Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.
Por Christine Rappleye , Church News
Construir um templo em Nauvoo, Illinois, não foi conveniente nem fácil quando os primeiros membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias trabalharam para tornar a cidade às margens do rio Mississipi um lugar hospitaleiro para se viver.
“Eles entenderam que havia algo realmente importante que substituía qualquer inconveniente por parte deles, e que estava trazendo o poder da divindade mais plenamente para a vida de homens e mulheres”, disse o historiador da Igreja Spencer McBride, que também é historiador administrativo associado do Projeto Joseph Smith Papers.
O Templo de Nauvoo é o foco da terceira missérie em podcast sobre O Projeto Joseph Smith Papers apresentado por McBride. A primeira delas, em estilo documentário, foi sobre a Primeira Visão [em inglês] e a segunda centralizou na restauração do sacerdócio [em inglês]. Todos os episódios da terceira série, “O Templo de Nauvoo: Podcast sobre O Projeto Joseph Smith Papers” foram lançados na quinta-feira, 14 de outubro.
Esses podcasts são projetados para “mergulharem profundamente em certos eventos essenciais da vida de Joseph Smith”, disse McBride. “O Templo de Nauvoo é absolutamente essencial para a compreensão dos ensinamentos doutrinários de Joseph Smith e da Restauração.”
É no Templo de Nauvoo que os primeiros membros da Igreja foram apresentados às ordenanças de investidura e selamento.
“Entender por que aquele templo foi construído, como foi construído e como as ordenanças foram reveladas aos membros da Igreja por Joseph Smith é um componente essencial de nossa história”, disse McBride.
A série de oito episódios começa com a história da comunidade na curva do rio Mississippi — que alguns mapas descrevem como Commerce, Illinois — e vai até a reconstrução do Templo de Nauvoo Illinois, que foi dedicado em 2002.
O templo foi “projetado para termos o poder de Deus em nossa vida, para nos fortalecer e ajudar. E esse foi o claro motivo de Joseph Smith e dos primeiros líderes e membros da Igreja ao construírem esses templos e ao fazerem com que essas ordenanças fossem realizadas para todas as pessoas que desejassem recebê-las — o templo trouxe o poder de Deus em sua vida.”
O podcast mostra como a introdução das ordenanças do templo ocorreu em fases, disse McBride. O batismo pelos mortos foi revelado em Nauvoo, Illinois, e a administração dessa ordenança foi ajustada várias vezes para se alinhar com a revelação. As ordenanças de investidura e selamento foram introduzidas antes da conclusão do templo, para que estivessem prontas para quando os membros da Igreja pudessem entrar.
No podcast, McBride entrevista mais de uma dúzia de estudiosos, incluindo os do Departamento de História da Igreja e do Projeto Joseph Smith Papers, assim como Alex Baugh e Lachlan Mackay da BYU, que é um élder e historiador da [igreja] Comunidade de Cristo.
Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, e a presidente geral da Sociedade de Socorro, Jean B. Bingham, também participam do podcast.
Embora Élder Renlund não tenha antepassados que estiveram envolvidos com o Templo de Nauvoo quando os santos estavam em Nauvoo, Illinois, como foi o caso dos ancestrais de sua esposa, ele disse que ainda reivindica essa herança e fé dos pioneiros.
“É uma honra e uma homenagem a esses antepassados pioneiros, mas também, mesmo que você não tenha antepassados pioneiros, a mensagem é que, quando os tempos estiverem difíceis, espere. Deus vai cumprir Suas promessas. Isso traz fé para todos nós, seja qual for nossa situação”, disse Élder Renlund no oitavo episódio. “Acho que, se você tem antepassados que estiveram realmente lá ou se você adotou essa herança pioneira, você recebe as mesmas bênçãos.”
O Episódio 5, “Olhar para a eternidade”, explora como os membros da Igreja foram preparados para a investidura e o selamento no templo, inclusive por meio da fundação da Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo.
A presidente Bingham aponta como a Sociedade de Socorro tinha — e ainda tem — dois propósitos: fornecer socorro e ajudar a salvar almas. Fazer convênios no templo, junto com a preparação para fazê-los, faz parte do segundo propósito desde o início da Sociedade de Socorro e ainda é um foco hoje.
“Elas persistiram em progredir espiritualmente e em ajudar outras pessoas a fazer o mesmo, e acho que, se entendermos por que elas fizeram isso, podemos colocar esses princípios eternos em prática em nossa vida diária”, disse ela. “Para mim, saber dos sacrifícios que elas fizeram e das dificuldades que enfrentaram me dá coragem. Se elas conseguiram seguir em frente numa época tão difícil, nós também conseguimos.”
O podcast está disponível em inglês, espanhol e português no site do Projeto Joseph Smith Papers em https://www.josephsmithpapers.org/articles/o-templo-de-nauvoo-podcast. Também está disponível na Biblioteca do Evangelho (em História da Igreja, Podcasts de documentos de Joseph Smith), no iTunes / Apple Podcasts, Google Play, Spotify e Amazon.