O élder Bednar e o élder Kearon se reúnem com o novo presidente da Libéria

Os dois apóstolos também visitam locais humanitários em Gana

Dois apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se reúnem com o novo presidente da Libéria na capital da Monróvia na quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024. O élder David A. Bednar e o élder Patrick Kearon, do Quórum dos Doze Apóstolos, viajaram para o país da África Ocidental para uma reunião especial com o presidente da Libéria, Joseph Boakai, que assumiu o cargo há um mês.

“Tivemos uma conversa extraordinária sobre o propósito, o papel de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo e como isso se relaciona com o que está acontecendo na Libéria”, disse o élder Bednar.

A reunião aconteceu na mansão executiva. O presidente Boakai disse aos líderes seniores da Igreja que seu país enfrenta muitos desafios. “Este país precisa de transformação”, ele disse.

O élder Bednar compartilhou o desejo de A Igreja de Jesus Cristo de ajudar o povo da Libéria: “Queremos saber como podemos ajudá-lo”.

“Foi uma reunião maravilhosa”, disse o élder Kearon. “Este é um país que viu anos de contendas. E está encontrando seu caminho. Conversamos sobre o que nossos membros podem fazer e talvez o que parte de nosso trabalho humanitário pode fazer para dar assistência aqui.”

“Acho que identificamos vários pontos em comum muito importantes nos quais podemos avançar e trabalhar juntos”, disse o élder Bednar.

Os apóstolos foram acompanhados por suas esposas e outros líderes da Igreja, inclusive a presidência da Área África Oeste e o élder Carlos A. Godoy da presidência dos setenta.

A visita dos apóstolos ao presidente acontece um mês depois de a colaboração da Igreja com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas ter sido destacada durante uma reunião na Libéria.

Ministração na África

“Tive a bênção de trabalhar como membro do Quórum dos Doze Apóstolos supervisionando o trabalho na África por muitos anos”, disse o élder Bednar. “A Susan e eu vínhamos aqui com frequência. Voltar é estar em um lugar familiar com as pessoas que amamos.”

É uma oportunidade única ter apóstolos viajando juntos para o mesmo continente. Na verdade, havia três apóstolos na África ao mesmo tempo; uma área do mundo passando por um crescimento no número de membros da Igreja e anúncios de novas casas do Senhor. O élder Bednar e o élder Kearon — o mais novo apóstolo da Igreja — ministraram em quatro países da África Ocidental. Enquanto isso, o élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos, concluía seu ministério na República Democrática do Congo, na Tanzânia e no Quênia na Área África Central.

“Viajar com o élder Bednar é como viajar com um apóstolo que exerce esse cargo há 20 anos, e eu sou um apóstolo que está nessa função há nove semanas”, disse o élder Kearon. “Posso observá-lo e aprender com ele, e podemos compartilhar essas experiências juntos.”

O élder Bednar e o élder Kearon também viajaram para Abuja, capital da Nigéria, para conversar com o professor Ibrahim Ahmad Maqari, o vice-chefe imame da Mesquita Nacional.

Na terça-feira, os líderes seniores visitaram duas capelas da Igreja em Acra, Gana, onde iniciativas educacionais para ensinar habilidades para a vida aos jovens e jovens adultos da Igreja, estão em andamento. Os voluntários fornecem o treinamento.

“Esses jovens estão recebendo oportunidades para aprender habilidades que são muito práticas, que podem melhorar seu padrão de vida; que abençoam a eles e a sua família, que os capacitam a servir na Igreja e de outras maneiras ainda mais poderosas”, disse o élder Bednar.

O programa Local de reunião, patrocinado pela Igreja em Acra e em outros locais na área permite que os jovens adultos aprendam habilidades vocacionais.

O élder Kearon explicou: “Temos todos esses jovens, jovens adultos vindo para aprender habilidades, desde a alvenaria até a produção de sabão, habilidades em animação na área de TI e conserto de computadores e muitas outras coisas, e também para ter as aulas do Instituto todos juntos, todos em um edifício, tudo em um só lugar. Membros da Igreja e outras pessoas que não são de nossa religião”.

Fé na África

O élder Bednar e o élder Kearon foram tocados pela fé dos santos africanos.

“Ao conversar com os santos, a fé aumenta. Eles começaram com grande fé. Mas a fé está se tornando mais forte no Salvador. Sua devoção, o aumento de templos. Muitos templos foram anunciados na África”, explicou o élder Bednar.

“O que estou amando a respeito desta época na África Ocidental é ver novamente a energia, o vigor e a vitalidade que os santos têm em sua fé”, acrescentou o élder Kearon. “E isso se manifesta em tudo, em como são (…), como cantam, testificam e interagem uns com os outros. Temos muito a aprender com essas pessoas maravilhosas.”

Os líderes seniores da Igreja estão terminando seu ministério de dez dias na África Ocidental, na Costa do Marfim, onde se reuniram com os missionários. Eles também visitaram o local de uma nova casa do Senhor em construção em Abidjan. No domingo, eles organizaram uma transmissão ao vivo para jovens de Gana.