- Godoy-Young-adult
- Godoy-Young-Adult
- Godoy-Young-Adult
- Godoy-Young-Adult
- Godoy-young-adult
- Godoy-Young-Adult
- Godoy-Young-adult
- Godoy-young-adult
- Godoy-young-adult
- Godoy-young-adult
1 / 2 |
Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.
Por Joel Randall, Church News
Olhando para trás, Élder Carlos A. Godoy percebe que a mão orientadora e protetora de um amoroso Pai Celestial esteve presente durante toda a sua vida. Ele relembra quando se filiou à Igreja e se apaixonou por sua esposa, a irmã Mônica Godoy, como orientado por um Deus que o conhece e cuida dele.
“Eu não conseguia ver isso naquela época”, disse Élder Godoy, da Presidência dos Setenta, no Devocional Mundial para Jovens Adultos, no dia 5 de maio. “Posso ver agora, olhando para trás.”
Élder e irmã Godoy compartilharam sua experiência como jovens adultos, inclusive como se conheceram e formaram uma família, e explicaram princípios que os rapazes e moças de hoje podem aplicar para verem e seguirem com mais clareza a orientação do Senhor ao tomarem decisões importantes na vida.
O casal estava acompanhado por Élder Clark G. Gilbert, Setenta Autoridade Geral, e sua esposa, irmã Christine Gilbert. Juntos, eles ofereceram conselhos aos jovens sobre temas como solidão, namoro, Instituto, serviço, missão e casamento.
Solidão
Como recém-converso e participando das reuniões de domingo, Élder Godoy se sentava sozinho no fundo da capela e depois voltava para casa, se sentindo sozinho e desanimado.
“Não é fácil sentir que somos invisíveis ou que não temos muito valor”, disse a irmã Godoy. “Para aqueles que estão em uma situação semelhante, por favor, não deixem que esse sentimento os domine. Vocês não estão sozinhos.”
Isso porque o Salvador os conhece e os ama e sempre esteve ao seu lado. “Por favor, não desistam de tentarem pertencer. Ele enviará anjos para ajudá-los.”
Élder Godoy acrescentou que “devemos ser esses anjos”. Ele encorajou os jovens a olharem além do círculo normal de amigos para encontrarem aqueles que se sentem sozinhos ou esquecidos. “Por favor, deem uma chance a eles. Eles precisam do seu sorriso, do seu aperto de mão e de sua amizade.”
Namoro
Quando Élder Godoy conheceu sua futura esposa, foi amor à primeira vista para ele. No entanto, para a irmã Godoy, apaixonar-se foi um processo mais gradual e que começou como amizade.
“Para alguns, será claro e forte”, disse a irmã Godoy. “Para outros, pode exigir mais tempo, esforço e paciência. Isso ficará mais evidente à medida que vocês continuarem investindo no relacionamento. Não desistam rapidamente porque inicialmente não tiveram uma forte impressão. A experiência nos ensina que alguns casamentos de sucesso começaram devagar, pouco a pouco, encontro após encontro.”
Élder Godoy acrescentou que “o processo de encontrar seu companheiro eterno é semelhante ao processo de receber revelação”. Citando o discurso de Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, na conferência geral de abril de 2011, Élder Godoy disse que a revelação às vezes vem tão imediata quanto a iluminação, quando um interruptor de luz é ligado, enquanto outras vezes ela vem tão gradualmente quanto a luz do nascer do sol.
“O mesmo pode ser dito sobre o recebimento da confirmação espiritual sobre nossos companheiros eternos”, disse a irmã Godoy. “Na maioria das vezes, isso ocorrerá em pequenos incrementos à medida que conhecemos pessoas e passamos tempo juntos.”
Instituto
Frequentar o Seminário foi uma decisão crítica para o jovem Élder Godoy, contou ele, e que impactou profundamente sua jornada espiritual.
“Graças a essas doses diárias de ensinamentos do evangelho, consegui fortalecer meu testemunho e resistir às tentações ao longo do dia”, disse ele. “Isso me ajudou a entender que eu era filho de Deus e que Ele tem um plano para mim nesta vida.”
Os mesmos resultados, disse a irmã Godoy, podem ser encontrados frequentando as aulas do Instituto. “Espero que estejam aproveitando este excelente recurso. Lá vocês encontrarão, não apenas a verdade do evangelho, mas também verdadeiros amigos.”
