Comunicado de Imprensa

Ex-missionários podem optar por compartilhar informações de contato com os líderes da missão no aplicativo Ferramentas do Membro

Missionaries
Missionaries
Ex-missionários que serviram a partir do ano 2000 podem optar por permitir que seus líderes de missão visualizem suas informações de contato no aplicativo Ferramentas do Membro.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Os santos dos últimos dias que serviram missão para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a partir do ano 2000 podem facilmente compartilhar suas informações de contato com seus antigos líderes de missão por meio de um novo Diretório da Missão no aplicativo Ferramentas do Membro.

Ao optar por utilizar este diretório na seção Contas de membros, um ex-missionário permite que os líderes da missão vejam seu nome (incluindo sobrenome de solteira e de casada), uma foto da pessoa, números de telefone da pessoa e da família e endereços de e-mail. Os líderes da missão podem usar essas informações para comunicar-se mais facilmente com os missionários tanto individualmente quanto em grupo. Os missionários não poderão ver as informações dos líderes da missão no aplicativo Ferramentas do Membro nem informações sobre outros missionários.

returned-missionaries
returned-missionaries
Se você serviu missão entre o ano 2000 e agora, você tem a opção de compartilhar suas informações de contato com seus antigos líderes da missão por meio de um novo recurso no aplicativo Ferramentas do Membro.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
“Esperamos que os antigos líderes da missão e os missionários aproveitem essa maravilhosa oportunidade de se manterem conectados, porque esses relacionamentos são importantes para ambos”, disse o élder Marcus B. Nash, setenta autoridade geral e diretor executivo do Departamento Missionário. “As missões são repletas de experiências de mudança de vida e os relacionamentos podem continuar a abençoar, a ensinar e a fortalecer os missionários, os líderes de missão, suas famílias, aqueles a quem eles ensinaram e toda a Igreja, se forem mantidos vivos.”

O aplicativo Ferramentas do Membro compartilha as informações de contato que estão listadas atualmente nos registros da Igreja de uma pessoa, para que os interessados em optar por entrar no diretório queiram assegurar-se de que as informações em sua conta de membro estejam atualizadas.

Os registros de alguns missionários podem não aparecer no diretório devido à falta de registros de serviço ou informações para contato. Se você não vir suas informações ou se precisar de orientações sobre como optar por entrar, veja as Perguntas frequentes sobre ajudar os missionários e líderes a permanecer conectados.

Reuniões de missão, e-mail, boletins informativos, mídias sociais e programas de reuniões virtuais como o Zoom são alguns dos métodos que muitos presidentes de missão já estão utilizando para manter o relacionamento especial da época da missão.

Leif Erickson e sua esposa, Linda, serviram como líderes da Missão Zâmbia Lusaka, na África Central do Sul, de 2013 a 2016. O casal Erickson e muitos dos missionários com quem eles serviram têm um grupo no Facebook onde compartilham fotos, pensamentos, lembranças e informações do que está acontecendo em sua vida. “Nem todos os nossos missionários estão lá, por isso apreciamos a oportunidade de algo organizado pela Igreja que nos permite acompanhar uns aos outros ao longo dos anos”, disse Erickson.

Mission-leaders
Mission-leaders
Leif e Linda Erickson, que serviram como líderes de missão de 2013 a 2016, posam com os missionários na Missão Zâmbia Lusaka, na África Central do Sul Foto cedida por Leif Erickson. Res Photo courtesy of Leif Erickson.All rights reserved.
Download Photo

 
A maioria dos missionários de Erickson na época era da África, 40% eram da América do Norte e 10% eram da Europa e das Ilhas do Pacífico, por isso uma reunião missionária tradicional só é fisicamente possível para uma pequena porcentagem deles.

Embora a evolução da tecnologia, as mídias sociais e os aplicativos e programas de terceiros permitam que as conexões sejam mais inclusivas, “é muito bom ver a Igreja facilitando isso e fornecendo uma plataforma duradoura para que isso aconteça”, disse Erickson. “[O diretório da missão] é fisicamente e praticamente eficiente, mas também reconhece formalmente que esses relacionamentos tanto para os missionários quanto para os líderes da missão podem ser um relacionamento recompensador para toda a vida.”

