
Gong-BYU-devotional
O élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, fala no devocional no Marriott Center, na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, na terça-feira, 19 de agosto de 2025, durante a Semana de Educação da BYU. Foto: Cortesia da BYU Photo. Todos os direitos reservados.All rights reserved.Em um devocional durante a Semana de Educação da Universidade Brigham Young, que acontece anualmente, o élder Gerrit W. Gong ensinou que a sabedoria e o entendimento de Deus inserem a inteligência artificial no contexto do evangelho e nos orientam a buscar as bênçãos universais da Expiação de Jesus Cristo.
Falando para uma congregação no Marriott Center na terça-feira, dia 19 de agosto de 2025, o apóstolo compartilhou lições importantes de seu estudo sobre a sabedoria e o entendimento nas escrituras.
- Sabedoria e entendimento são características de Deus.
- Devemos ter cuidado para não confundir a sabedoria ou o entendimento do homem com os do Senhor.
- Deus pode nos abençoar com sabedoria e entendimento.
- As escrituras nos ensinam a buscar a sabedoria e o entendimento de Deus confiando em Deus e pedindo por isso.
- Quando recebemos sabedoria e entendimento de Deus, podemos começar a ver como Ele vê, coisas que de outra forma não entenderíamos.

Gong-BYU-devotional
Participantes da Semana de Educação da BYU lotam o Marriott Center, no campus da Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, durante um devocional na terça-feira, dia 19 de agosto de 2025. Foto: Cortesia da BYU Photo. Todos os direitos reservados.All rights reserved.Ao inserir as conversas atuais sobre a inteligência artificial em um contexto do evangelho, o élder Gong repetiu pensamentos que ele compartilhou em uma conferência em Istambul no dia 29 de julho de 2025.
“A inteligência artificial não pode substituir a revelação nem gerar a verdade de Deus.”
“A inteligência artificial não é Deus e não pode ser Deus”, disse o apóstolo. “Podemos escolher conscientemente e usar intencionalmente a inteligência artificial como uma ferramenta para o bem [e] (…) podemos convidar líderes e cidadãos em toda a indústria, campos de pesquisa, órgãos cívicos e governamentais e líderes religiosos para alinhar rápidos desenvolvimentos de inteligência artificial e princípios e valores morais duradouros que têm como base a fé.”
Além disso, disse o élder Gong, “a inteligência artificial não pode substituir a revelação ou gerar a verdade de Deus. Temos a responsabilidade de garantir que o Espírito Santo possa atestar a veracidade e a autenticidade do que dizemos e compartilhamos, tanto na forma quanto no conteúdo”.
O élder Gong também mencionou a respeito de preocupações com a inteligência artificial, como deepfakes (imagens ou vídeos enganosos) e o perigo de se usar a inteligência artificial para ignorar o trabalho que produz crescimento espiritual.

Gong-BYU-devotional
O élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, fala durante o devocional no Marriott Center, na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, na terça-feira, 19 de agosto de 2025, durante a Semana de Educação da BYU. Foto: Cortesia da BYU Photo. Todos os direitos reservados.All rights reserved.“Estamos estabelecendo protocolos para nos proteger contra deepfakes, denunciar o uso indevido intencional da inteligência artificial e mitigar a tendência de as pessoas desacreditarem em tudo quando não podemos confiar em algumas coisas”, disse ele. “Como membros da Igreja, não cresceremos espiritualmente se pedirmos para a inteligência artificial escrever nossos discursos sacramentais ou fazer nossas lições de casa do seminário. A inteligência artificial não pode substituir nosso esforço individual e nossa preparação espiritual enquanto preparamos lições, orações ou bênçãos”.
O apóstolo acrescentou que “não temos medo da inteligência artificial nem achamos que ela é a resposta para todos os problemas. À medida que trabalhamos de modo árduo e inteligente, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar, mas não substituir nossos próprios esforços”.
O último assunto mencionado pelo élder Gong foi a respeito da sabedoria e do entendimento encontrados na Expiação de Jesus Cristo.
“A despeito que ainda ouvirão hoje, espero que ouçam que, no tempo e à maneira Dele, todas as bênçãos gloriosas do evangelho restaurado de Jesus Cristo são destinadas pessoalmente a vocês”, disse o élder Gong. “O Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo estão cientes de vocês, conhecem vocês e amam vocês. Eles sabem tudo sobre vocês e os amam de modo que vocês não imaginam.”
Para aqueles que se preocupam com as decisões que tomaram no passado, o élder Gong lembrou-lhes do milagroso efeito purificador da Expiação de Jesus Cristo.

Gong-BYU-devotional
O élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, fala no devocional no Marriott Center, na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, na terça-feira, 19 de agosto de 2025, durante a Semana de Educação da BYU. Foto: Cortesia da BYU Photo. Todos os direitos reservados.All rights reserved.“Pode haver uma distinção espiritual entre o passado que vivemos e o passado que ainda vive em nós. O passado que vivemos engloba os fatos vividos de nossas intenções, decisões e ações. O passado que ainda vive em nós reflete a possibilidade de mudanças redentoras em nosso passado. Lembrem-se de que Jesus Cristo e Sua Expiação podem purificar, santificar e transformar os efeitos de nossas intenções, decisões e ações. Por meio da fé que nos leva ao arrependimento e à Expiação de nosso Salvador, Deus, nosso Pai, e Seu Filho Jesus Cristo podem abençoar a nós e àqueles a quem amamos com toda a bondade divina, mudança e perdão que estamos dispostos a receber.”
As palavras finais do apóstolo concentraram-se no abrangente poder das verdades restauradas por meio de Joseph Smith.
“Todos os povos da Terra são abençoados pela sucessão ininterrupta das verdades do evangelho restaurado e da autoridade e do poder do sacerdócio restaurados nas ordenanças e nos convênios do evangelho restaurado de Jesus Cristo”, disse o élder Gong. “Esta Restauração dos últimos dias começou com o profeta Joseph Smith e continua com o presidente Russell M. Nelson hoje.”

Gong-BYU-devotional
O élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, cumprimenta os participantes do devocional no Marriott Center, na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, na terça-feira, 19 de agosto de 2025, durante a Semana de Educação da BYU. Foto: Cortesia da BYU Photo. Todos os direitos reservados.All rights reserved.Recurso adicional