O compromisso de toda a comunidade com o serviço rendeu a Oshawa, Ontário, no Canadá, a designação de uma cidade global do ServirAgora.
Na sexta-feira, 22 de agosto de 2025, representantes da plataforma on-line de voluntariado da comunidade visitaram Oshawa para agradecer ao prefeito Dan Carter por sua liderança e visão.
“Não posso agradecer o suficiente”, disse o prefeito Carter. “Nós nos sentimos honrados. [Este reconhecimento] realmente representa quem somos e no que acreditamos. Temos nosso enfoque nas pessoas e o ServirAgora nos lembra todos os dias que apenas servimos.”
O gerente global do ServirAgora, Heath Bradley, elogiou o comprometimento do prefeito.
“Quando estávamos olhando para nossas cidades do ServirAgora [e perguntando] quem está fazendo um excelente trabalho não apenas prestando serviço, mas falando sobre o princípio do que significa e quão importante é, seu nome apareceu no topo da lista”, disse Bradley ao prefeito.
O prefeito Carter disse acreditar que o sucesso da cidade vem do povo.
- JustServe-One-Million-Volunteer-22
- JustServe-One-Million-Volunteer-16
- JustServe-One-Million-Volunteer-32
- JustServe-One-Million-Volunteer-30
- JustServe-One-Million-Volunteer-31
- JustServe-One-Million-Volunteer-15
- JustServe-One-Million-Volunteer-6
- JustServe-One-Million-Volunteer--25
- JustServe-One-Million-Volunteer-23
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
“Temos sorte,” disse o prefeito, “porque somos uma comunidade que realmente tem uma consciência social. E acho que isso aconteceu porque as pessoas estão vendo onde podem servir. Trata-se de voluntariado, de companheirismo. Trata-se de inspiração. Trata-se de esperança. Trata-se de unir as comunidades.”
Ele compartilhou que seus próprios desafios passados alimentam sua paixão por servir. Como um alcoólatra e viciado em drogas em recuperação, sua jornada pessoal de sem-teto a prefeito lhe dá uma perspectiva única.
“Eu vivia nas ruas e, 34 anos depois, sou o prefeito de uma cidade. Quem poderia imaginar isso?”, disse ele. “Sou muito abençoado. Eu sou um exemplo vivo de pessoas que foram compassivas e gentis por nenhuma outra razão, exceto por terem visto alguém que estava destruído e perdido e estava vivendo na escuridão.”
Milionésimo voluntário do programa ServirAgora
Além de Oshawa ser uma cidade global do ServirAgora, o milionésimo usuário do ServirAgora também é de lá. Seu nome é Gregory Waclawek e ele trabalha para A Greener Future, uma organização ambiental sem fins lucrativos que limpa o lixo ao longo das margens do Lago Ontário.
- JustServe-1-Millionth-Volunteer-11-alt
- JustServe-One-Million-Volunteer-17
- JustServe-1-Millionth-Volunteer-12-alt
- JustServe-One-Million-Volunteer-8
- JustServe-One-Million-Volunteer-20
- JustServe-One-Million-Volunteer-5
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Na quinta-feira, 21 de agosto, Waclawek e outros voluntários do ServirAgora passaram a tarde recolhendo lixo na praia de Frenchman’s Bay.
“[O ServirAgora é] uma ótima maneira de alcançar especificamente as pessoas em diferentes comunidades”, disse Waclawek. “Estamos tentando alcançar pessoas de grupos demográficos diferentes. O Servir Agora torna mais fácil mostrar onde as coisas estão acontecendo e fazer com que as pessoas saibam sobre elas.”
Serviço em toda a comunidade
Em uma congregação local de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (organizadora do ServirAgora), crianças montaram caixas para outras crianças no hospital.
“As caixas contêm atividades para as crianças fazerem”, disse Lisa Whitsitt, líder local da Igreja. “Isso ajuda a preencher o tempo delas enquanto estão no hospital. Acho maravilhoso ver as crianças servindo outras crianças, e me aquece o coração que elas estejam animadas com isso.”
- JustServe-One-Million-Volunteer-4
- JustServe-One-Million-Volunteer-3
- JustServe-One-Million-Volunteer-1
- JustServe-One-Million-Volunteer-7
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Whitsitt ama o ServirAgora porque ele une as pessoas. “É quando você se voluntaria com uma organização e com outras pessoas que você é capaz de fazer amizades e de apoiar essa organização em seu trabalho”, disse ela. “Isso definitivamente une as comunidades porque você está fazendo algo que é útil, seja edificando outra pessoa ou um grupo de pessoas.”
O élder Levi Miller, um missionário da Igreja de Jesus Cristo que estava em Oshawa para o projeto de serviço em Frenchman’s Bay, também falou sobre a alegria do serviço. “Vindo de Alberta, sendo canadense, estou muito feliz em servir ao povo de Ontário e realmente mostrar a eles o amor de Deus e o amor que Ele tem por todos, ao servir e até mesmo limpar uma praia”, disse ele.
Estabelecer o alicerce para o serviço
Alex Walcer, presidente da estaca da Igreja em Oshawa, acredita que ferramentas como o ServirAgora são mais do que apenas um programa.
“Acho que o Senhor estabelece programas para nos ensinar a pensar e ver as coisas”, disse ele. “Mas não acho que, no fim das contas, é o programa que salva almas. Acho que é onde está o nosso coração.”
O presidente Walcer concluiu que estender o programa ServirAgora a mais locais em todo o mundo “estabelece o alicerce de como pensar, como servir e como agir de maneiras que serão úteis para aqueles que têm maiores necessidades”.
O ServirAgora foi lançado em 2012 e está agora em 17 países e acessível em cinco idiomas.
Acesse o site ServirAgora.orgpara saber mais sobre oportunidades de serviço em sua comunidade.