Untitled_Panorama-1.jpg
Comunicado de Imprensa

O presidente Oaks dedica o Templo de Burley Idaho

O profeta também compartilha pensamentos sobre vários tópicos em uma entrevista no sábado

O presidente Dallin H. Oaks de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dedicou o Templo de Burley Idaho no domingo, dia 11 de janeiro de 2025 — sua primeira dedicação de templo como presidente da Igreja.

“Dedicamos e consagramos a Ti e a Teu Amado Filho este Templo de Burley Idaho de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, orou o presidente Oaks. “Invocamos Teu poder para assegurar que Teu Espírito e Tua glória estarão sempre presentes aqui e em toda a Tua obra sagrada que será feita aqui.”

Os santos dos últimos dias consideram que cada templo é a Casa do Senhor e que os templos são os lugares de adoração mais sagrados da Terra. Os membros da Igreja participam de cerimônias sagradas como o casamento, que une as famílias para a eternidade, e batismos vicários em favor de antepassados falecidos que não tiveram a oportunidade de ser batizados quando vivos.

O Templo de Burley Idaho, uma estrutura de 45.300 metros quadrados, foi anunciado na Conferência Geral de Abril de 2021. A abertura de terra foi realizada no dia 4 de junho de 2022. Outros templos dedicados em Idaho estão em Boise, Idaho Falls, Meridian, Pocatello, Rexburg e Twin Falls. Outros templos anunciados ou em construção no estado são os Templos de Caldwell, Coeur d’Alene, Montpelier e Teton River Idaho. O estado de Idaho é o lar de cerca de 500 mil santos dos últimos dias em aproximadamente 1.300 congregações.

O presidente Oaks foi acompanhado na cerimônia dedicatória em Burley por sua esposa, Kristen, e vários líderes da Igreja: o élder Steven R. Bangerter, diretor executivo do Departamento de Templos, e sua esposa, Susan; o élder José A. Teixeira, presidente da Área Central dos Estados Unidos, e sua esposa, Filomena; e o élder K. Brett Nattress, setenta autoridade geral, e sua esposa, Shawna.

Em seu discurso antes de oferecer a oração, o presidente Oaks deixou reflexões pessoais sobre esse templo. Ele disse que escolheu dedicar o Templo de Burley porque “ele é muito especial para mim”. Quando criança, ele morou nas proximidades de Twin Falls, Idaho, por cerca de cinco anos.

O profeta de 93 anos também observou que a Igreja está “em uma época gloriosa de construção de templos”. Ele lembrou aos santos em Burley que o propósito dos 212 templos em funcionamento da Igreja — além de outros 150 em projeto ou em construção — é direcionar as pessoas para Jesus Cristo.

“O trabalho dos templos está centrado em nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo. Tudo o que é aprendido e feito aqui se relaciona a Ele”, disse o presidente Oaks. “Aqui em Sua casa, fazemos convênios sagrados com e em nome de Jesus Cristo, que, entre outros significados, simbolizam Sua autoridade e Sua obra. Todos os que adoram aqui recebem as bênçãos de Seu poder e participam de Sua obra de salvação. Essas bênçãos e esse trabalho de salvação, que chamamos de ‘trabalho do templo’, são extremamente importantes para todos os filhos de Deus, aqueles que ainda vivem na mortalidade e aqueles no mundo espiritual.”

Ele repetiu os ensinamentos do presidente Russell M. Nelson, falecido recentemente, de que a casa do Senhor está “no cerne do fortalecimento de nossa fé e de nossa força espiritual porque o Salvador e Sua doutrina são a essência do templo”.

O presidente Oaks observou que os santos dos últimos dias ao redor do mundo precisarão dessa força espiritual nos dias que estão por vir.

“Ao vivenciarmos o ataque mortal de Satanás contra a moralidade e a integridade da família, e ao lermos as profecias e sentirmos os sinais dos tempos, não podemos duvidar de que o futuro reserva grandes sacrifícios e desafios para santos dos últimos dias individualmente e para a obra divinamente prescrita de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, ele afirmou. “As escrituras falam de tempos trabalhosos, em que o coração dos homens falhará. Elas também falam de discípulos dignos vencendo essas coisas, falam sobre eles permanecendo em lugares santos e não sendo movidos.”

