Comunicado de Imprensa

O élder D. Todd Christofferson convida os membros da Espanha a aumentar a fé em Jesus Cristo

Visita de ministração à Europa inclui paradas na Áustria, Croácia, Dinamarca, Alemanha, Hungria e Espanha

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acompanhado de sua esposa, a irmã Katherine Christofferson, iniciou em Madri, Espanha, em 24 de fevereiro de 2024, uma visita de ministração de 11 dias que inclui paradas em seis países europeus. Durante essa visita, o élder Christofferson vai se reunir com membros da Igreja, missionários e líderes governamentais. O élder Brent H. Nielson, da presidência dos setenta, acompanhado de sua esposa Marcia Nielson e do bispo W. Christopher Waddell, primeiro conselheiro no Bispado Presidente, acompanhado de sua esposa, Carol Waddell, também estão viajando com o élder e a irmã Christofferson.

As primeiras reuniões foram realizadas na capela do complexo do Templo de Madri. O élder Rubén V. Alliaud, primeiro conselheiro na presidência da Área Europa Central, acompanhado de sua esposa Fabiana Alliaud, uniram-se às autoridades gerais visitantes em Madri.

Reunião com os missionários das missões Barcelona, Madri Norte e Madri Sul

Na tarde de sábado, mais de quatrocentos missionários das missões Barcelona, Madri Norte e Madri Sul ouviram o conselho dos visitantes. A irmã Waddell começou dizendo que, quando serviu com o bispo Waddell como líderes da missão Espanha Barcelona, de 2006 a 2009, ela viu milagres todos os dias, ao observar como cada missionário era capaz de ensinar pessoas diferentes em momentos diferentes e de modo singular — exatamente da maneira que aquela pessoa precisava ouvir. Ela disse que o “trabalho missionário precisa começar e terminar com as bênçãos do evangelho em vista”. Os missionários devem ver o potencial real das pessoas que estão ensinando e ver como cada uma delas “pode um dia se beneficiar de entrar no templo e fazer convênios sagrados com Deus”.

O bispo Waddell explicou como os missionários podem aprender a fazer escolhas certas. “Não basta apenas perguntar ‘o que devo fazer’, mas é necessário estudar, ponderar e fazer tudo o que for possível para tomar a decisão certa”, disse ele. “Então você tem que confirmar a decisão que tomou com o Senhor, e você receberá a resposta se for boa ou não.”

O élder Nielson agradeceu aos missionários que estavam presentes por terem decidido ouvir a voz do profeta. “Quando o presidente Nelson mencionou a importância da coligação de Israel, vocês eram rapazes e moças. E, contudo, vocês aceitaram esse convite e agora estão servindo aqui na Espanha. Digo-lhes que nunca houve uma época melhor para servir na Espanha, pois as pessoas estão cada vez mais se unindo ao evangelho restaurado de Jesus Cristo.” Ele então disse que, se os missionários entenderem por que estão servindo, eles serão capazes de levar o plano de felicidade a todos os filhos de Deus de uma maneira mais genuína. “Espero que comecem a ver que estão engajados em algo grandioso e majestoso”, concluiu.

O élder Christofferson foi o último orador e começou seu discurso declarando que os missionários são o tesouro mais valioso da Igreja nestes últimos dias, porque eles compartilham a responsabilidade de ensinar o evangelho de Jesus Cristo com aqueles que são chamados como apóstolos. Ele os chamou de “meus companheiros” e agradeceu-lhes por seus esforços. Ele então os convidou a fazer o melhor em todas as circunstâncias, independentemente da opinião das pessoas. “Especialmente quando alguém diz que os missionários são muito jovens para entender bem o evangelho de Cristo e ensiná-lo. Vocês tem autoridade para ensinar”, disse. “Vocês devem se comportar, falar e fazer tudo como verdadeiros representantes do Senhor Jesus Cristo. Não dêem motivo a ninguém para parar de acreditar na autoridade sagrada que têm. Eles podem decidir se querem acreditar ou não, mas você precisa testificar e ensinar em nome do Senhor, da melhor maneira possível”.

Ele também convidou os missionários a usar mais o Livro de Mórmon em seus esforços para convidar todos a aprenderem sobre Jesus Cristo. Ele confirmou que o Livro de Mórmon é a base de seu próprio testemunho do evangelho de Jesus Cristo. “É uma ferramenta, um instrumento de congregação e reunião em nossos dias”, disse ele, e se aqueles que estão interessados “não lerem o Livro de Mórmon, não poderão progredir e aprender sobre o evangelho restaurado de Jesus Cristo”.

Devocional com os Jovens Adultos

Na noite de sábado, quase mil jovens adultos se reuniram para um devocional que foi transmitido a todas as congregações de língua espanhola da Igreja na Área Europa Central. Depois de um número musical apresentado por um grupo de jovens músicos, o bispo Waddell e o élder Nielson falaram aos jovens, compartilhando suas próprias experiências quando eram jovens adultos e decidiram começar sua própria família.

O bispo Waddell convidou os jovens a sempre seguirem o profeta vivo e a centralizarem sua vida no templo e nos convênios sagrados que são feitos lá. O élder Nielson explicou que, quando estava começando sua própria família depois de terminar seu serviço como missionário, foi um momento difícil em sua vida — pois ele estudava e trabalhava para sustentar sua esposa e seus dois filhos pequenos. Foi muito difícil e desafiador, mas “ao recordar, ele disse que aqueles anos provavelmente foram os melhores de nossa vida”, à medida que seguiam os conselhos dos profetas vivos e começavam a receber as bênçãos por causa de seu trabalho árduo. “Ensinamos nossos filhos a seguir o profeta e eles guardam esse conselho até hoje”, ele concluiu, convidando os jovens presentes a fazer o mesmo tipo de sacrifício hoje.

