HMW_1799.jpeg

O Dia de Descoberta Familiar da RootsTech 2024 apresenta o presidente Ballard

“É maravilhoso saber sobre seus antepassados, muitos dos quais pagaram um grande preço por nossa existência pessoal neste mundo” disse o apóstolo falecido.

Foi só quando o falecido presidente M. Russell Ballard do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tinha 11 anos que ele percebeu que seu avô era “alguém muito especial” para muitas pessoas.

Quando o jovem Russell entrou em um carro no cortejo do funeral de seu avô, em 1939, em Salt Lake City, ele viu a rua perto do Tabernáculo lotada de pessoas que tinham vindo para honrar a vida de seu avô, o élder Melvin J. Ballard, que havia servido como apóstolo nas duas últimas décadas de sua vida.

“Vi a admiração que as pessoas tinham por meu avô”, disse o presidente Ballard em um vídeo mostrado no Dia de Descoberta Familiar da RootsTech de 2024 no sábado, 2 de março de 2024. “Em ambos os lados da família, os dois avôs eram apóstolos. Eu não entendia o que isso significava, porque naqueles dias meus pais não eram ativos [na Igreja].”

Seu avô materno foi o élder Hyrum M. Smith (1872–1918).

Daquele momento em diante, o presidente Ballard disse: “Aprendi tudo o que podia aprender sobre [vovô Ballard]. E isso estimulou o interesse em querer aprender tudo o que eu podia sobre o pai de minha mãe e sua mãe.”

O vídeo, gravado antes do falecimento do presidente Ballard, em novembro de 2023, o mostra em vários locais históricos importantes da Igreja. Porque foi nesses lugares — o Templo de Kirtland e a Cadeia de Carthage — onde seu tataravô (Hyrum Smith) e seu tio-tataravô (Joseph Smith) adoraram e perderam a vida.

O presidente Ballard disse que o conhecimento de suas raízes o ajuda a entender melhor sua identidade — e a pagar uma dívida necessária de gratidão.

“É muito importante que as pessoas procurem e saibam o que podem sobre aqueles que colocaram as bases para que elas tivessem o que têm em sua vida”, disse o presidente Ballard. “É maravilhoso saber sobre seus antepassados, muitos dos quais pagaram um preço alto por nossa existência pessoal neste mundo. Espero que, quando eu morrer, haja alguns que vão me agradecer pelo pouco de bom que fiz ao longo da vida. É isso que estou tentando fazer: ajudar onde posso.”

O vídeo de 25 minutos do presidente Ballard (gravado em 2023) foi o ponto alto da conferência de história da família RootsTech — a maior desse tipo no mundo. Milhares de pessoas de todo o mundo se reuniram no Centro de Convenções Salt Palace, em Salt Lake City — com uma estimativa de mais 4 milhões de pessoas participando online.

Uma das pessoas que veio para Utah foi Evelyn Digboh, arquivista nacional da Nigéria. Ela foi descobrir mais sobre como preservar registros genealógicos para ajudar outros nigerianos a descobrirem suas raízes.

“Muito precisa ser feito. É algo do qual não podemos mais fugir”, disse Digboh. “Devemos buscar isso com muita paixão para garantir que nenhuma família seja excluída e que todos se conectem às suas raízes. [A RootsTech] é realmente uma coisa maravilhosa. E é algo que me abre os olhos porque nos poucos dias que eu participei deste programa abriram meu entendimento e meu horizonte para outra esfera de oportunidades que podemos, como país, aceitar para melhorar ainda mais o que estamos fazendo.”

Os oradores principais da conferência foram o comediante Henry Cho, a descendente de Dred Scott Lynne M. Jackson, a atriz e cantora premiada Kristin Chenoweth, a fotógrafa Nancy Borowick, a cantora Katie James e o presidente e CEO do FamilySearch Steve Rockwood.

Jackson, uma bisneta de heróis dos direitos civis, Dred e Harriet Scott, apontou para o tema da conferência de “Recordar”, acrescentando um comentário sobre a importância da inspiração na jornada. Ela disse que compartilha a história dos Scott, que lutaram pela abolição da escravatura em meados do século XIX, “a história simplesmente comove as pessoas”.

“Vamos nos lembrar de coisas que são difíceis de ouvir”, disse Jackson. “Mas seremos inspirados por tantas coisas que vão levá-los às lágrimas e fazer com que saibam que há esperança para o futuro. Compartilhar a história de meu antepassado, Dred Scott e sua esposa, Harriet, é um privilégio incomparável”.

Entre outros tópicos importantes abordados na RootsTech estava a forma como a IA generativa impulsionará o trabalho genealógico. Rockwood disse que a RootsTech é uma oportunidade de ver “como usar a IA generativa para o bem — e fazê-lo com responsabilidade”.

“Aqui na RootsTech, o que vocês vão ver é o que esse setor tem feito nas últimas décadas”, disse Rockwood. “Quando a internet chegou, mostramos como você poderia usar a Internet para espalhar essa paixão e luz pelo mundo inteiro. Quando a tecnologia móvel chegou, mostramos a você como agora é possível transmitir a história de sua família 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quando o DNA chegou, foi uma enorme explosão de interesse — e pudemos mostrar às pessoas de onde elas vêm e conectá-las de volta a membros da família que elas não conheciam. E agora, com os genealogistas e outras pessoas, eles conseguem romper as barreiras [genealógicas]. Então, mostramos como você pode usar essas tecnologias inovadoras com responsabilidade.”

A diretora da RootsTech, Jen Allen, disse que a IA generativa vai ajudar a árvore familiar humana a se expandir.

“Veremos essa inteligência artificial entrar em cena e ajudar-nos a [responder] às perguntas realmente difíceis ou [descobrir] os registros que foram destruídos ou que são realmente difíceis de ler”, disse Allen. “O computador está entrando e descobrindo tudo para nós. Isso começará com aquelas barreiras mais complexas, aquelas áreas em que tem sido muito difícil para nós penetrarmos. Vamos ver essa árvore humana crescer porque somos capazes de encontrar mais pessoas”.

Visite RootsTech.org para ver mais detalhadamente a RootsTech 2024.