Nesses templos sagrados, os santos dos últimos dias fazem convênios com Deus. O profeta explicou que essa é “a maneira pela qual o Senhor nos lembra de permanecermos dignos de Suas bênçãos e de traduzirmos o conhecimento que recebemos no templo em serviço ao próximo”.

“Sem dúvida”, disse o presidente Oaks, “os tempos futuros exigirão que nos lembremos de nossos convênios do templo e confiemos nas bênçãos prometidas nessas casas do Senhor aqui em Burley e em todo o mundo”.

“Esta é a casa Dele. Esta é Sua obra. Somos Seus servos”, concluiu o profeta.

Entrevista de sábado

President-Oaks-Dedicates-Burley-Idaho-Temple
President-Oaks-Dedicates-Burley-Idaho-Temple
O presidente Dallin H. Oaks e sua esposa, Kristen, reúnem-se com a mídia no Templo de Burley Idaho no sábado, 10 de janeiro de 2026.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Em uma entrevista na tarde de sábado, o presidente Oaks, acompanhado por sua esposa, Kristen, falou sobre sua transição para se tornar o novo presidente da Igreja, refletiu sobre as lições aprendidas com os profetas do passado e compartilhou suas esperanças sobre o impacto dos novos templos. Ele incentivou os membros a permanecerem fiéis e confiarem no Senhor em tempos difíceis.

As perguntas e respostas abaixo foram editadas para maior clareza.

O senhor agora é o presidente da Igreja. Trata-se de um cargo que apenas outros 17 homens ocuparam. Em que isso difere dos anos em que serviu como apóstolo?

Presidente Oaks: Ser presidente da Igreja é algo novo. Nunca ambicionei esse cargo. Nunca tive a impressão de que ocuparia esse cargo. Gostei muito de ser conselheiro do presidente Nelson, depois de passar 34 anos ao lado dele no Quórum dos Doze. É algo novo, e percebo que é novo porque sinto a responsabilidade. Há referência ao manto do profeta. Eu estava acostumado a ver o manto em outras pessoas, mas agora tenho a experiência de sentir o manto — e ele é pesado e constante. É uma responsabilidade muito sagrada, e estou tentando aprender a assumi-la.

Irmã Oaks: Ele é muito diligente no que faz, focado e preocupado com o reino. Tenho consciência de que ele é uma pessoa diferente.

O que o fortaleceu para assumir essa função?

Presidente Oaks: Durante toda a minha vida, sempre tive o desejo de fazer tudo que meu Pai Celestial quisesse. Não almejei outros empregos. Apenas tentei ficar atento ao Espírito do Senhor em relação ao que Ele me preparou para fazer. E essa mesma resposta se aplica a ser presidente da Igreja. O que me sustenta é o fato de que o Senhor me preparou e agora me chamou para fazer algo. Não me esquivo dessa responsabilidade.

O senhor já refletiu sobre as lições que aprendeu com os profetas do passado?

Presidente Oaks: Com certeza. Estive intimamente associado a oito presidentes da Igreja, desde o início do meu serviço na BYU. Amei, admirei e aprendi com todos eles, principalmente com o presidente Nelson, porque minha associação com ele remonta há mais de 50 anos.

O senhor anunciou recentemente que as moças podem servir missão aos 18 anos em vez de aos 19. Como acha que isso abençoará a vida das moças em toda a Igreja?

Presidente Oaks: Acho que isso aumentará o tempo que terão para planejar a vida, quer usem a possibilidade de servir missão ou planejem a vida em outras direções. Simplesmente aumenta as opções. Espero também que isso reduza a idade do casamento. Na época em que reduzimos a idade mínima para rapazes e moças no passado, observamos um aumento no número de pessoas que conheciam alguém no campo missionário e se casavam, o que é perfeitamente adequado se não acontecer muito cedo no serviço missionário. Acho que faz parte do plano do Senhor superar a tendência de esperar até o final da terceira década de vida para ter um primeiro casamento. Acho que veremos uma redução na idade dos casamentos entre os santos dos últimos dias.

O senhor prometeu às pessoas que mais tempo no templo abençoará a vida delas. O que acontece quando os membros da Igreja passam mais tempo no templo?

