Tópico

Selamento

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a palavra selamento refere-se à união de um homem e uma mulher e seus filhos para a eternidade. Esse selamento somente pode ser realizado no templo por um homem que tenha o sacerdócio ou a autoridade de Deus. De acordo com a crença dos santos dos últimos dias, o selamento significa que o relacionamento familiar permanecerá após a morte se as pessoas viverem conforme os ensinamentos de Jesus Cristo. Para os santos dos últimos dias, a família é fundamental para o plano de Deus por ser a unidade mais importante na Terra e na eternidade.

Quando um homem se une a uma mulher no templo Mórmon, a cerimônia é chamada de selamento. Quando mais tarde os filhos nascem, são considerados automaticamente selados a seus pais. Já o casal que se filia à Igreja depois de seu casamento, ou não se casou no templo por outras razões, ainda tem a oportunidade de ser selados no templo posteriormente. Os pais podem ser selados a seus filhos a qualquer tempo. Essas ordenanças de selamento também podem ser realizadas vicariamente pelos mortos, unindo assim as famílias por gerações.

O PróprioJesus Cristo falou sobre a ideia de selamento no Novo Testamento:

“E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? (…)

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16:13, 1619).

Os santos dos últimos dias acreditam que essa mesma autoridade dada a Pedro foi concedida a Joseph Smith em 1829 e transmitida ao atual Profeta e Presidente da Igreja, Thomas S. Monson. Somente o profeta pode conceder o poder de selamento a outros homens e relativamente poucos portam essa autoridade a cada vez.