Presidente da OAB-SP recebe visita de líderes religiosos em seu gabinete

Na noite do dia 22 de maio o advogado Marcos da Costa, de 48 anos, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo – OAB/SP - recebeu em seu gabinete uma comitiva de líderes religiosos, advogados e membros da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP. O encontro celebrou a Semana de eventos Inter-Religiosos na cidade, em prol e defesa da Liberdade Religiosa.

A visita foi conduzida por Dra. Damaris Kuo, presidente da comissão e contou com a presença de personalidades com representatividade mundial nesse tema:

•    W. Cole Durrham - Formado em Direito pela Harvard; Presidente do Consórcio Internacional para Estudos de Direito e Religião (ICLARS), Co-Editor Chefe Periódico de Oxford em Direito e  Religião, Professor da J.Reuben Clark Law School na Universidade de Brigham Young – A Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias;

•    Brian J. Grim, Ph.d - Pesquisador Senior e Diretor de Dados Transnacionais do Pew Research Center´s Forum on Religion & Public Life, principal pesquisador no projeto Internacional de Demografia Religiosa do Instituto de Cultura Religião e Assuntos Mundiais da Universidade de Boston – Católico;

•    Todd Mcfarland - Formado pela Southern Adventist University, em 1997 e doutorado pela University of Illinois, Faculdade de Direito, em 2000. Ele é membro dos tribunais de Illinois, Missouri e Maryland, a American Bar Association, da Associação Americana para a Justiça (anteriormente ATLA), e Advogados da Associação Nacional de Emprego. Foi nomeado Conselheiro Geral Associado da Igreja Adventista em 2006.

•    Ganoune Diop - Comissão de Direitos Humanos da ONU.

Também estavam presentes outros representantes como, Pastor Edson Rosa, Diretor de Relacionamento Inter-Religioso, da Igreja Adventista, Gregory Clark, Assessor Legal da Igreja de Jesus Cristo, Samuel Luz, Presidente da ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, entre outros.

O Presidente Marcos da Costa ficou feliz com a visita e a oportunidade de conversar sobre esse tema tão importante e disse: “Fico feliz como a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP tem tratado esse importante assunto. "Embora o Brasil seja amigável em relação a liberdade religiosa, precisamos estar vigilantes. É o que a OAB/SP tem feito".

A conversa sempre foi muito amistosa. Gregory Clark, Assessor Legal da Igreja de Jesus Cristo enfatizou: “É uma honra participar desta coalização entre a OAB/SP, IRLA, BYU em defesa da Liberdade religiosa".  Para Cole Durham, da Universidade de Brigham Young as visitas e eventos dessa semana, têm mostrado que o Brasil é destaque nesse tema: “O time que vocês tem aqui é muito forte. Sinto o envolvimento sério de todos”.

O evento precedeu o Seminário Internacional de Liberdade Religiosa que foi promovido pela Comissão de Liberdade Religiosa na própria sede da OAB/SP. No final, durante entrevistas para a imprensa o Presidente Marcos da Costa expressou: “Essa noite é um marco para essa comissão tão ativa. Ter esse líderes internacionais aqui em nossa sede, muito nos alegra”.

Texto - Departamento - Assuntos Públicos Brasil
Fotos – Nei Garcia, Fabio Nascimento e Janete Garcia -  Assuntos Públicos Brasil