Serviço
Quando jovem, Élder Godoy foi designado como companheiro de mestre familiar do presidente dos Rapazes, que por acaso era o pai da irmã Godoy. O jovem não sabia muito sobre o evangelho, mas seu companheiro confiou em Élder Godoy e lhe deu oportunidades de ensinar.
Ele disse: “Servir me fez sentir valorizado, me preparou para ajudar outras pessoas e, como consequência, fortaleceu meu próprio testemunho.”
À medida que os jovens adultos de hoje estão ocupados “zelosamente numa boa causa” (Doutrina e Convênios 58:27), continuou ele, eles também podem fortalecer seu testemunho.
Uma maneira pela qual os jovens adultos podem servir, acrescentou a irmã Godoy, é frequentando o templo. “Ir à casa do Senhor com frequência também traz bênçãos”. Citando Doutrina e Convênios 64:2, ela continuou: “No templo, recebemos lições que nos ajudam a ‘vencer o mundo.’”
Élder Godoy disse: “Espero que vocês estejam ativamente engajados nas oportunidades de serviço. Pode ser na ministração, história da família, serviço no templo ou qualquer outra designação da Igreja em que esqueçam de si mesmos e ajudem outras pessoas. Isso os abençorá, fortalecerá e protegerá.”
Missões
Seis meses depois que Élder Godoy partiu para servir uma missão de tempo integral, a irmã Godoy também partiu para uma missão. “Víamos nossas missões como uma boa maneira de agradar ao Salvador e, ao mesmo tempo, preparar-nos para nossa vida de casados”, disse ela.
“Voltei daqueles dois anos mais preparado para a vida”, disse Élder Godoy, acrescentando que suas respectivas missões trouxeram muitas novas habilidades e bênçãos. “Por causa de nossas missões, nosso testemunho do Salvador foi fortalecido, nosso conhecimento do evangelho aumentou e as habilidades de comunicação e liderança aprendidas lá nos ajudaram em nossas carreiras.”
No entanto, “não devemos julgar aqueles que têm experiências missionárias diferentes ou que não têm nenhuma experiência missionária”, disse Élder Godoy. Servir missão “não é uma ordenança do evangelho, portanto ninguém será penalizado em seu progresso nesta vida ou perderá bênçãos na eternidade por causa disso.”
Casamento
Muitos jovens sentem que precisam terminar os estudos e terem uma carreira estável antes de se casarem. No entanto, nem sempre é assim, disse Élder Godoy. “Vocês precisam do básico, um do outro e do Senhor ao seu lado, vocês podem alcançar todo o resto juntos, algo que fortalecerá seu casamento.”
Estabelecer um casamento bem-sucedido é um processo, disse a irmã Godoy. “A vida conjugal é uma experiência de aprendizado que, esperamos, melhore à medida que progredimos. O amor existe desde o início, mas o convívio no dia a dia se constrói passo a passo.”
Pode haver desafios como dores de cabeça, doenças e preocupações com dinheiro, disse ela. “Mas sabem de uma coisa? É assim que a vida deveria ser.”
Uma coisa é certa, disse Élder Godoy: “Se incluirmos o evangelho de Jesus Cristo nesta equação, a vida de casado será muito mais fácil e alegre.”
Para aqueles que nunca se casaram nesta vida, ele compartilhou o conselho que Presidente Gordon B. Hinckley deu em 2003: “Não passem a vida [angustiados] com isso. O mundo ainda precisa de seus talentos. Precisa de sua contribuição. A Igreja precisa de sua fé. Precisa de sua ajuda fiel. A vida nunca é um fracasso, a menos que a consideremos assim.”
Esperança no futuro
Élder e irmã Godoy terminaram com seu testemunho e uma declaração vigorosa de que os jovens adultos podem ter esperança no futuro por meio do Salvador Jesus Cristo.
“Sei que esta vida é o momento de nos prepararmos para encontrar Deus”, disse a irmã Godoy. “Eu sei que Ele nos guia e prepara o caminho.”
Élder Godoy testificou: “Sei que meu Redentor vive e que, por meio de Sua graça e das bênçãos de Sua Expiação, podemos ter esperança e alegria nesta vida e uma família eterna na próxima.”