O élder Christofferson também prestou testemunho do valor do sacrifício e de como ele ajuda os filhos de Deus a se aproximarem de Jesus Cristo e a serem mais felizes. Ele mencionou a missão e o sacrifício que Jesus Cristo fez, para que todos pudessem se arrepender e um dia viver com Deus novamente. Ele disse que “Cristo tem nossos nomes escritos em Suas mãos. Ninguém fica desamparado, ou sozinho. Jesus carrega essas marcas em Suas mãos, as marcas dos cravos, para que Ele possa se lembrar de nós, sempre, e nos levar de volta a Seu lar celestial”, disse ele. Concluindo suas palavras para os jovens reunidos em Madri e em toda a Europa, ele fez um convite para que se concentrassem nas necessidades de outras pessoas, quer que as conheçamos ou não. “Essa é uma boa maneira de não nos sentirmos tão miseráveis”, disse ele.

Conferência com membros das estacas Madri, Madri Leste e Madri Sul

No domingo, o élder Christofferson presidiu uma conferência de três estacas que incluía as estacas Madri, Madri Leste e Madri Sul. Mais de mil membros se reuniram fisicamente na sede da estaca Madri, com cerca de quatro mil membros assistindo pela internet.

Refletindo sobre o crescimento da Igreja na Espanha, o bispo Waddell convidou os membros a resgatarem todos os que perderam a fé em Jesus Cristo. Ele mencionou a parábola do bom samaritano e o ministério de Jesus Cristo ao povo americano, após Sua ressurreição, como exemplos que todos podemos tentar seguir. “Por algum motivo, alguns se perdem nessa jornada. É nossa responsabilidade resgatá-los. Se fizermos isso, nós mesmos permaneceremos no caminho do convênio. E isso é possível pela Expiação infinita de Jesus Cristo.”

Ele, então, disse que a pessoa na parábola é como seu próprio pai. Depois que seu pai foi batizado na Igreja, ele se tornou menos ativo e parou de frequentá-la. Mas havia dois grandes irmãos ministradores que nunca desistiram. “Por mais de dez anos, eles nunca abandonaram nossa família. Eles convidavam meu pai para assistir aos jogos de basquete dos Lakers. Com o tempo, eles se tornaram bons amigos e, por fim, meu pai voltou a ser ativo na Igreja, e depois fomos selados como família no Templo de Los Angeles.” Ele então advertiu os membros a serem pacientes em seus esforços. “Alguns dos que se perderam voltarão rapidamente, mas alguns levarão anos, assim como aconteceu com minha própria família. Mas tudo é possível por causa de Jesus Cristo, É Ele quem torna isso possível.”

Em seu discurso, a irmã Katherine Christofferson disse que estava muito entusiasmada por estar na Espanha e por ter a oportunidade de falar aos membros reunidos em Madri. Ela declarou a importância de sempre fazer a coisa certa e não ter medo se não houver um ‘plano B’ quando se segue os mandamentos de Deus. Ela contou a experiência que teve certa vez, onde assistiu a uma pré-estreia de um filme, onde lhe foi dito que ficasse por toda sua duração, inclusive quando os créditos seriam exibidos. No final da estreia, todos aplaudiram com entusiasmo. Eles estavam obviamente muito felizes com isso. Ela ficou um pouco surpresa com essa reação, mas logo se deu conta de que a maioria das pessoas que estava na plateia participara da realização do filme, fazendo muitos papéis diferentes. Sem eles, não haveria filme para comemorar.

Ela então comparou essa experiência com o trabalho que cada pessoa faz na Igreja, mesmo que pareça insignificante. “Sem as outras pessoas, os atores do filme não teriam sido bem-sucedidos. O mesmo acontece na Igreja de Cristo. Vejo muitos trabalhando em segundo plano para apoiar a Igreja. E é muito inspirador. Como aqueles que se levantam no primeiro domingo do mês e compartilham seu testemunho do evangelho com todos.”

O élder Christofferson concluiu a reunião explicando como a fé em Jesus Cristo pode ser desenvolvida. No livro de Romanos, na Bíblia Sagrada, lemos que aqueles que invocam o nome de Cristo serão salvos. “Invocar significa acreditar Nele e fazer todas as coisas que Ele nos ordenou que façamos, como todas as ordenanças associadas à fé em Jesus Cristo”, ele disse. Ele então deu três maneiras simples de aumentar a fé em Jesus Cristo. Primeiro, estude as palavras dos profetas, tanto vivos quanto mortos. Então, é necessário orar sempre para conhecer melhor a Deus e receber Sua orientação espiritual. Por fim, é essencial estarmos dispostos a nos sacrificarmos e, ao fazê-lo, entenderemos melhor o que Jesus Cristo fez por toda a humanidade.

“É por causa desse princípio de sacrifício que a Igreja hoje tem recursos suficientes para construir templos em todas as partes do mundo. O presidente Nelson continua anunciando novos templos para todo o mundo em cada conferência geral. A Igreja continua a construir templos em todo o mundo, e estamos abrindo novas missões e novas congregações por causa do sacrifício que todos vocês decidiram fazer”, concluiu.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.