Na sexta-feira, 7 de novembro de 2025, representantes da imprensa tiveram a primeira oportunidade de conversar com o élder Gérald Caussé, o mais novo membro do Quórum dos Doze Apóstolos, no edifício Joseph Smith Memorial, na Praça do Templo.
O élder Caussé, 62 anos, foi chamado para essa nova designação na quinta-feira, 6 de novembro de 2025, e foi ordenado no mesmo dia pelo presidente Dallin H. Oaks e por outros membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
A mensagem do novo apóstolo para o mundo foi simples.
“Há um Cristo, há um Salvador e Redentor para toda a humanidade”, disse ele, natural de Bordeaux, na França. “Esse Redentor tem uma responsabilidade universal. Ele assumiu a responsabilidade de salvar cada um de nós. Mas esse dom oferecido por Ele também é profundamente pessoal e íntimo. Ele conhece cada um de nós. Estamos todos juntos no mesmo planeta, vivendo o mesmo tipo de experiência, mas também tendo uma relação pessoal com um Deus que nos criou.”
Ele e a esposa, Valérie, contaram que ficaram surpresos com o chamado.
“Foi um choque, como podem imaginar”, disse a irmã Caussé. “Não porque eu não confie neste homem ou ele não seja digno do chamado. Mas porque nunca imaginei que poderia acontecer conosco.”
O élder Caussé falou sobre se sentir tanto sobrecarregado como em paz.
“Isso não é algo para o qual uma pessoa está preparada”, disse ele. “Foi uma surpresa. Mas, ao mesmo tempo, senti paz. Eu sabia que vinha do Senhor. Eu sempre disse sim ao Senhor.”
LES11116.JPG
Valérie Caussé, esposa do élder Gérald Caussé, do Quórum dos Doze Apóstolos, participa da coletiva de imprensa que ocorreu no Edifício Joseph Smith Memorial na sexta-feira, dia 7 de novembro de 2025.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Ele acrescentou que o lema de sua família é ir para onde o Senhor quiser que eles estejam.
“Às vezes é uma mudança geográfica, e às vezes é uma mudança de chamado”, explicou.
Esses chamados e mudanças não têm sido fáceis. Alguns de seus filhos ficaram na França quando ele começou a servir como setenta autoridade geral, em 2008 — um chamado que levou ele e sua esposa com três de seus filhos, primeiro para a Alemanha e depois para os Estados Unidos. Seus filhos suportaram esses sacrifícios com devoção contínua a Jesus Cristo, eles disseram.
“Somos abençoados com filhos maravilhosos”, disse a irmã Caussé. “Amo a maneira como eles respondem ao evangelho de Jesus Cristo. Amo a maneira como eles administram sua vida agora e como eles se comportam. Amo o fato de terem um grande testemunho do amor de Jesus Cristo e de nosso Pai Celestial. Acho que é uma grande bênção — talvez porque sempre gostamos de estar na Igreja e de servir ao próximo. Acho que eles perceberam isso e agora também encontram alegria nisso.”
O élder e a irmã Caussé se casaram em 5 de agosto de 1986, no Templo de Berna, na Suíça, e são pais de cinco filhos.
“Eu jamais poderia fazer o que faço sem ela”, disse o élder Caussé. “Ela é o sol da minha vida.”
LES10774.JPG
O élder Gérald Caussé, o mais novo membro do Quórum dos Doze Apóstolos, toca piano para membros da imprensa no Edifício Joseph Smith Memorial na sexta-feira, 7 de novembro de 2025. O élder Caussé é um pianista talentoso. Ele desenvolveu amor pela música quando começou a ter aulas de piano aos 7 anos de idade.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Eles começaram a namorar quando pertenciam à mesma ala em Paris. O élder Caussé, que é um pianista talentoso, disse que a música foi uma das maneiras pelas quais eles se conectaram. Ele era pianista na ala deles. Ela estava no coro.
“A música é uma parte importante da minha vida”, disse ele. “Essa linguagem [da música] transcende todas as culturas. Você não precisa saber a língua das pessoas para se comunicar com elas por meio da música. Sempre vi a música como uma forma de me comunicar com Deus e sentir o Espírito.”
O élder Caussé reservou alguns minutos na sexta-feira para tocar “Vinde, Ó Santos” no piano para a imprensa.
Antes desse chamado como apóstolo, o élder Caussé serviu como o 15º bispo presidente na história da Igreja. Ele foi o terceiro bispo presidente nascido fora dos Estados Unidos e o primeiro que tem o inglês como segunda língua. Dois outros apóstolos atuais serviram no Bispado Presidente antes de seu chamado para os Doze. O presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, foi conselheiro no Bispado Presidente (1985–1992) e o élder Gary E. Stevenson foi o 14º bispo presidente da Igreja (2012–2015).

03108b92a66d954a879bb22ae004af43f97ac9a7.jpeg.jpg
O Bispado Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: Bispo Gérald Caussé (bispo presidente), Bispo W. Christopher Waddell (primeiro conselheiro) e Bispo L. Todd Budge (segundo conselheiro). Retrato oficial, outubro de 2020.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.O Bispado Presidente administra questões relacionadas ao auxílio humanitário, aos programas de bem-estar, ao dízimo e às ofertas de jejum, às propriedades e à organização dos registros de membro, entre outras. Eles também viajam frequentemente para ministrar aos membros da Igreja em todo o mundo.
“O tempo que passei no Bispado Presidente foi uma experiência fascinante para mim”, disse o élder Caussé. “Estou um pouco triste, devo dizer, por deixá-los. Tenho presidido ao lado de dois conselheiros incríveis, o bispo [W. Christopher] Waddell e o bispo [L. Todd] Budge, e muitos funcionários dedicados da Igreja, com quem adorei trabalhar. É um pouco triste deixá-los, mas sei que o trabalho que está sendo feito em todo o mundo com os assuntos temporais da Igreja é feito por profissionais maravilhosos que são consagrados e que colocam o Senhor em primeiro lugar em sua vida. Isso tem sido uma inspiração para mim.”
O élder Caussé também serviu como conselheiro no Bispado Presidente (2012–2015).
A irmã Caussé disse que aprendeu a pensar em Jesus Cristo ao longo dos 17 anos em que seu marido serviu como autoridade geral.
“Sempre que tenho medo de fazer algo, penso em meu Salvador e penso também em Seus ensinamentos de amar uns aos outros”, disse ela. “Sempre que me concentro nos outros em vez de em mim mesmo, encontro paz e força para seguir em frente.”
O élder Caussé também compartilhou uma mensagem em francês para os membros de sua terra natal.
“Espero ter várias oportunidades com minha esposa, Valérie, de visitá-los”, disse ele. “Sei que Cristo vive e que Ele dirige esta Igreja por meio de um profeta de Deus.”