De acordo com a notícia divulgada pelo Vaticano, o Simpósio “explicará como cada uma das tradições religiosas entendem a relação entre homem e mulher no casamento, como é vivida no mundo, e como reflete o Plano Divino”.
Como parte da abertura da conferência entitulada “A complementaridade do homem e da mulher”, o Papa Francisco disse a centenas de líderes religiosos e acadêmicos de 14 igrejas diferentes e 23 países, “Para a maioria de nós, a família é o principal local onde podemos aspirar à grandeza e nos esforçarmos para realizar com total capacidade a virtude e caridade. Rezo para que os discursos sejam uma inspiração para que todos procurem apoiar e fortalecer a união de um homem e uma mulher no casamento como um bem único, natural, fundamental e belo para as pessoas, comunidades e sociedades inteiras”.
Ele continuou, “Há evidências de que o declínio da cultura do casamento está associado ao aumento da pobreza e uma série de outros males sociais, afetando desproporcionalmente mulheres, crianças e idosos. Eles são sempre os que mais sofrem com esta crise. A crise na família produziu uma crise ecológica e, assim como ambientes naturais, ambientes sociais precisam de proteção”.
Logo após a abertura do Simpósio, o Papa Francisco cumprimentou individualmente muitos líderes de diferentes igrejas, incluindo Presidente Henry B. Eyring da Primeira Presidência que representa A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Presidente Henry B. Eyring discursará na terça-feira, dia 18 de novembro de 2014.Outros discursantes incluem diversos líderes católicos, batistas, judeus, islâmicos, anglicanos, e de várias outras religiões.
Presidente Henry B. Eyring está acompanhado de Elder L. Tom Perry do Quórum dos Doze Apóstolos, com sua esposa Barbara; e Bispo Gérald Causeé do Bispado Presidente, com sua esposa Valérie.
Para acompanhar os discursantes, verifique a agenda completa do evento e acesse o canal Humanum - YouTube.
Para a cobertura completa do evento, acompanhe o Mormon Newsroom – Vatican Summit.