Cristo

Estátua ‘Cinco Virgens Prudentes’ é colocada na Praça do Templo

Como parte da reforma em andamento da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, a presidência geral da Sociedade de Socorro e o Bispado Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apresentaram a mais nova estátua, chamada “Cinco Virgens Prudentes”.

As equipes instalaram a nova escultura no lado leste da Praça do Templo, perto do prédio da Sociedade de Socorro, na segunda-feira, 31 de março de 2025. É a primeira estátua no lado leste do terreno e a sétima na sede da Igreja.

Foi realizada uma coletiva de imprensa com o bispo W. Christopher Waddell, primeiro conselheiro no Bispado Presidente e a presidente geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson, na quarta-feira, dia 2 de abril, para revelar a nova obra de arte ao público.

“Há três ou quatro anos, nós não sabíamos que tudo se concretizaria nesta semana, a semana da conferência geral”, disse o bispo Waddell. “Por isso estamos tão empolgados por tudo ter dado certo. Ainda mais por tudo ter acontecido em um momento em que grande parte da Praça do Templo reabriu”.

As esculturas da Praça do Templo se concentram na vida e no ministério de Jesus Cristo, como esta escultura que retrata a parábola de Cristo das dez virgens, convidando o espectador a aumentar sua preparação espiritual.

“Acho que esta estátua é um belo reflexo de como deve ser um discípulo de Jesus Cristo”, disse a presidente Johnson.

“As mulheres são representadas ombro a ombro, apoiando-se umas às outras”, acrescentou. “Há uma cujo braço envolve outra. Elas estão fitando os olhos umas das outras, deixando sua luz brilhar. Suas lâmpadas estão cheias com o azeite da conversão em Jesus Cristo. Elas deixam a luz da conversão brilhar, apoiando-se mutuamente. Isso é elevar e apoiar umas às outras e deixar a luz brilhar”.

A nova escultura foi criada pelo artista de Utah Ben Hammond, conhecido por trabalhos anteriores focados em mulheres. Esta estátua retrata mulheres de diferentes etnias e idades e a devoção delas a Jesus Cristo.

“Queríamos exibir uma diversidade de etnias, com diferentes tamanhos e medidas, pois as mulheres não têm a mesma altura”, explicou Hammond. “Então, eu não queria apenas mostrar a mesma pessoa várias vezes na história. O tema da escultura é a parábola, mas ela também se refere à organização da Sociedade de Socorro”.

A parábola das dez virgens

Na Bíblia, Jesus Cristo contou uma parábola, ou história, de dez mulheres esperando para participar de um casamento (ver Mateus 25:1–13). Cinco delas foram prudentes e trouxeram azeite para acender suas lâmpadas, mas as outras cinco não trouxeram azeite. O anfitrião se atrasou. As que estavam preparadas tinham azeite para acender suas lâmpadas durante a noite enquanto esperavam. As outras cinco saíram para comprar azeite. Quando voltaram, já estavam atrasadas demais para o casamento.

Essa história ensina a importância da preparação espiritual e de nossos esforços para fortalecer nossa fé em Jesus Cristo ao conservar o “azeite em nossas lâmpadas”.

Estátuas na Praça do Templo

A escultura “Cinco Virgens Prudentes” se junta a outras três novas estátuas criadas por artistas locais. Elas estão localizados no lado oeste da Praça do Templo e são chamadas “Joseph Recebe as Placas”, “A Primeira Visão” e “Vem, e Segue-Me”. Duas estátuas da Restauração do Sacerdócio e o monumento da Gaivota foram restauradas e reinstaladas no lado oeste.

Nos próximos anos, mais estátuas com ênfase no ministério de Cristo e na Restauração do evangelho serão acrescentadas.

Reforma da Praça do Templo

À medida que a reforma do Templo de Salt Lake se aproxima da conclusão, prevista para 2026, o presidente Russell M. Nelson anunciou recentemente as datas de celebração da visitação pública, que vão de abril a outubro de 2027.

“Convidamos calorosamente nossos amigos a virem e aprenderem sobre o plano de Deus para Seus filhos e filhas e a se regozijarem no amor de Jesus Cristo”, disse o presidente Nelson em uma publicação nas redes sociais em 14 de fevereiro de 2025.

Para saber mais sobre as últimas atualizações de construção e a celebração da visitação pública, acesse o site da Praça do Templo.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.