Em seu aniversário de 101 anos hoje, 9 de setembro de 2025, comemorou-se a dádiva de um profeta, o presidente Russell M. Nelson, não apenas por sua longevidade, mas também por sua amorosa relação com as pessoas em todo o mundo. Quando se tornou presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 2018, o apóstolo, então com 93 anos, rapidamente procurou se encontrar com membros da Igreja distantes de Salt Lake City.
O profeta percorreu mais de 115 mil quilômetros, visitando 35 nações em seus dois primeiros anos de liderança.
Entre as primeiras paradas desse líder da Igreja voltadas para a pacificação estava Jerusalém, a cidade da paz.

nelson-holland-jerusalem-banner.jpg
O presidente Russell M. Nelson e o élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, contemplam Jerusalém do Centro da BYU em Jerusalém, em 14 de abril de 2018.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.“Como novo presidente da Igreja, senti que havia duas mensagens que gostaria de transmitir ao nosso povo”, disse o presidente Nelson em Jerusalém em 2018. “Uma delas é que Jesus é o Cristo e Ele tem uma mensagem para todos os filhos de Deus. E a segunda é que Seu convite é global. Convidamos todos os filhos de Deus a se achegarem ao Salvador.”
O presidente Jeffrey R. Holland, que acompanhou o presidente Nelson na primeira das quatro grandes viagens do profeta, chamou sua experiência com o profeta de “uma emoção de arrepiar”.

Simon-Jones---_PVC1007
O presidente Russell M. Nelson fala a cerca de 200 missionários da Missão Inglaterra Londres na Capela de Hyde Park, em Londres, Inglaterra, na tarde de 12 de abril de 2018.2018 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.“Estou na companhia do presidente Russell M. Nelson, um profeta moderno em todos os sentidos, exatamente como os profetas antigos [em Jerusalém nos tempos bíblicos], com a mesma autoridade e o mesmo sacerdócio, ensinando o mesmo evangelho”, disse o presidente Holland.
O presidente Holland também ensinou que o presidente Nelson — e qualquer presidente da Igreja — não é apenas um líder para os santos dos últimos dias. Suas palavras são para todos.
“Ele é o profeta para o mundo e está ciente disso. Ele tem essa visão profética”, disse o presidente Holland enquanto os dois estavam em Londres. “Nós o apoiamos como vidente e revelador, e ele está olhando para o mundo inteiro.”
Em 2018, o presidente Nelson visitou Israel, Quênia, Zimbábue, Índia, Tailândia, China, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile. No ano seguinte, em 2019, visitou Samoa, Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Tonga, Taiti, Vietnã, Camboja e Indonésia.
Em todas essas localidades, o profeta direcionou as pessoas para Jesus Cristo e Sua casa santa. No Quênia, por exemplo, ele ensinou que “nossa mensagem ao mundo é que Jesus é o Cristo e que Seu modo de vida é o caminho da alegria e felicidade não apenas nesta vida, mas na vida futura”.

RMN-Kenya6728-2018.jpg
O presidente Russell M. Nelson estende a mão para cumprimentar um jovem santo dos últimos dias em Nairóbi, Quênia, em 16 de abril de 2018.2018 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Para os santos tailandeses, ele declarou que seus desejos para eles “[são] os mesmos que desejo para o povo de Taiwan ou de qualquer outra cidade [ou] país. Convidamos todos os filhos de Deus (…) a se achegarem ao Salvador e desfrutar as bênçãos e os benefícios do templo, alcançando vida eterna [e] alegria”.
Na Índia, onde uma casa do Senhor está chegando a Bengaluru, ele disse: “O templo é nosso destino final aqui no planeta Terra. Todas as bênçãos que Deus reservou para Seu povo fiel são dadas no templo”.
Em Hong Kong, o presidente Nelson lembrou aos santos que “tudo o que fazemos na Igreja é para tornar a vida de outras pessoas melhor, para trazer-lhes alegria. E como fazemos isso? Edificando famílias fortes. Essas famílias são fortalecidas por causa dos convênios feitos nos templos sagrados”.

