20250819_182922_CBell_CMB_4816_HDR.jpg
Comunicado de Imprensa

O Coro do Tabernáculo e o élder Cook celebram o centenário da Igreja na América do Sul

O élder Cook recebe do Senado da Argentina um diploma de honra em favor da Igreja

O Coro do Tabernáculo da Praça do Templo chegou a Buenos Aires, Argentina, no domingo, 17 de agosto de 2025, para a próxima parada da turnê mundial “Songs of Hope” [Canções de esperança].

O élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sua esposa, Mary, acompanham o coro durante esta parada em Buenos Aires.

Os três concertos na Argentina fazem parte do 100º aniversário da pregação do evangelho restaurado de Jesus Cristo na América do Sul. Os membros do coro estão animados para ajudar a comemorar esse marco.

“Estamos aqui para comemorar o crescimento da Igreja e sabemos que haverá ainda mais crescimento nos próximos anos”, disse Kristi Burgess, membro do Coro do Tabernáculo. “E, acima de tudo, temos a oportunidade de compartilhar nosso testemunho de Jesus Cristo.”

Além do élder e da irmã Cook, os seguintes líderes da Igreja e respectivas esposas estão participando dos eventos da semana: os élderes Joaquin E. Costa e Renee, Alan R. Walker e Ines, Eduardo Gavarrett e Norma, da presidência da Área América do Sul Sul; o presidente Michael O. Leavitt e Jacalyn, L. Whitney Clayton e Kathy, Gary B. Porter e Debbie, da presidência do Coro do Tabernáculo; e Gordon e Sharon Smith, da Church Hosting.

Todos esses líderes da Igreja foram convidados para a reunião do Senado em Buenos Aires, onde a Igreja recebeu um diploma de honra da senadora Carolina Losada na terça-feira, 19 de agosto de 2025.

Esse reconhecimento comemorou o aniversário de 100 anos e o “inestimável serviço e contribuição da Igreja à sociedade argentina, promovendo valores de fé e serviço comunitário”.

“Estamos celebrando 100 anos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Argentina; uma Igreja que tem sido um exemplo de solidariedade e dos valores que todos devemos defender: o amor ao próximo, independentemente de opiniões políticas, religião ou nacionalidade, é o que realmente importa”, disse a senadora Losada. “Agradeço seu interesse em nosso país e seu compromisso com o crescimento de sua Igreja na Argentina.”

O élder Cook ficou grato pela honra recebida da senadora. Há 100 anos, o élder Melvin J. Ballard, apóstolo da Igreja de Jesus Cristo, veio a Buenos Aires e fez uma oração pedindo a Deus que ajudasse o evangelho restaurado de Jesus Cristo a ser aceito na América do Sul.

O crescimento da Igreja foi lento no início, como profetizou o élder Ballard, mas tem crescido de forma constante e significativa nas últimas décadas. Atualmente, há mais de dois milhões de membros da Igreja no continente.

“[A América do Sul] é uma força poderosa na Igreja e uma força poderosa para o bem”, disse o élder Cook.

A senadora Losada mencionou durante a apresentação como os membros da Igreja tentam ser bons vizinhos, um comentário que o élder Cook gostou de ouvir.

“Ela falou sobre sermos bons vizinhos e, para nós, prestar contas a Deus significa que vamos tentar ser bons vizinhos. Isso significa que participaremos de esforços humanitários. Significa que trabalharemos com outras pessoas em prol da liberdade religiosa. Significa que seremos bondosos e generosos com nossos vizinhos”, disse o élder Cook.

Gustavo Guillermé, presidente do Congresso Mundial para o Diálogo Intercultural e Inter-religioso, participou da cerimônia do Senado e assistiu à primeira apresentação do coral no país.

“Quero parabenizá-los por fazer parte de uma Igreja que trabalha continuamente para apoiar outras pessoas, independentemente de sua fé”, disse Guillermé durante a cerimônia no Senado. “Vi em primeira mão o trabalho que eles fazem em Utah quando ocorrem furacões, quando há fome; o trabalho incrível que estão fazendo na África e, claro, o trabalho que fazem aqui na Argentina.”

Guillermé continuou: “Em 100 anos, eles cresceram tremendamente – não apenas em membros, mas em seu alcance em todo o país. Acredito que isso tem muito a ver com uma coisa: quando os líderes vivem o que pregam. É daí que vem o grande crescimento da Igreja. Eles têm líderes que admiro muito pelo trabalho que fazem”.

O coro realizou seu primeiro concerto no Palácio Libertad, um local histórico em Buenos Aires, na terça-feira, 19 de agosto.

O artista convidado Raúl Lavié se apresentou com o coro e cantou canções tradicionais argentinas, para a alegria do público.

“A inclusão do grande cantor Raúl interpretando músicas da nossa própria cultura, foi realmente espetacular. Ainda estou emocionado, tentando encontrar as palavras. É algo de natureza diferente, honestamente, simplesmente incrível”, disse Richard Crespo, um dos convidados do concerto.

“Honestamente, depois de ouvir esses hinos, você sai do teatro com seu espírito transformado”, disse Guillermé.

Brenda Scazzina, membro da Igreja na Argentina, foi ao aeroporto para cumprimentar o coro durante sua chegada e assistiu ao primeiro concerto.

“Senti meu coração bater forte o tempo todo”, disse Scazzina. “Foi como se um sonho meu tivesse se tornado realidade. Eles me trouxeram paz, alegria, esperança e amor. E, acima de tudo, o desejo de seguir Jesus Cristo.”

O Coro apresentou canções de louvor como “Three Hallelujahs”, canções tradicionais dos Estados Unidos como “My God Is So High” e “What a Wonderful World”, canções da cultura argentina como “Golondrinas” e “The Impossible Dream” e canções de esperança como “Tal como um facho” e “Creio em Cristo”.

“Foi profundamente comovente”, disse Crespo. “Parecia que havia dois pilares: um sustentando toda a estrutura e perfeição por trás do trabalho do coro e o outro, algo espiritual que é difícil de colocar em palavras. Mas nesse momento, quando o Coro canaliza a energia de tudo o que acontece, cria-se uma experiência espiritual que é verdadeiramente tocante.”

O Coro se apresentará na sexta-feira e no sábado, dias 22 e 23 de agosto de 2025, na Movistar Arena, em Buenos Aires. O concerto de sábado será transmitido para toda a América do Sul e Caribe e estará disponível para ser assistido aqui.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.