President-Oaks-Dedicates-Burley-Idaho-Temple
President-Oaks-Dedicates-Burley-Idaho-Temple
Templo de Burley Idaho no domingo, 11 de janeiro de 2026.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Presidente Oaks: Acredito que isso ajudará a fazer escolhas que sejam mais harmoniosas com a qualificação para ouvir os sussurros do Espírito em todas as nossas decisões temporais e também a elevar nossos olhos para o fim do caminho do convênio. O presidente Nelson nos deu essa analogia maravilhosa em seu primeiro discurso como presidente da Igreja. E amei a metáfora do caminho do convênio porque ela afeta a maneira como nos relacionamos uns com os outros. Às vezes, pensamos nos mandamentos do Senhor e nas experiências que podemos ter nesta vida como uma espécie de lista e vamos marcando as coisas que já fizemos. Acho que é muito mais proveitoso pensar em nossa jornada mortal como uma caminhada desde o nascimento até o retorno ao lugar onde nosso Pai Celestial deseja que estejamos e onde é possível chegar graças a Seu Filho, Jesus Cristo. O caminho do convênio sugere um curso de ação e realização em nossa jornada pela mortalidade. Os convênios são as placas de sinalização que nos mantêm no caminho do convênio. E os caminhos do convênio sugerem que há pessoas à nossa frente no caminho que devemos tomar como modelo para nossa vida. E há pessoas atrás de nós no caminho do convênio que não estão tão perto do destino quanto nós, mas uma parte do nosso desafio é ajudá-las. E é por isso que amo essa metáfora do caminho do convênio. Isso se encaixa na minha ideia do propósito da vida e de como podemos nos manter firmes em nosso destino.

Irmã Oaks, como o tempo no templo abençoou sua vida?

Irmã Oaks: Depois que me casei com ele, percebi como o tempo é precioso e que você pode escolher como usá-lo. Vou [ao templo] em busca de consolo, instrução, revelação, e isso me torna uma esposa melhor, uma mãe melhor. Sei que quando vou, sou mais paciente. Sou mais gentil. Fez uma enorme diferença em minha vida.

President-Oaks-Dedicates-Burley-Idaho-Temple
President-Oaks-Dedicates-Burley-Idaho-Temple
Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias assistem à dedicação do Templo de Burley Idaho no domingo, 11 de janeiro de 2026. 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Presidente Oaks, o senhor anunciou recentemente um templo para Portland, Maine, em um devocional, não na conferência geral. Por que anunciou esse templo?

Presidente Oaks: Essa foi uma forte impressão que tive logo no início, quando soube que o presidente Nelson havia partido para o céu. Há muito tempo me ocorreu que o melhor lugar para anunciar um templo é naquele distrito do templo. E a melhor pessoa para anunciar isso é o líder da equipe naquela área, que pode ser um apóstolo designado para uma conferência de estaca ou outra reunião, ou pode ser o presidente da área, se não houver um apóstolo no distrito quando a Primeira Presidência tomar a decisão de ter um templo lá.

Então, trata-se de um padrão que podemos esperar ver novamente?

Presidente Oaks: É um padrão que vamos seguir enquanto eu tiver influência para determinar essas coisas. Isso não muda o padrão de tomada de decisões ou a coleta de fatos e a determinação do momento e da necessidade acordados. E todas essas coisas continuarão a ser analisadas. Mas, quando se trata de tomar uma decisão a partir de todos esses fatos, a Primeira Presidência continuará a tomar as decisões. Mas eles vão designar outra pessoa para fazer o anúncio no local onde o templo será construído.

Aproveite a oportunidade de estar sentado ao lado da irmã Oaks e conte-nos como ela tem sido uma bênção em sua vida.

Presidente Oaks: A irmã Oaks atende a uma série de necessidades que tenho que aprender para desempenhar minhas responsabilidades. Em primeiro lugar, ela é uma ex-missionária. Além disso, ela ficou solteira por um longo período. E ela ainda é membro converso da Igreja. E, nesses três aspectos, ela me ajuda a ver todas as responsabilidades que sinto em relação ao trabalho missionário, quando é possível e não há obstáculos, como foi o meu caso devido à Guerra da Coreia, e a grande preocupação que temos com os solteiros, especialmente as mulheres solteiras, e o significado de ser convertido à Igreja e não ter sido criado na Igreja. Aprendi muito com ela em nossos cerca de 25 anos de casamento, e isso me ajudou a tomar decisões e refletir sobre assuntos importantes para a Igreja.

