20241217_95611_SHeaps_19357.jpg
Comunicado de Imprensa

Como a Igreja faz a gestão dos resíduos de materiais

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está acelerando os esforços para reduzir os resíduos de materiais como parte de uma missão maior de ser sábios cuidadores da Terra

Observação: Este é o segundo de uma série de relatórios sobre projetos de gestão ambiental de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os temas incluirão economia de água, gestão de resíduos e energia solar.

O Centro de Impressão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizado em Salt Lake City, Utah, produz uma grande variedade de materiais em vários idiomas, como revistas da Igreja, exemplares do Livro de Mórmon, manuais, folhetos e até copinhos para o sacramento.

Além do significado espiritual e educacional, esses materiais também carregam uma sagrada responsabilidade de cuidado e mordomia, seguindo a orientação divina da Primeira Presidência.

“Para mim, é muito tocante pensar que nosso Criador deu tanta responsabilidade ao homem”, disse Gérald Caussé, bispo presidente da Igreja. E como vivemos na Terra, temos a responsabilidade de cuidar do que Ele criou para nós. Essa é uma maneira de honrá-Lo. Amá-Lo.”

Reciclagem a cada passo

A responsabilidade começa no Centro de Impressão usando materiais reciclados, mas não para por aí. Todas as sobras, aparas e produtos do fatiamento gerados durante o processo de corte são coletados através de uma série de aspiradores e dutos e enviados para a enfardadeira para serem reciclados. Até mesmo o pó gerado pelo lixamento é coletado, comprimido e reaproveitado. “E, acredite ou não, produzimos fardos só de pó”, explicou Felipe Rivera, supervisor de manutenção do Centro de Impressão.

Além dos resíduos de papel, outros materiais também são reciclados. “Reciclamos cerca de 220 toneladas por mês de papel, cerca de 40 toneladas de plástico por mês e 2 a 3 toneladas por mês de alumínio”, disse Rivera.

Material-Waste-PKG-8
Material-Waste-PKG-8
Os materiais recicláveis são triturados e enfardados no Centro de Impressão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Salt Lake City, Utah, em dezembro de 2024.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Copinhos sacramentais

Para o sacramento — uma ordenança semanal realizada no Dia do Senhor em que o pão e a água são partilhados em lembrança de Jesus Cristo —copinhos individuais são utilizados. Esses copinhos são produzidos no Centro de Impressão a partir de plástico 100% reciclado e, após a reunião, podem ser totalmente reciclados onde as prefeituras locais permitirem. O excedente do plástico utilizado na produção desses copinhos também é reciclado.

Anteriormente, a Igreja produzia copinhos sacramentais usando papel com revestimento de cera e copinhos feitos de 30% a 70% de plástico reciclado. No entanto, descobriu-se que o plástico 100% reciclado tem um menor impacto ambiental nas emissões de carbono, uso de energia e água e resíduos sólidos, tornando-se assim o novo padrão global.

Material-Waste-PKG-7
Material-Waste-PKG-7
Cem por cento do plástico alimentício reciclado é aquecido e cortado para produzir copinhos sacramentais no Centro de Impressão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Salt Lake City, Utah, em dezembro de 2024. Todo o material excedente é enviado para ser reciclado.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Gerenciamento de resíduo eletrônico

A Igreja se esforça para adotar uma abordagem igualmente responsável em relação a resíduos eletrônicos. Qualquer equipamento eletrônico desatualizado ou quebrado da Central de Impressão — ou de mais de 6.500 capelas, templos, centros de história da família e outras instalações da Igreja nos Estados Unidos — é encaminhado para um escritório em Salt Lake City em vez de ser enviado para um aterro sanitário. Se não forem reciclados adequadamente, os resíduos eletrônicos são tóxicos ao meio ambiente.

“Mórmon, no Livro de Mórmon, diz que haverá grandes contaminações na Terra nos últimos dias, e não queremos contribuir com essas grandes contaminações”, disse Jeff Christensen, gerente de excedentes.

A Igreja se certifica de que todos os eletrônicos sejam inventariados, formatados e avaliados para uso posterior. Quando possível, os laptops de trabalho são reaproveitados para causas importantes, como a BYU-Pathway Worldwide e projetos de genealogia na África.

“Se pudermos reutilizar equipamentos para ajudar a levar adiante a missão da Igreja, isso é maravilhoso”, disse Dorisa Wilson, gerente de soluções para a Igreja.

Para garantir o descarte adequado de eletrônicos que não puderem ser reutilizados, a Igreja contrata a TAMS, uma empresa profissional de reciclagem. Os itens enviados para a TAMS são divididos em componentes desmontados e são reciclados de forma responsável. “Cada componente com que lidamos aqui tem um destino e evitamos que qualquer coisa vá para o aterro”, disse Jason Dye, sócio da TAMS.

Esforços na América Latina para diminuir os resíduos

O compromisso da Igreja com a responsabilidade vai muito além de Utah. Em todo o mundo, esforços sustentáveis estão sendo implementados para diminuir os resíduos.

shopping-bag.jpg
shopping-bag.jpg
Uma loja de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Peru oferece sacolas de compras reutilizáveis.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

No Peru e no Equador, as lojas de propriedade da Igreja agora oferecem sacolas de compras reutilizáveis, uma prática em expansão em outras áreas. “Dessa forma, ajudamos o meio ambiente e os nossos [membros]”, disse Marlon Suarez, dos Serviços de Distribuição no Peru.

Camiseta-FSY-(1)-(1).jpg
Camiseta-FSY-(1)-(1).jpg
Garrafas plásticas recicladas são usadas para criar camisetas como essas para conferências de jovens no Brasil por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

No Centro de Distribuição da Igreja no Brasil, uma máquina reaproveita embalagens de papelão, evitando cerca de uma tonelada de lixo por mês. No escritório da área da Igreja no Brasil, uma máquina de compostagem processa resíduos orgânicos, produzindo material para ser usado no paisagismo. Garrafas plásticas recicladas também são usadas para produzir camisetas para as conferências de jovens. Esses são apenas alguns pequenos exemplos de como os santos dos últimos dias podem fazer a diferença. “Todo e qualquer esforço é extremamente importante, do menor ao maior projeto”, disse Ruben Arias, diretor de assuntos temporais da Área Brasil.

Por meio de iniciativas dedicadas à sustentabilidade, a Igreja continua a demonstrar que o cuidado com a Terra não é apenas uma responsabilidade prática — é um dever sagrado. “Recebemos de Deus essa responsabilidade especial de cuidar de Sua criação, e cada um de nós, coletiva e individualmente, tem algo a fazer”, disse o bispo Caussé.

compost.jpg
compost.jpg
Compostagem é adicionada ao paisagismo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil no início de 2025.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.