DSC_7019.jpeg

O élder Christofferson testemunha o crescimento da Igreja de Jesus Cristo no sul da África

Durante os dez dias de ministério na África do Sul, em Madagascar, Angola e Moçambique, o élder Christofferson esteve com milhares de santos dos últimos dias

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sua esposa, Kathy, concluíram um ministério de dez dias em países no sul da África na segunda-feira, 27 de maio de 2024. Eles visitaram e conversaram com membros da Igreja e missionários na África do Sul, em Madagascar, Angola e Moçambique.

O élder Christofferson mencionou o crescimento notório de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na África.

“A Igreja tem se expandido mundialmente, e parece que não há nenhum canto específico do mundo agora em que ela não esteja presente e progredindo; e isso não é diferente na África”, disse ele. “As pessoas estão naturalmente mais voltadas para as coisas espirituais. Elas respondem às coisas espirituais. Elas têm expectativas de ter esses sentimentos, de falar sobre Jesus Cristo e de se relacionar com o Pai Celestial. E assim, em vez de se afastarem, elas buscam essas coisas, e descobrimos que quando ensinamos a elas algo além do que já têm, elas reagem com grande entusiasmo e alegria.”

Enquanto esteve na África do Sul e em Moçambique, o élder Christofferson realizou devocionais, que foram transmitidos para outros países, para os jovens e jovens adultos.

O apóstolo ficou impressionado com a atenção e espiritualidade dos jovens.

“Eles são focados. Estão progredindo. Eles têm metas. Eles têm sonhos. É emocionante ver o entusiasmo e a vitalidade das novas gerações.”

Dinalda Goçalves participou das reuniões em Moçambique (onde o número de membros da Igreja aumentou 380% desde 2010 para agora quase 25 mil santos dos últimos dias) e descobriu como poderia ser uma influência para o bem em sua comunidade.

“Aprendi como [é] importante deixar nossa luz brilhar para que outras pessoas possam, por meio de nós, ver o que Jesus Cristo [fez] por nós, possibilitando que outras pessoas possam seguir Jesus Cristo também”, disse Goçalves.

Durante sua passagem por Madagascar, o élder Christofferson discursou em uma reunião para os membros em Antananarivo, Madagascar, com um público superior a 3 mil pessoas. Ele incentivou os membros a serem bons cidadãos e prometeu que eles seriam uma bênção para o país. O apóstolo também passou por onde será o local da primeira casa do Senhor no país.

Ele visitou a família Ratovonony, cujos integrantes foram alguns dos primeiros membros da Igreja de Jesus Cristo em Madagascar. Sua residência era usada para as reuniões da Igreja antes de uma capela ser construída na ilha.

Retornando a Angola pela primeira vez em 14 anos, o casal Christofferson teve o prazer de estar de volta ao país que, em 2010, foi dedicado pelo élder Christofferson para a pregação do evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Nesses 14 anos, a Igreja de Jesus Cristo formou dois grupos regionais de membros (estacas), criou uma missão em Angola e anunciou um templo. O número de membros da Igreja também cresceu, passando de menos de mil membros para quase 6 mil.

“Não posso dizer que estive em todos os lugares da África, mas cada vez que venho é uma experiência espiritualmente gratificante”, disse o élder Christofferson. “Ensinamos sobre Jesus Cristo. As pessoas se identificam e reagem a isso. Elas estão próximas do Salvador e abençoam a todos nós com esse tipo de sentimento e com a vida que têm. Elas são um exemplo.”

Isidro Bautista participou do devocional em Luanda, capital de Angola. Ele esteve presente há 14 anos quando o élder Christofferson dedicou o país.

“Foi um momento muito especial porque nunca tínhamos visto um apóstolo”, disse Bautista. “Então, ver o élder Christofferson fez [meu testemunho] crescer porque [vimos] um apóstolo do Senhor.”

Enquanto ministrava em Angola e em Moçambique, o élder Christofferson foi entrevistado por emissoras de TV locais.

Durante essas entrevistas, ele incentivou os santos dos últimos dias a edificar suas comunidades.

“Esperamos que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estejam entre os melhores cidadãos do país”, disse o élder Christofferson a um repórter.

Ao término de seu ministério no sul da África, o élder Christofferson e sua esposa, Kathy, visitaram o Hospital Memorial Tambo, onde ele anunciou uma doação significativa da Igreja de Jesus Cristo para ajudar o hospital a cuidar de bebês prematuros e a salvá-los. Enquanto estava no hospital, o élder Christofferson sentiu fortemente a confirmação de que todo bebê é um filho de Deus.

“Ao visitarmos pacientes, mães, crianças pequenas e algumas crianças maiores em cuidado pediátrico, sentimos que cada vida realmente importa. Cada vida é sagrada. Cada indivíduo é um filho de Deus”, disse o élder Christofferson. “Houve, pelo menos para mim, um sentimento muito profundo de como esse princípio é real ao ver uma vida, uma criança delicada em situação grave, e o sensível cuidado prestado. Ele se torna mais real, mais evidente.”

Zukiswa Mjamekuana, pediatra do Hospital Memorial Tambo, disse que a doação traz fortalecimento.

“Uma morte já é muito. Não queremos que nenhuma criança faleça”, disse. “As doações nos fazem sentir que podemos cumprir nosso papel como médicos.”

O élder Christofferson ficou grato pelos esforços da equipe do hospital em fazer de tudo para cuidar desses bebês.

“Isso é fé em ação — o mais belo exemplo de fé em ação que posso imaginar”, disse ele.