Comunicado de Imprensa

O presidente Oaks dedica o Templo de Urdaneta Filipinas

O Templo no Sudeste Asiático é o 190o da Igreja no mundo e o terceiro nas Filipinas

Urdaneta_Oaks-6.JPG
Urdaneta_Oaks-6.JPG
O presidente Dallin H. Oaks, acompanhado de sua esposa, Kristen, dedicou o Templo de Urdaneta Filipinas no domingo, 28 de abril de 2024. O templo é o terceiro em funcionamento nas Filipinas e o 190o no mundo.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

O presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência, retornou em 28 de abril à nação do sudeste asiático onde serviu anteriormente como presidente de área para dedicar o Templo de Urdaneta Filipinas — o 190o da Igreja no mundo e o terceiro nas Filipinas.

“A dedicação de um templo nos lembra de nos dedicarmos novamente à fidelidade na obra do Senhor”, disse ele. “Ao vermos vocês, irmãos e irmãs maravilhosos e jovens aqui nas Filipinas, ficamos emocionados ao perceber que vocês cresceram muito mais em fidelidade ao guardar os mandamentos de Deus do que quando a irmã (Kristen M.) Oaks e eu saímos das Filipinas há 20 anos.”

Sobre aquele tempo de serviço de 2002 a 2004, a irmã Oaks disse: “O povo filipino é tão caloroso, tão leal, tão bons amigos”, disse ela. “Temos tantas lembranças aqui. Foi uma época incrível.”

“Sempre digo às pessoas que o maior período de meu crescimento como apóstolo foram os dois anos em que estive nas Filipinas”, disse o presidente Oaks.

Os templos fortalecem a terra e seu povo

Os templos fortalecem a terra em que são construídos e fortalecem as pessoas que neles entram para fazer a obra do Senhor, disse o presidente Oaks. Além do Templo de Manila (dedicado em 1984) e de um segundo templo na cidade de Cebu (2010), a Igreja anunciou mais 10 templos para a nação em Alabang, Bacolod, Cagayan de Oro, Davao, Iloilo, Laoag, Naga, Santiago, Tacloban e Tuguegarao.

O presidente Oaks também foi acompanhado na dedicação pelo élder Kevin R. Duncan, setenta autoridade geral e diretor executivo do Departamento de Templos, sua esposa, Nancy e o élder Carlos G. Revillo Jr., setenta autoridade geral e segundo conselheiro na presidência da Área Filipinas, e sua esposa, Marites.

Urdaneta_Oaks-3.JPG
Urdaneta_Oaks-3.JPG
Da esquerda para a direita: irmã Nancy Duncan; élder Kevin R. Duncan, do Quórum dos Setenta e Diretor Executivo do Departamento de Templos; presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; irmã Kristen Oaks; irmã Marie Revillo; élder Carlos G. Revillo Jr., segundo conselheiro na presidência da Área Filipinas.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo
Urdaneta_Oaks-4.JPG
Urdaneta_Oaks-4.JPG
O élder Kevin R. Duncan, o presidente Dallin H. Oaks e o élder Carlos G. Revillo Jr. tiram uma foto comemorativa em frente ao recém-dedicado Templo de Urdaneta Filipinas. 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

63 anos de obra missionária

A dedicação do templo de Urdaneta marcou o 63o aniversário da obra missionária nas Filipinas. Em 28 de abril de 1961, o presidente Gordon B. Hinckley, que na época era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, fez uma oração pelo país. “O que começaremos aqui afetará a vida de milhares e milhares de pessoas nesta república insular, e seu efeito continuará de geração em geração para um bem grande e eterno”, disse ele.

Participando da dedicação do templo de Urdaneta estava o élder Augusto Lim, o primeiro presidente de estaca filipino e a primeira autoridade geral da Igreja nas Filipinas. Ele testemunhou grande parte do crescimento do país desde que dois missionários bateram à sua porta em 1964. O élder Lim disse que o que os missionários começaram a ensiná-lo “foi no que eu acreditava em primeiro lugar. (…) Eu só sabia que era isso; isso era algo que eu podia entender.”

Em 1973, quando o presidente Ezra Taft Benson organizou a primeira estaca do país, o élder Lim foi chamado para servir como presidente, realizando a maior parte de seu trabalho na Igreja usando transporte público.

Edificando sobre um alicerce cristão

As Filipinas, que abrigam 118 milhões de pessoas, são compostas por milhares de ilhas. E depois de 400 anos de ensino por missionários católicos, a população devota do país do sudeste asiático está ansiosa para aprender mais sobre Jesus Cristo, disse o presidente Oaks.

Com esta fundação, a Igreja “cresceu milagrosamente nas Filipinas” — a única nação cristã na Ásia. O país tem hoje mais de 870 mil membros, 128 estacas e 23 missões.

“Eles são um povo leal, maravilhoso, obediente, fiel e cristão”, disse o presidente Oaks.

Urdaneta_Oaks-1.JPG
Urdaneta_Oaks-1.JPG
O presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e sua esposa, Kristen, visitam os jardins do Templo de Urdaneta Filipinas.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Mas a nação também tem seus desafios. Em um país de alto desemprego, a população instruída faz o que pode para atender às demandas da vida diária, muitas por meio do trabalho autônomo.

O presidente Oaks disse que as Filipinas são únicas porque quase todos os desastres naturais que ocorrem na Terra “ocorrem naquela pequena ilha”.

“Eles têm surtos vulcânicos, têm tornados, têm inundações — seja lá qual for o nome que tenha ocorrido em qualquer outro lugar do mundo, tudo isso ocorre nas Filipinas. Os filipinos são sobreviventes.” Eles sabem como reconstruir, disse ele.

Templo de Urdaneta Filipinas

Urdaneta_4
Urdaneta_4
Os ornamentos do Templo de Urdaneta Filipinas incluem a flor sampaguita, que para os filipinos representa pureza, simplicidade, humildade e força.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

O Templo de Urdaneta, com 3.604 metros quadrados, está localizado na parte sul de Urdaneta, em um local que também inclui o alojamento para os frequentadores do templo. Os ornamentos do templo incluem a flor de sampaguita — que para os filipinos representa pureza, simplicidade, humildade e força.

O presidente Oaks disse que os líderes da Igreja escolheram estabelecer um templo em Urdaneta por causa de sua localização central para os 200 mil Santos dos Últimos Dias do distrito do templo — que residem em 34 estacas e 13 distritos. As Filipinas têm a quarta maior população de santos dos últimos dias no mundo.

Cerca de 63.500 pessoas de toda a Filipinas visitaram o templo durante a visitação pública, incluindo funcionários importantes do governo, líderes locais da indústria e da comunidade e amigos de outras religiões.

Os santos dos últimos dias em Urdaneta se certificarão de que estão dignos das bênçãos do templo, disse ele.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.