Nos últimos três meses, o senhor teve que se despedir de dois amigos muito próximos, o presidente Russell M. Nelson e o presidente Jeffrey R. Holland. O que o senhor pode dizer quanto à dificuldade de perder pessoas tão próximas?

Presidente Oaks: Uma das grandes bênçãos que temos no evangelho restaurado de Jesus Cristo é olhar para a mortalidade como uma pequena parte de nossa identidade e progresso eterno. Quando meu pai morreu quando eu tinha 7 anos, quando minha mãe morreu muitos anos depois e quando outros amigos morreram, tive a sensação de que era como se tivesse me formado em um curso. Seja no ensino médio, na faculdade ou em qualquer outro nível, a formatura é um momento para comemorar.

Sofremos quando perdemos o convívio de um amigo próximo, como sofri quando perdi minha esposa, June, a mãe dos meus filhos. É preciso fazer um ajuste para tentar seguir com a vida sem a companhia e o exemplo deles. Mas, basicamente, a morte é uma formatura a ser celebrada. Faz parte do propósito da vida na Terra: fazer o que podemos e depois seguir para outro mundo, outra série de associações e outra série de responsabilidades e oportunidades de crescimento sobre as quais sabemos muito pouco.

Lamentamos, assim como lamentei a perda do presidente Nelson e assim como lamentei a perda do presidente Holland. Estou aplicando as mesmas coisas que me ajudaram a superar a morte da minha primeira esposa e de muitos outros parentes, pais e outras pessoas. Não é uma ocasião para luto prolongado. É uma circunstância que nos permite expressar o tipo de tristeza que nos ajuda a superar momentos difíceis. Mas seguimos nossa vida.

Qual é sua mensagem para as pessoas que estão preocupadas com a situação do mundo?

Presidente Oaks: Sejam felizes. Não fiquem deprimidas. Confiem no Senhor. A vida sempre apresenta desafios terríveis. É para isso que estamos aqui na Terra, para aprendermos a superar esses desafios. Quando eu era jovem, na adolescência, estávamos na época da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, surgiram outras dificuldades. Concluí que o Senhor nos deu o evangelho, o dom do Espírito Santo, as escrituras e os ensinamentos dos líderes para nos ajudar a passar por esses tempos difíceis. E, de qualquer forma, as pessoas não devem ficar deprimidas porque estamos cercados de desafios, sejam eles econômicos, políticos ou sociais. Isso faz parte do que viemos viver aqui. Não lamentamos a perda de um manual, e é isso que esses desafios representam: eles são um manual sobre a mortalidade. Somos otimistas porque confiamos no Senhor e sabemos que Ele nos ama e nos preparou para ter sucesso, não para fracassar.

Qual é sua mensagem para os jovens?

Presidente Oaks: Na verdade, a mesma mensagem. Mas, no caso dos jovens, devemos lembrá-los de que os desafios não são exclusivamente deles. O Senhor nos proporcionou uma maneira de passar por tudo isso, e seus pais, avós e antecessores têm experiências que os ajudarão a aconselhá-los sobre como passar por tudo isso. Mas eles não devem ser pessimistas. Devemos ser otimistas. Essa é uma mensagem que o templo nos dá. Há templos espalhados pela Terra para lembrar as pessoas do que o evangelho de Jesus Cristo significa para nós. A imagem visual do templo, como este belo templo que vamos dedicar, é um símbolo poderoso para os jovens. Estamos entusiasmados com o fato de que os jovens estão indo ao templo em maior número e com mais eficiência.

Há algo mais que gostaria de dizer aos membros da Igreja?

Presidente Oaks: Sejam fiéis, façam convênios, guardem os convênios, permaneçam no caminho do convênio, estudem o evangelho, confiem no Senhor e deem graças por Seu Filho Unigênito, nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo.

20260111114951Nilsson__LES3216.jpg
20260111114951Nilsson__LES3216.jpg
O presidente Dallin H. Oaks deixa o Templo de Burley Idaho no domingo, 11 de janeiro de 2026.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo