O élder Gong espalha esperança em Porto Alegre, Brasil, devastada pelas enchentes

O apóstolo também visita a Operação Sorriso, um líder do governo e um executivo de comunicação

Na quinta-feira, 13 de junho de 2024, o élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, reuniu-se com autoridades de Porto Alegre, Brasil. Nesta cidade, várias capelas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foram usadas como abrigos das inundações devastadoras que aconteceram no início deste ano.

O apóstolo se reuniu com algumas das pessoas que ficaram desalojadas e que se ofereceram para ajudar a comunidade.

“Tem sido uma experiência muito enternecedora estar nesta área, que foi tão devastada pelas enchentes”, disse o élder Gong. “Fomos recebidos por altos funcionários do governo que se sentem muito gratos pela maravilhosa cooperação como vizinhos, amigos e membros da comunidade, como irmãos e irmãs com nossos membros da Igreja e nossos líderes da Igreja. É simplesmente comovente e sagrado ser lembrado de que, nos momentos mais difíceis, nunca estamos sozinhos. Nos momentos mais difíceis, o Senhor está conosco, nos ajuda e nos abençoa — e fazemos isso juntos. Faz parte do convênio ao qual pertencemos”.

No início da semana, o apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se reuniu com autoridades daOperação Sorriso, uma das organizações de cooperação humanitária da fé. A Operação Sorriso é uma instituição de caridade global que realiza cirurgias gratuitas para crianças com fissura labial e fenda palatina.

Cristina Marachco, diretora executiva da Operação Sorriso no Brasil, expressou gratidão pelos fundos doados pela Igreja que os ajudam a realizar seu trabalho.

“Sabemos que vem das doações de todas as pessoas ao redor do mundo”, disse ela. “Isso é muito importante e nos ajuda a alcançar tudo o que queremos oferecer aos pacientes que possuem fissura labial em todo o país”.

Somente neste ano, a Operação Sorriso já realizou mais de 800 cirurgias no Brasil.

“É maravilhoso que haja uma maneira de levar esperança e sorriso àqueles que têm uma necessidade particular de esperança e sorrisos, e que façamos isso em lugares diferentes que têm necessidades específicas, e que estamos fazendo isso juntos por um período de tempo e continuaremos”, disse o élder Gong.

Ele entregou a Marachco e seus colegas uma placa de agradecimento pelo trabalho que fazem.

“Fiquei muito emocionada ao receber esse reconhecimento da Igreja como organização”, disse ela. “Isso nos mostra que estamos em um bom caminho, em uma boa direção, que estamos trabalhando bem juntos”.

O élder Gong também conheceu o homem que supervisiona os direitos dos deficientes em São Paulo, Marcos da Costa.

“Uma das coisas específicas que abordamos foi uma das principais competências que a Igreja tem — trabalhar com dispositivos de mobilidade, cadeiras de rodas e outras coisas”, disse o élder Gong. “Vamos explorar maneiras de ver especificamente se há pessoas e projetos nos quais podemos trabalhar juntos, porque essa é sua área de especialização que pode ajudar a trazer liberdade para alguém que pode receber um dispositivo de mobilidade, talvez pela primeira vez”.

Em 2023, a Igreja de Jesus Cristo distribuiu quase 26 mil cadeiras de rodas em todo o mundo. Da Costa disse que São Paulo tem 3,3 milhões de pessoas com deficiência — incluindo 1 milhão com deficiência motora. Ele expressou gratidão pelos “valores que inspiram a Igreja e que também inspiram nosso trabalho, que é levar dignidade a todas as pessoas, ajudando essas pessoas a terem uma vida plena, a terem cidadania, a serem respeitadas”.

O élder Gong presenteou Da Costa com um Livro de Mórmon. Ele abriu o livro onde se encontra o relato de Jesus aparecendo ao povo e curando-os.

“Nós dissemos: ‘Quando o Salvador veio, Ele pegou as pessoas que eram cegas e devolveu-lhes a visão, e as pessoas que eram surdas devolveu-lhes a audição. E as pessoas com deficiências, Ele as ajudou a voltar a andar’. E nós dissemos: ‘Dr. Da Costa, é isso que você está fazendo. E esta é a obra que, porque Deus nos ama e nós O amamos, somos capazes de, de alguma forma, à imagem do Salvador, fazer juntos”.

“Há muita sinergia de trabalho que podemos e faremos juntos”, disse Da Costa. “Saí da reunião muito feliz, certo de que podemos construir muito em prol de todas as pessoas, principalmente das pessoas com deficiência”.

Nos escritórios da Igreja em São Paulo, o élder Gong deu as boas-vindas a João Carlos Saad, proprietário de um dos maiores grupos de comunicação do país. Em 2007, Saad produziu um documentário sobre a Igreja que foi visto por cerca de 50 milhões de pessoas.

“Ele disse: ‘Quero ajudar a garantir que sua mensagem seja divulgada porque estamos preocupados com as mesmas coisas sobre a sociedade ser aberta e justa’”, disse o élder Gong. “Estamos muito felizes por ter essa conversa maravilhosa com ele”.

“Sou um dos fãs, admiradores da Igreja e do trabalho que vocês fazem aqui no Brasil, nos Estados Unidos e no resto do mundo”, disse Saad, que levou sua filha com ele para conhecer o apóstolo.

O élder Gong lhes deu uma pequena estátua da família e falou sobre os ensinamentos da Igreja sobre famílias eternas.

“Foi maravilhoso falar de coração a coração sobre as famílias para dar a ele uma pequena estátua da família”, disse o élder Gong. “Falar dessas coisas em termos espirituais foi um tremendo privilégio e bênção”.

A irmã Gong, que acompanhou o marido nessas visitas, disse que é grata por ver tantas pessoas no mundo fazendo o bem.

“Fico feliz por sermos amigos de tantos deles”, disse ela. “Sou grata por termos podido compartilhar quem somos mais amplamente com eles aqui, e por ajudá-los a entender que esta não é apenas uma operação de Salt Lake City. Esta é uma igreja global, e é forte e vibrante aqui no Brasil”.