Comunicado de Imprensa

O novo site da Igreja para ministração em prisões oferece apoio às pessoas afetadas pelo crime e pelo encarceramento

Recursos para líderes, indivíduos e famílias disponíveis na seção “Ajuda para a vida”, na Biblioteca do Evangelho

39961ebd21b911eebb81eeeeac1ee2d6b5429254.png
39961ebd21b911eebb81eeeeac1ee2d6b5429254.png
Um detento caminha pelo terreno de uma prisão.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Um novo site para ministração em prisões, disponível no site ChurchofJesusChrist.org e no aplicativo Biblioteca do Evangelho oferece princípios orientadores para ministrar às pessoas encarceradas e suas famílias. Os recursos também estão disponíveis para pessoas e famílias afetadas pelo crime e pelo encarceramento, enfatizando o amor e a misericórdia que advêm da Expiação de Jesus Cristo.

“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma das muitas organizações religiosas e comunitárias que trabalham juntas para ajudar as pessoas afetadas pelo crime e pelo encarceramento”, diz a introdução do site, que pode ser acessada por meio da seção Ajuda para a vida. “Somos todos convidados a seguir o exemplo de Jesus Cristo ao cuidar daqueles que estão ou já estiveram na prisão e de seus familiares.”

“Passei quatro anos e meio na prisão federal”, diz Portia Louder, um membro da Igreja, que estava presa. “Sei que a forma como fui amada e apoiada fez uma diferença enorme. Quando você pode ver alguém e reconhecer seu potencial divino, talvez até mesmo antes que essa pessoa possa reconhecê-lo, você pode causar um impacto profundo em sua vida.”

ff44ba1f21b711ee8b8ceeeeac1e07f872337196.png
ff44ba1f21b711ee8b8ceeeeac1e07f872337196.png
Detentos se reúnem para participar de uma reunião da Igreja liderada por missionários seniores chamados para uma designação de ministração na prisão.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Recursos para líderes e membros chamados para servir

O site de ministração em prisões também destaca a preparação individual, orientações e dicas de segurança para os indivíduos enquanto realizam suas atividades de ministração na prisão. Essas informações fornecem ajuda para os líderes ao estabelecerem serviços de adoração em unidades correcionais, administrarem registros e utilizarem os recursos da Igreja e da comunidade.

Em um vídeo dirigido aos líderes, o élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, diz aos presidentes de estaca que organizar os membros da estaca para ajudar a ministrar em uma prisão será uma bênção para a estaca.

“Todos os que você chamar para servir nessa situação serão mudados para sempre”, diz ele. “Todos os que serão chamados para servir entenderão melhor a Expiação de Jesus Cristo. Todos voltarão para a estaca mais comprometidos com o evangelho de Jesus Cristo, o evangelho do arrependimento, e tudo o que é fundamental para a doutrina de Cristo.”

“Há algo santificador em ministrar a outras pessoas que não podem fazer por si mesmas as coisas que você pode fazer por elas”, acrescenta o élder Ahmad S. Corbitt, dos setenta. “A ministração na prisão nos permite ter esse tipo de experiência santificadora e verdadeiramente cristã.”

Recursos para pessoas encarceradas

Guias de estudo adicionais permitem que as pessoas encarceradas se aproximem de Jesus Cristo e reconstruam sua vida sobre o alicerce de Seu evangelho. O material Estudo do evangelho especificamente para mulheres encarceradas afirma que Cristo é o líder das mulheres e as incentiva a imitar as mulheres cristãs das escrituras.

crop-female_prisoner_returns_to_church_after_release-(1).png
crop-female_prisoner_returns_to_church_after_release-(1).png
Uma mulher anteriormente encarcerada é recebida de volta à igreja pelos membros da ala.© All rights reserved.

Recursos para crianças, adolescentes e outras pessoas afetadas pelo encarceramento

“E, claramente, as pessoas afetadas [pelo crime e pelo encarceramento] incluem os presos, seus familiares, os entes queridos dos detentos e, até por extensão, as vítimas que sofreram de alguma maneira”, diz o élder Renlund em um vídeo introdutório do site.

Os líderes da Igreja, incluindo o élder Corbitt e a presidente geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson, falam diretamente a esses grupos demográficos afetados na coleção de vídeos do site , incluindo crianças, jovens, famílias, cônjuges e pessoas que já estiveram presas e encarceradas.

“Às vezes, as pessoas fazem escolhas erradas que exigem que elas cumpram pena na prisão”, diz a presidente Johnson a crianças com pais encarcerados. “Mas isso não reflete em você.”

O élder Corbitt incentiva os adolescentes também. “Vocês não são uma estatística”, ele diz. “Vocês são filhos de Deus, e Ele vai ajudá-los a passar por isso ao se achegarem a Ele.”

bf24230906366867a7851718f204bf8ad74623f6.jpeg
bf24230906366867a7851718f204bf8ad74623f6.jpeg
Duas mulheres se abraçam.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Ajuda para vítimas de abuso

O site também reconhece que crianças com pais na prisão podem ter sofrido traumas ou abusos, ou mesmo testemunhado violência. “O trauma emocional que pode ocorrer e as dificuldades diárias de uma vida familiar interrompida podem ser agravados pelo estigma social que os filhos enfrentam por terem o pai ou a mãe na prisão”, diz uma seção para os líderes que ministram às famílias afetadas.

“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem o compromisso de proteger as pessoas inocentes de qualquer situação que possa levar a maus-tratos ou abuso”, diz o site. “À medida que a Igreja promove o cuidado com as pessoas que estão encarceradas, isso não diminui a necessidade de proteger os inocentes e apoiar aqueles que são vítimas de crimes.”

Na Conferência Geral de Outubro de 2022, o presidente Russell M. Nelson compartilhou: “Durante décadas, a Igreja tomou medidas extensas para, sobretudo, proteger as crianças contra abusos. Há muitos recursos de auxílio no site da Igreja. Eu os convido a estudá-los. Essas diretrizes existem para proteger os inocentes. Exorto cada um de nós a estar atento a qualquer pessoa que esteja em perigo de sofrer abuso e a agir prontamente para protegê-la. O Salvador não vai tolerar abusos e, como Seus discípulos, nós também não podemos tolerá-los (“O que é verdade?”).

Saiba mais sobre a ministração na prisão e acesse recursos sobre abuso e outros desafios no site LifeHelp.ChurchofJesusChrist.org.

Os recursos para a ministração na prisão logo estarão disponíveis em cebuano, chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, espanhol, português, russo, samoano, tagalo e tonganês.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.