20240225_185600_Nilsson__LES2695_.jpg

O cardeal e o élder Andersen apreciam o concerto de música sacra do Coro

Coro do Tabernáculo dá início à turnê mundial “Esperança“ nas Filipinas

O Coro do Tabernáculo da Praça do Templo está nas Filipinas para a segunda parada de sua turnê mundial “Esperança”. Durante o fim de semana, em dois concertos em Manila, o Coro deleitava os distintos líderes religiosos e empresariais com sua música.

No domingo, 25 de fevereiro de 2024, o élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, assistiu ao concerto (realizado na Universidade de Santo Tomas, uma universidade católica) com o cardeal José Fuerte Advíncula, Arcebispo de Manila.

“A música fala a todos nós”, disse o élder Andersen, que passou os últimos nove dias ministrando nas Filipinas. “A música nos faz saber que temos muito mais em comum do que temos que nos divide.”

O cardeal Advíncula reforçou os pensamentos do apóstolo sobre o poder unificador da música.

“É impressionante como a música, como os cânticos realmente nos fazem sentir mais próximos uns dos outros”, disse o Cardeal, que ouviu o Coro pessoalmente pela primeira vez no domingo. “Quando, na verdade, devemos ser assim porque somos todos irmãos e irmãs. Temos um Pai comum — Deus. E acho que isso não deve nos impedir de trabalhar juntos para oi aperfeiçoamento de nossos irmãos e irmãs.”

A apresentação de domingo contou com 14 hinos e vários bis — uma delas era “Bahay Kubo”, uma música folclórica filipina. Outros hinos incluíram “Louvai a Deus” e “Creio em Cristo”.

O líder católico disse que sua esperança foi ainda mais alimentada pelo que foi compartilhado durante o concerto de quatro jovens adultos de diferentes religiões (um muçulmano, um budista, um católico e um santo dos últimos dias) sobre o poder da oração.

“Podemos permanecer esperançosos de que nosso mundo se torne melhor, que possamos trabalhar harmoniosamente, mesmo que até certo ponto sejam diferentes”, disse o cardeal Advíncula. “Ainda estamos unidos no sentido de que somos todos irmãos e irmãs com um Deus como nosso Pai.”

A turnê mundial de múltiplos anos do Coro começou na Cidade do México em junho de 2023. Os concertos nas Filipinas contarão com a participação do Coro e de artistas convidados das Filipinas, apresentando um repertório que reflete um pouco da musicalidade do país. Os filipinos são uma nação de pessoas que cantam, cuja tradição de corais começou em suas origens indígenas e continua até hoje. Internacionalmente, as Filipinas têm uma das maiores audiências da transmissão semanal do Coro “Música e Palavras de Inspiração“.

“Que experiência maravilhosa e maravilhosa estar aqui — e estar aqui com o Coro”, disse o élder Andersen. “Mas, é claro, acima de tudo, estar com essas pessoas muito humildes, porém muito espirituais, das Filipinas. Amo estar com eles. Eles não serão apenas abençoados pelo Coro, mas o Coro será abençoado por eles. E isso vai trazer à luz uma música muito, muito especial.”

O apóstolo disse que a presença do Coro nas Filipinas indica um novo capítulo para a Igreja.

“O fato de haver dezenas de milhares de pessoas que virão com os membros para ver o Coro significa que a Igreja está atingindo a maioridade”, disse o élder Andersen. “O Coro traz uma clareza de nossa fé em Jesus Cristo. Cremos Nele de modo total e pleno. Isso é muito importante.”

“Amamos estar aqui”, concluiu o élder Andersen. “Nunca deixamos as Filipinas sem amá-las ainda mais.”