Presidente Bingham convida diplomatas e líderes empresariais a “abrir as portas da educação para mulheres e meninas”

A presidente geral da Sociedade de Socorro também falou sobre o programa de alfabetização do evangelho da Igreja

A líder mundial das mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias disse na segunda-feira, dia 8 de março de 2021, que a educação é a chave para o sucesso das mulheres e meninas em todo o mundo.

A irmã Jean B. Bingham, presidente geral da Sociedade de Socorro da Igreja, foi a oradora principal do quinto simpósio anual do Dia Internacional da Mulher na Diplomacia. Este ano, o evento foi realizado virtualmente em Los Angeles devido à pandemia. O evento foi patrocinado pela cônsul honorária da República do Senegal.

“De mulher para mulher, regozijo-me com nossa visão comum de ajudar a melhorar a vida das mulheres, a despeito de onde estivermos”, disse a irmã Bingham aos líderes empresariais internacionais e diplomatas que participaram do evento.

A irmã Bingham é a presidente geral da organização da Sociedade de Socorro da Igreja, que representa mais de 7,5 milhões de mulheres da Igreja em 220 países.

A irmã Reyna I. Aburto, segunda conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro, foi a oradora principal do simpósio no ano passado..

Referindo-se ao impacto da pandemia nas mulheres em todo o mundo, seja nos aspectos familiares, pessoais ou profissionais de sua vida, a irmã Bingham continuou seu discurso compartilhando sua admiração pelas mulheres em meio à adversidade.

“Reverencio vocês por tudo o que estão realizando à medida que enfrentam esses difíceis desafios”, disse a irmã Bingham.

Em seu discurso, a irmã Bingham falou que embora sua fé no evangelho de Jesus Cristo a leve a acreditar que “todas as mulheres e meninas desta Terra são filhas amadas de Deus” e lhe dê “esperança de que as circunstâncias que oprimem tantas pessoas possam ser vencidas”, ela “não é ingênua” e reconhece que “um dos maiores obstáculos para o sucesso e felicidade delas é a falta de instrução”.

A assembleia, realizada em Los Angeles com palestrantes e participantes conectados de uma ponta a outra dos Estados Unidos, contou com mensagens que se concentraram em comemorar a resiliência das mulheres e com debates a respeito de se capacitar mulheres e meninas por meio do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico.

A irmã Bingham disse que “a educação eleva a visão de uma pessoa, amplia seus horizontes e fortalece sua capacidade de ser autossuficiente”. Ela citou um estudo da Citi Global Perspectives & Solutions em parceria com o Plan Internacional, que demonstra como a educação das mulheres pode proporcionar segurança econômica de longa duração à família e à comunidade.

“Conheço o poder de uma comunidade que decide proteger e depois capacitar seu bem mais vulnerável, assim como o mais valioso — a próxima geração”, ela disse.

Bingham Gospel Literacy
A irmã Jean B. Bingham, presidente geral da Sociedade de Socorro, estuda os materiais do programa de Alfabetização no Evangelho com um grupo de mulheres em Serra Leoa, junho de 2019.2019 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Os comentários da irmã Bingham também destacaram os esforços da Igreja em ajudar mulheres de todo o mundo com educação adicional e falaram do programa de alfabetização do evangelho, uma iniciativa que atualmente ajuda mulheres dos países da África Ocidental a serem alfabetizadas suficientemente para ajudar seus próprios filhos em sua escolarização e ajuda mulheres a se tornarem suficientemente instruídas para servir como professoras ou líderes em suas congregações locais.

A líder da Igreja compartilhou experiências de mulheres que usaram a educação para abrir o caminho para o sucesso. Uma dessas mulheres é Martha Lusenie Kongoley, uma mulher da África Ocidental que abandonou a escola antes de aprender a ler ou a escrever porque não podia mais pagar as taxas escolares.

Sister Bingham Sierra Leone
Martha, de Serra Leoa, exibe um manual de Alfabetização do Evangelho.2019 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

“Quando era uma jovem mãe, ela enfrentou a dura realidade de que precisava de alguma forma ganhar dinheiro para comprar comida para seus filhos”, disse a irmã Bingham. “Ao se matricular no programa de alfabetização do evangelho, Martha adquiriu habilidades e confiança para iniciar um pequeno negócio.”

A irmã Bingham disse que a educação recém-adquirida de Kongoley lhe deu uma renda estável e a capacidade de orientar moças de sua congregação.

“Sou grata pelo papel que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e muitas outras estão desempenhando para melhorar a vida e desenvolver oportunidades para mulheres em todo o mundo”, disse a irmã Bingham. “Como líderes, estamos em uma posição única para influenciar aqueles que criam as leis que abrirão as portas da educação para mulheres e meninas. Faço um convite a cada um de nós para que aproveitemos as vantagens que desfrutamos a fim de criar mais oportunidades para nossas irmãs em todo o mundo.”