A importância de se manter contato

“Os laços que os missionários e os líderes da missão criam durante seu serviço podem continuar a ser uma fonte de força e apoio à medida que cada um enfrenta os desafios da vida”, disse o élder Michael T. Ringwood, setenta autoridade geral e diretor executivo do Departamento do Sacerdócio e da Família.

“Um presidente de missão é como um pai que ama todos os seus missionários igualmente”, disse Mark Peterson que serviu com sua esposa, Randy, na Missão Coreia Busan de 1987 a 1990. Ao longo dos anos, ele tem usado e-mails, mídias sociais e outras tecnologias disponíveis para manter contato com os amigos da missão. Embora ele apreciasse o contato com cada missionário com quem serviu, “alguns missionários simplesmente respondem e precisam de mais contato do que outros”, disse ele.

mission-leadersDownload Photo

 
“Um de meus relacionamentos mais fortes é com um missionário cujo pai havia morrido no Vietnã. Ainda estamos em contato e ele até veio me ver na semana passada.”

Erickson e Peterson reconheceram que, para alguns ex-missionários, a atividade na Igreja pode oscilar ao longo dos anos.

“O pensamento de alguns deles sobre a religião e o papel da religião em sua vida ainda está em desenvolvimento”, disse Erickson. “Conhecemos o Bom Pastor e conhecemos Seu amor duradouro, Sua persistência e Sua paciência. [Ele] proporcionou essa experiência de vida para que crescêssemos com perguntas, erros e desafios. Nosso amor por nossos missionários é duradouro à medida que eles evoluem, mudam e crescem. Amamos cada um deles por quem são.

O contato entre os líderes da missão e os missionários também incentiva os missionários a manter contato uns com os outros, disse Erickson. Eles gostam de aprender e compartilhar informações sobre os filhos, o casamento e seu sucesso profissional. Por exemplo, um de seus missionários sul-africanos conseguiu se tornar um chefe de cozinha. “Ver o sonho de sua vida se realizar e fazer com que todos os missionários vejam isso e compartilhem a alegria de seu sucesso é uma verdadeira alegria e uma bênção real.”

À medida que os ex-missionários vivenciam decepções inevitáveis com a educação, situações econômicas e outros desafios, os amigos da missão também podem ajudar.

A família Erickson recebeu esse apoio em 2020, enquanto Linda Erickson estava realizando um tratamento contra o câncer. “Muitos de nossos missionários estavam orando por ela, incentivando-a e demonstrando amor”, disse Erickson. “Recebemos grande força espiritual de nossos ex-missionários que se importam com minha esposa e oram por ela.” Por sua vez, seu senso de deleite e otimismo em relação à vida e ao viver naquele momento é uma inspiração contínua para eles. “Ela é uma alegria”, disse ele.

Manter contato com ex-missionários continua a abençoar a família Erickson e a família Peterson.

“As experiências da missão estão entre os momentos mais memoráveis de fé, devoção e consagração”, disse Erickson. “É difícil encontrar palavras para compartilhar essas experiências com pessoas que não as vivenciaram por si mesmas. Quando vocês estão conectados a seus missionários, vocês se lembram. Vocês se lembram do Senhor, de Sua bondade e de Sua obra e de como nosso trabalho foi abençoado. É uma inspiração estar com nossos missionários.”

Peterson disse que ter contato com vários dos missionários com quem serviu foi uma bênção. “Eu amo isso. Há um relacionamento especial entre um presidente de missão e seus missionários.”

Líderes de missão antigos e atuais receberão notificações no aplicativo Ferramentas do Membro, lembrando-os de que eles podem se conectar com seus ex-missionários e informando-os de quem optou por participar recentemente. Eles também podem enviar um e-mail para ex-missionários diretamente do aplicativo Ferramentas do Membro.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.