President Nelson Thailand
O presidente Russell M. Nelson aperta a mão de uma menina durante uma reunião em Bangcoc, Tailândia, na sexta-feira, dia 20 de abril de 2018.2018 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.No Vietnã, ele ensinou que o evangelho restaurado de Jesus Cristo contém a verdade sobre a natureza eterna da unidade familiar.
“Reconhecemos a importância das famílias”, disse o presidente Nelson. “Regozijamo-nos com o conhecimento que nos foi revelado de que as famílias podem ser perpetuadas e estar aqui para sempre”.
O profeta também falou sobre a importância da família com o rei e a rainha de Tonga.
“[O rei] entende (...) o significado da família e o plano eterno de Deus”, disse o presidente Nelson. “Ao trabalharmos por famílias fortes, teremos nações fortes em um mundo mais bondoso.”
- President-Nelson-101-Fam-Celebration-1
- President-Nelson-101-Fam-Celebration-5
- President-Nelson-101-Fam-Celebration-2
- President-Nelson-101-Fam-Celebration-7
- President-Nelson-101-Fam-Celebration-9
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Na Austrália, o presidente Nelson comentou sobre o crescimento da Igreja naquele país, que triplicou entre seu chamado como apóstolo, em 1984, e sua visita em 2019. Ele disse que a causa da expansão do número de membros é Jesus Cristo.
“Muitas vezes me perguntam: ‘Qual é a razão desse crescimento?’”, disse ele. “Respondo: porque o Livro de Mórmon é verdadeiro’. Pense em suas duas declarações de propósito — primeiro, para convencer judeus e gentios de que Jesus é o Cristo e, segundo, que Deus se lembrará de Seu convênio feito com a casa de Israel e que Israel será reunida nestes últimos dias. O Livro de Mórmon é o instrumento pelo qual ocorrerá essa coligação de Israel. Sem o Livro de Mórmon, não haveria a coligação de Israel.”

Sydney, Australia Pacific Ministry
O presidente Russell M. Nelson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cumprimenta dignitários inter-religiosos antes de um devocional no Centro Internacional de Convenções em Sydney, Austrália, como parte de sua viagem de ministração ao Pacífico em 19 de maio de 2019.2019 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.O élder Gerrit W. Gong, que acompanhou o presidente Nelson a sete países do Pacífico Sul em 2019, elogiou o cuidado cristão do profeta com os santos.
“O que ele fez foi magnífico — estar com as pessoas de maneira a transmitir o amor do Senhor”, disse o élder Gong.

President-Nelson-in-Peru
O presidente Russell M. Nelson, a esposa, Wendy, e o élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos, cumprimentam membros da Igreja no Peru em um devocional no dia 20 de outubro de 2018.2018 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Às vezes, o presidente Nelson, que é fluente em 11 idiomas, falava com as pessoas em sua própria língua. Durante visitas para ministrar a vários países latino-americanos em outubro de 2018, o profeta poliglota proferiu partes significativas de seus sermões em espanhol. No Peru, por exemplo, ele proferiu suas palavras iniciais em inglês. Em seguida, trocou de idioma, dizendo: “Se me permitem, gostaria de me dirigir a vocês em espanhol”.
Todos no ginásio bateram muitas palmas.

DSCF7706.jpg
Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Peru ficam entusiasmados quando o presidente Russell M. Nelson se dirige a eles em espanhol.2018 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.“Tem sido simplesmente extraordinário”, disse o élder Gary E. Stevenson, que acompanhou o profeta na América do Sul em 2018. “Nunca imaginei que teria que usar um fone de ouvido e precisar de tradução para ouvir as palavras do presidente Nelson. Foi uma surpresa para mim.” Ele disse então que, como o presidente Nelson falou em espanhol, “isso toca o coração. Existe reverência. Fica aquele silêncio, e então todos começam a enxugar as lágrimas. Todos choram; é uma coisa notável! É uma indicação de que os santos dos últimos‑dias amam seu profeta e de que o profeta os ama‑ também”.
O ministério do presidente Nelson não se limita aos santos dos últimos dias. Na Nova Zelândia, o profeta ofereceu ajuda aos líderes muçulmanos em Christchurch, cujas mesquitas foram alvo de terroristas em 2019. Cinquenta e uma pessoas morreram. Em nome da Igreja de Jesus Cristo, ele doou fundos para ajudá-los a reconstruir seus lugares sagrados.
“Somos irmãos”, disse o presidente Nelson. “É incompreensível que alguém possa fazer isso com outro ser humano.”
À medida que o presidente Nelson completa mais um ano de vida, seu ministério no mundo inteiro deixou de ser uma viagem agitada dos anos anteriores para um alcance digital de grandes proporções. Embora a pandemia da Covid-19 em 2020 e uma lesão nas costas em 2023 tenham restringido sua capacidade de estar entre os santos, suas mensagens esperançosas e centralizadas em Cristo ainda alcançam milhões. Por meio do milagre da tecnologia, sua voz é ouvida em todo o mundo graças às mídias sociais e às conferências gerais semestrais da Igreja.
O otimismo do profeta ao longo de seu ministério e suas próprias dificuldades estão alicerçados na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo.
Na Conferência Geral de Outubro de 2024, ele comemorou esse otimismo dizendo: “O melhor ainda está por vir, meus queridos irmãos e irmãs, porque o Salvador está voltando!”