Notícia

Primeiro Encontro de Celebração da Liberdade Religiosa do ano é realizado no Centro de Visitantes

São Paulo - Novo Centro de Visitantes recebe público inter-religioso em defesa da Fé, da Família e do Direito de Adorar "quando, onde e o que desejarem"

 

Aproximadamente 50 líderes e apoiadores do Direito de Liberdade Religiosa, participaram na noite desta quarta-feira, dia 13 de março, de um encontro especial. Além de fortalecer e estreitar laços de amizade entre diferentes grupos religiosos, esta foi uma oportunidade dos amigos da Igreja conhecerem o Novo Centro de Visitantes do Templo de São Paulo, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dedicado no dia 21 de janeiro, como local de refúgio aos que desejam sentir-se aliviados das pressões diárias, principalmente de um grande centro como São Paulo.

Os representantes religiosos foram recepcionados por casais e duplas de missionárias e puderam interagir com todos os recursos tecnológicos, que auxiliam a contar a História da Igreja de Jesus Cristo no Brasil. Durante o evento, Nei Garcia, responsável pela área de Comunicação da Área Brasil deu as boas vindas ao grupo. Na sequência, Élder Antônio Casado, diretor do Centro de Visitantes enalteceu a importância do encontro, principalmente nos dias conturbados como os que vivemos atualmente, e citou trecho final da 13ª Regra de Fé: "Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos". Ao fim da mensagem, reiterou: "acredito que seja nosso maior objetivo em comum, o de reforçar a corrente do amor, da paz, do bem, contribuindo para diminuir as diferenças existentes ao nosso redor".

Apoiador da causa, o sheikh Dr. Abdel Hamid Metwally, do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos compartilhou do mesmo pensamento de Élder Casado e reforçou que "se existe liberdade religiosa, a paz e o amor estão presentes".

A simpática e sorridente Mãe Adriana de Nanã, representante da Casa dos Filhos de Nanã — situada em Itaquera (Zona Leste de São Paulo), ressaltou que o encontro no Centro de Visitantes trouxe acolhimento ao grupo. De acordo com a líder do Candomblé, este deve ser o papel desempenhado por todas as religiões. "Esse cuidado, independente das crenças, nos fez sentir aceitos e mais unidos". Mãe de Nanã faz parte da Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns, junto com outras lideranças religiosas do País.

Em sua primeira vez no evento, o secretário Geral do Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso e Inter-cultural (CIDI), Atilla Kus, destacou como enriquecedor o momento que fortalece vínculos inter-religiosos. "Precisamos nos unir em torno deste assunto". Segundo Kus, a discriminação e intolerância está presente no dia a dia, "e mesmo que hoje seja com eles", se referindo a toda e qualquer crença ou pessoa que sofra perseguição, "amanhã pode ser comigo, conosco, então somos todos responsáveis em lutar por este direito e por um mundo com mais igualdade, respeito e tolerância".

Cris Gimezes, que é fundadora do Templo Senhores da Luz — Ordem Iniciática dos Anjos — e membro titular do Paganismo e Bruxaria, dentro da Secretaria de Justiça de São Paulo, salientou tal ação como relevante "para que nós de outras linhas de pensamento, possamos agregar mais ao nosso conhecimento sobre outras religiões". Para Cris, estar no Centro de Visitantes foi como participar de "uma viagem no tempo! Um lugar acolhedor, cheio de histórias, que nos faz compreender e respeitar profundamente a missão desses trabalhadores do bem", acrescentou.

Na ocasião, Thiago Quirino, do Departamento de Assuntos Públicos da Área Brasil apresentou a Cartilha de Liberdade Religiosa: Um Guia de Seus Direitos, uma publicação laica com a proposta de disseminar informações sobre tolerância religiosa ao ser distribuída ao público em eventos organizados com este intuito. A iniciativa recebeu apoio unânime de integrantes de líderes dos movimentos em prol de tal temática.

Samuel Luz, presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC) defendeu a ideia e o vereador Gilberto Natalini se colocou à disposição na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo, para divulgar a ferramenta. O material foi compilado pela Universidade de Brigham Young, por meio da J. Reuben Clark Law Society do Brasil (Escola de Leis).

Os convidados assistiram um filme sobre Liberdade Religiosa — e viram fotos da ocasião em que o presidente da Igreja de Jesus Cristo, o presidente Russel M. Nelson, visitou o Papa Francisco no Vaticano, na semana passada durante a dedicação do Templo de Roma. O grupo ouviu ainda um belo coro composto por membros de A Igreja de Jesus Cristo e participou de uma confraternização e uma foto junto à Estátua do Cristo.

Texto: Janete Monteiro Garcia - Jornalista Voluntária no Departamento de Assuntos Públicos

Fotos e Vídeos: Nei Garcia, Thiago Quirino, Janete Monteiro Garcia e Márcio Galhardo

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.