"O Caso da Liberdade Religiosa"

No início deste mês em Roma, professor de Harvard Mary Ann Glendon fez uma defesa arrojada para a liberdade religiosa, dizendo que "vai para o coração do que significa ser humano."

Professor Glendon estava falando em uma conferência internacional intitulada "Universal dos Direitos em um mundo de diversidade:. O processo para a Liberdade Religiosa" é um "direito universal", precisamente porque a liberdade religiosa é tão importante para o ser humano e para sustentar as sociedades livres e justas.

A religião tem fornecido à humanidade a esperança, o propósito de aspiração, e compaixão. A liberdade de religião assegura o direito humano inalienável de escolher e viver de acordo com o mais profundo e crenças mais central realizou e valores. Dessa forma, a liberdade religiosa não é apenas a tolerância de crenças dos outros (ou descrença). Na verdade, é a base moral de uma sociedade livre, onde as crenças concorrentes sejam respeitados e possam florescer. Isso gera uma coesão social e civilidade, reconhecendo que qualquer indivíduo, associação ou grupo religioso, não importa quão grande e importante, é tão segura e protegida em seus direitos como qualquer outro indivíduo, associação ou grupo religioso, não importa quão pequena e insignificante
.

Élder Dallin H. Oaks, um apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, solicita a liberdade religiosa um "direito humano fundamental."

Mas os desafios à liberdade religiosa são reais e cada vez mais freqüentes.
Em muitos países, diz Glendon, a liberdade religiosa está a ser "forjadas por uma série de outros direitos e interesses." Mesmo em países democráticos, os crentes religiosos estão enfrentando "marginalização e até mesmo discriminação aberta."

Essas são as conseqüências, diz Glendon, quando "figuras influentes ...
retratar a religião como fonte de divisão social e tratar a liberdade religiosa como um direito de segunda classe "Ela contadores com o crescente corpo de evidências empíricas que sugerem fortemente que o contrário.:

• "Alguns estudos indicam que a violência realmente tende a ser maior em sociedades onde a prática religiosa é suprimida e que a promoção da liberdade religiosa na verdade, avança a causa da paz mediante a redução de conflitos inter-religioso."
• investigação "recente em ciências sociais também sugere que existe uma correlação positiva entre os níveis de liberdade religiosa e as medidas de outros bens econômicos, sociais e políticos, e, inversamente, a negação da liberdade religiosa correlaciona-se com a recusa de tais bens.
"
• "Um estudo conclui que" a presença da liberdade religiosa num país matematicamente correlaciona-se com a longevidade da democracia "e com a presença da liberdade civil e política, o avanço das mulheres, liberdade de imprensa, a alfabetização, menor mortalidade infantil e da liberdade econômica."
Um estudo internacional feito pelo Pew Forum on Religion & Public Life descobriu que quase 70 por cento do mundo billon 6,8 pessoas "vivem em países com fortes restrições à religião." Nos Estados Unidos, as questões de liberdade religiosa são complexas e muitas vezes inquietante.
Isso pode ser especialmente verdadeiro em tentar resolver, como o Élder Oaks observou, "o que exigir direitos iguais e que os direitos religiosos proteger."

Em uma comunidade da sociedade global e cada vez mais pluralista norte-americano, o "problema de fomentar os hábitos de respeito e tolerância para com as religiões dos outros continua a ser grave", diz o professor Glendon. É essa pluralidade que torna a liberdade religiosa e sua defesa tão crítico.