No sábado, 24 de janeiro de 2026, membros, líderes religiosos, autoridades civis e convidados reuniram-se em João Pessoa para celebrar a cerimônia de abertura de terra do Templo de João Pessoa Brasil, a primeira Casa do Senhor no estado da Paraíba. O evento, realizado às 16h, marcou oficialmente o início da construção do templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na região.
A cerimônia foi presidida pelo élder Joni L. Koch, dos Setenta e presidente da Área Brasil, e dirigida pelo élder Rogério Boschi, setenta de área.
Download PhotoMembros e amigos da Igreja acompanharam com reverência cada momento. Estiveram presentes mais de 30 convidados, entre eles autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de líderes religiosos e representantes de diversas e importantes instituições da cidade e do estado.
Para muitos presentes, a proximidade do templo representa uma mudança significativa na vivência da fé. Para o irmão Antônio Oliveira, da Estaca Campina Grande Brasil Liberdade, que já serviu por oito anos como presidente de estaca, o templo é um sonho:
“Eu me sinto maravilhado. É uma das maiores bênçãos que o povo paraibano tem recebido nesses últimos dias. Sou membro desde criança, desde 1987, quando tinha 12 anos, e nós sonhávamos com um templo em João Pessoa.”
Participaram da reunião Maria Aparecida Severino de Sousa, do Distrito Mamanguape Brasil, que ofereceu a oração de abertura, e os oradores Samuel Ferreira Vasconcelos, da Estaca Campina Grande Brasil Liberdade, e Miriam de Sá Ferreira, da Estaca João Pessoa Brasil Torre. Um coro de membros da região apresentou o hino “A Ti Oramos, Pai Celeste”, preparando espiritualmente os presentes para a mensagem e a oração dedicatória.
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
- -Joao-Pessoa-Brazil-Temple
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Durante a oração dedicatória, o terreno foi consagrado ao Senhor para a construção do templo e para a realização de ordenanças sagradas que abençoarão famílias desta e de futuras gerações. O presidente Joni Koch recordou:
“Lembramos hoje daqueles que, na história desta parte do Brasil, defenderam a liberdade — alguns dando sua própria vida — para que esta terra fosse um local de oportunidade, onde todos pudessem crescer, florescer e, principalmente, adorar a Ti.”
O momento foi marcado por silêncio reverente e profunda emoção entre os presentes.
Famílias, jovens e crianças estiveram presentes no local da futura Casa do Senhor, muitos deles com décadas de serviço na Igreja na Paraíba. Para vários membros, ver o início da construção de um templo na própria capital representa a resposta a anos de orações e longas viagens a outros estados para frequentar o templo mais próximo.
Download PhotoO bispo Petrônio Gomes, da Ala das Indústrias, Estaca João Pessoa Centro, relembrou a importância do templo para as famílias e para os jovens:
“Os jovens são muito merecedores. Quando fazemos a nossa parte, eles correspondem. Ter um templo aqui em João Pessoa vai permitir que nossa juventude usufrua dessa bênção de forma constante.”
O jovem Josué Ferreira Vasconcelos Alves, de 13 anos, que viajou de Campina Grande para participar da cerimônia, estava feliz: “É muito bom ter o templo aqui. Antes, o templo era mais longe, ficava em Recife. Agora vai ser aqui em João Pessoa. O templo me ajuda muito espiritualmente, e agora vou poder vir mais vezes ao templo. O templo faz muita diferença na minha vida. Quando vou ao templo, eu me sinto mais forte espiritualmente e mais próximo de Deus.”
Em um trecho emocionante e especial da oração, foi dito: “Guardamos em nossas mentes e corações também aqueles que foram os pioneiros da Tua Igreja, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no estado da Paraíba, pela sua coragem, resiliência e paciência.”
Download PhotoNorland Souza, líder e membro pioneiro, que já serviu em vários chamados, destacou: “O sentimento hoje é de alegria e regozijo, algo que eu nunca imaginei viver. Foi algo realmente extraordinário ver todo esse crescimento: o surgimento das primeiras alas, depois das estacas e, agora, culminando com a presença de um templo do Senhor aqui. A Paraíba e João Pessoa são uma terra abençoada, e a chegada do templo confirma isso. O templo vai trazer bênçãos para o povo, para o estado, para a cidade.”
