Recurso Adicional

Princípios administrativos em tempos difíceis

16 de abril de 2020

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias concentra-se nas suas responsabilidades divinamente atribuídas a fim de ajudar os membros à medida que progridem no caminho do convênio rumo à vida eterna. Para ajudar a cumprir esse propósito divino, a Igreja e seus líderes proveem autoridade e chaves do sacerdócio, convênios e ordenanças e direção profética. A Igreja convida todas as pessoas a se achegarem a Jesus Cristo e a obedecerem fielmente a Seus mandamentos.

Tempos difíceis

As escrituras são claras: nesta dispensação, vivenciaremos tempos difíceis. Em meio a circunstâncias desafiadoras, a Igreja proclamará princípios fundamentais e administrará as ordenanças necessárias para abençoar os filhos do Pai Celestial. Quaisquer que sejam as circunstâncias ou a época, certas coisas são essenciais na Igreja do Senhor. Isso inclui doutrina e ordenanças sagradas.

Responsabilidades de cidadania global

Os membros da Igreja são gratos pelas leis de muitas nações ao redor do mundo que protegem a liberdade religiosa e respeitam a sagrada liberdade de consciência.

A Igreja ensina que seus membros devem apoiar e cumprir as leis do lugar em que residem. Esses governos promulgam leis que, em seu próprio julgamento, são as que melhor garantirão o interesse público. Reconhecemos que, em circunstâncias excepcionais, todos os direitos individuais podem ficar restritos por um tempo para proteger a segurança do público em geral.

Em tempos de pandemia ou desastre natural, a Igreja acatará as ordens oficiais adotando as medidas necessárias, como cancelar ou adiar reuniões ou outros agrupamentos de pessoas. A Igreja e seus membros estão comprometidos a ser bons cidadãos e bons vizinhos. A Igreja tem uma longa história de auxílio e assistência aos necessitados.

Além de nosso compromisso de ser bons cidadãos globais, respeitosamente afirmamos que devem ser concedidas condições razoáveis a todas as pessoas religiosas em seu empenho de participar de ritos que sejam fundamentais para sua fé.

O Senhor preparou sua Igreja

A direção inspirada ao longo de muitos anos preparou a Igreja do Senhor e seus membros, tanto temporal quanto espiritualmente, para tempos de mudança e dificuldades.

Além do conselho de longa data de que os membros tenham um armazenamento de alimentos em casa, os membros da Igreja se concentram em santificar o Dia do Senhor, ministrar a outras pessoas e fortalecer os quóruns do Sacerdócio de Melquisedeque e a Sociedade de Socorro. Por meio de Seus profetas, o Senhor reforçou o enfoque em aprender e viver o evangelho, de modo centralizado no lar e apoiado pela Igreja. Os membros foram incentivados a tornar seu lar um verdadeiro santuário de fé, onde crianças e jovens aprendem o evangelho. O currículo Vem, e Segue-Me fornece um modelo pelo qual os membros de todo o mundo aprendem o evangelho em seu lar e na Igreja. O programa Crianças e Jovens também é centralizado no lar, permitindo que os pais cuidem dos filhos em termos espirituais, intelectuais, físicos e sociais.

Os membros foram incentivados a usar a tecnologia para compartilhar mensagens do evangelho de maneira normal e natural. Os missionários receberam dispositivos que lhes permitem encontrar e ensinar, mesmo quando o contato pessoal não é possível. Os membros podem participar do trabalho de história da família em casa.

Quando contemplamos o entrelaçamento desses e de muitos outros programas, podemos ver como o Senhor elaborou tudo cuidadosamente e nos organizou a fim de nos preparar para tempos difíceis.

Princípios e ordenanças fundamentais

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma igreja de ordem. As ordenanças e bênçãos são atos sagrados proporcionados pela autoridade do sacerdócio. Embora alguns procedimentos possam mudar dependendo das circunstâncias, a doutrina, os princípios e as ordenanças fundamentais devem ser protegidos.

Muitas ordenanças exigem a imposição de mãos, como confirmações, ordenações, bênçãos, designações e o ato de conferir chaves do sacerdócio. Essas ordenanças exigem que o portador do sacerdócio que a realiza esteja no mesmo local que o recebedor. As ordenanças do sacerdócio não podem ser realizadas remotamente usando a tecnologia. Quando as circunstâncias o exigirem, outras pessoas podem observar a ordenança remotamente usando a tecnologia, se autorizado pela autoridade presidente.

Nestes tempos difíceis, as autoridades presidentes devem exercer sabedoria sobre quais ordenanças devem ser adiadas temporariamente.  Quando uma doença transmissível for uma preocupação, aqueles que realizam as ordenanças devem tomar as precauções necessárias para proteger a si mesmos e aos outros.

Há instruções anexas para ordenanças essenciais, bênçãos e outras funções da Igreja.

Esses documentos são publicados em resposta à interrupção dos procedimentos da Igreja e das atividades dos membros causada pela pandemia mundial da COVID-19. Eles devem ser utilizados como orientação enquanto essa pandemia e suas restrições oficiais referentes às reuniões da Igreja e à exposição pública existirem em determinado país ou região geográfica do país. Outras instruções podem ser emitidas posteriormente.

Conclusão

Conforme disse o profeta Néfi: “O Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas” (1 Néfi 3:7). O Senhor nos ajudará. O poder do sacerdócio e a retidão dos membros nos ajudarão a prosseguir nos dias que estão à nossa frente.

Recursos Adicionais