Ao relembrar a importância dos convênios, ele disse: “Vai fortalecer a fé e o senso de pertencimento dos membros. Antes, era preciso ir a São Paulo, depois a Recife. Agora, temos um templo na própria cidade, e isso faz uma diferença enorme. É uma bênção que não pode ser medida.”
Ao olharem para o terreno onde o templo será erguido, muitos refletiam sobre o impacto espiritual que essa Casa do Senhor terá no presente e no futuro.
Na oração, foi pedida proteção a todos que ali trabalharão: “Rogamos para que a construção deste edifício ocorra conforme planejado e que cada fase deste projeto seja realizada de forma adequada e contínua. Que o seu erguimento gradual possa — de forma crescente — aumentar o desejo e o compromisso daqueles que buscam, no futuro, servir nesta casa.”
O momento também despertou lembranças e sentimentos ligados à história familiar e à fé transmitida ao longo das gerações.
Download PhotoUm marco para a Paraíba e para o Brasil
Atualmente, o Brasil possui 12 templos em funcionamento e outros quatro em fase de construção — Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Londrina e Natal. Com João Pessoa, o país passa a ter cinco Casas do Senhor em construção simultaneamente.
Localizado a aproximadamente 800 metros do Oceano Atlântico, no bairro de Cabo Branco, o templo será o mais oriental de todas as Américas, um símbolo da luz do evangelho irradiando a partir do ponto mais a leste do continente.
O élder Joni L. Koch enfatizou o significado de ter uma Casa do Senhor na Paraíba: “Os templos são edifícios sagrados. Na verdade, o templo existe para que, ao entrarmos nele, ao fazermos convênios e ordenanças, possamos gradualmente, frequentando o templo, compreender a doutrina de Cristo e receber Seu poder.”
O templo foi anunciado pelo presidente Russell M. Nelson em 1º de outubro de 2023, durante a conferência geral semestral da Igreja.
Desde então, membros da região vêm se preparando espiritualmente para este momento histórico de início das obras.
A ilustração oficial do exterior do templo, divulgada em 2024, mostra um edifício de linhas elegantes, harmonizado com o ambiente litorâneo de João Pessoa. Quando concluído e dedicado, o templo servirá não apenas aos membros da capital, mas também a fiéis de diversas cidades do interior da Paraíba e de estados vizinhos.
Após a oração, líderes governamentais, líderes de outras denominações religiosas e autoridades foram convidados a participar do ato simbólico que marca o início da construção do Templo de João Pessoa Brasil. Foi um momento emocionante e especial.
A Igreja de Jesus Cristo na Paraíba
A presença de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em João Pessoa remonta à década de 1960. A primeira unidade na cidade, a Ala João Pessoa, foi organizada em 1º de janeiro de 1967. A primeira estaca, Estaca João Pessoa Brasil, foi criada em 2 de novembro de 1980, e a primeira capela foi dedicada em 5 de novembro de 1984.
Hoje, a região conta com aproximadamente 15 mil membros da Igreja, organizados em cinco estacas/distritos e 30 alas e ramos.
“Sabemos que o sacrifício daqueles que nos precederam — membros e não membros da Igreja — nos dá a possibilidade de presenciar este momento sublime: a abertura de terra para o início da construção da Tua Santa Casa, o Templo de João Pessoa”, disse o presidente Koch.
A construção do templo em João Pessoa representa um novo marco nessa trajetória de crescimento e fé.
Sobre os templos da Igreja
Os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são diferentes das capelas onde os membros se reúnem para as reuniões dominicais. Nos templos, os santos dos últimos dias realizam ordenanças sagradas, como casamentos eternos e ordenanças vicárias em favor de antepassados falecidos, e fazem convênios com Deus que fortalecem sua fé em Jesus Cristo e sua dedicação à família.
Atualmente, mais de 1,5 milhão de santos dos últimos dias vivem no Brasil, em mais de 2.000 congregações. O país tem dezenas de templos dedicados, em construção ou anunciados, demonstrando o cuidado do Senhor com Seus filhos em todas as regiões do território brasileiro.