sde3.png
Comunicado de Imprensa

Semana da Educação 2020: Preparação para o Enem, recursos educacionais federais e carreiras do futuro dão o tom do segundo dia do evento

Evento gratuito promovido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reúne diversos especialistas para falar sobre carreiras, profissões e o futuro no campo educacional

A primeira live do segundo dia da Semana da Educação 2020 começou com um time de feras discutindo o tema “Como se sair bem no ENEM e fazer o curso dos seus sonhos”. Os irmãos Pedro, Natália e Sophia Brasileiro são estudantes muito dedicados e possuem um amplo currículo em provas e competições. Pedro e Natália, que cursam medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e já foram algumas vezes medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP), compartilharam seus “segredos” para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para os três irmãos, apesar dos desafios, é preciso ter muito foco e dedicação para conseguir ser bem sucedidos e ingressar no curso dos sonhos. “Umas das coisas principais quando você tem qualquer objetivo na sua vida é você ter foco. Eu lembro que desde pequenininho, nossos pais sempre nos incentivaram bastante a fazer da educação uma prioridade em nossas vidas”, afirmou Pedro.

Os educadores e gestores do Grupo UP Educar, Fernanda Peixe e Eugênio Rocha, explicaram que existem quatro passos fundamentais para mandar bem no ENEM. Segundo Fernanda o primeiro passo é escolher bem o curso para ter mais motivação. Depois é preciso conhecer melhor o exame, pesquisar sobre a prova e conversar com quem já fez o exame. Criar uma rotina de estudo e levá-la a sério também é essencial.

Eugênio destaca que o mais importante é que os estudantes se organizem, aprendam a e ser um estudante profissional ao se preparar para realizar literalmente uma maratona.  Ano passado, o educador foi desafiado pelas filhas a realizar o ENEM, conquistando 880 pontos. Sua nota lhe permitiria ingressar no curso de medicina.

Já a segunda live do dia abordou o tema “Conhecendo os recursos educacionais do Governo Federal”. Durante o evento muito se discutiu sobre recursos do governamentais que facilitam e oportunizam o ingresso de jovens em universidades públicas ou privadas. Muitos não utilizam esses recursos por falta de conhecimento. O encontro teve a participação de Luiz de Sá, doutor e mestre em Educação, de Alex Abreu, médico socorrista do SAMU no Espírito Santo e Tiago Lima, professor do Instituto de Religião Fortaleza Leste, graduado em Letras.

Recursos: Os convidados citaram ENEM, o Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), para exemplificar alguns dos recursos oferecidos que auxiliam o ingresso ou manutenção em uma universidade. Para Luiz de Sá, o ENEM abre portas do ensino superior em diversos cursos e para os demais programas federais. Os convidados citaram também o Sistema de Seleção Unificada, conhecido como SISU. “Um grande banco de dados de notas, que usa a nota e seu desempenho para entrada em universidades federais no Brasil inteiro”, destacou Sá citando também o CAPES como opção para quem deseja ingressar no mestrado ou doutorado.

O convidado Alex Abreu, que tem uma história inspiradora, enfatizou a importância da educação.  “Quem tem conhecimento tem mais vantagem. Ao adquirir mais conhecimento me torno um pouco mais semelhante a Deus e Jesus Cristo e o caminho é conseguir educação formal. Não importa a condição social que você esteja atualmente, com esforço é possível conseguir. Posso garantir que é possível alcançar o sucesso se você lutar e batalhar”.

A última live da noite, "As carreiras do futuro que já são tendência, as mais demandadas e as que melhor remuneram", contou com bate-papo entre Jean Esteves, Rodrigo Menossi e Wendel Afonso, que relataram suas experiências de vida e formação profissional e também deram dicas valiosas acerca do tipo de profissional que o mercado de trabalho vai precisar nos próximos anos.

Wendell Afonso, que é formado em Administração e tem MBA na MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), revelou que não é necessário ter uma inteligência superior para ser bem-sucedido. “Nasci no interior de Minas Gerais, era um aluno mediano e só comecei a me esforçar quando meu pai disse que me ajudaria a cursar uma faculdade na capital. Não vim de uma família com recursos”, disse. Wendell hoje tem uma startup nos Estados Unidos.

O headhunter Rodrigo Menossi destacou que há recursos em abundância, mas é necessário abrir um pouco a mente para ir atrás deles. “Chegou uma hora na minha vida que eu vi que precisava crescer, mas não tinha tempo para estudar. Pedi demissão do emprego e fui estudar. E se não estiver disposto a encarar os desafios, as coisas maiores não estarão disponíveis para você”, assinalou. Ele destaca que nesta busca por um caminho profissional é necessário ser curioso, testar e não abraçar as carreiras da moda, mas algo que seja alinhado ao que você gosta e que, ao mesmo tempo, venha para resolver um problema ou preveni-lo.

Jean Soldi Esteves, que é advogado, doutor em Direito Civil, empresário e o mais experiente do trio, ensinou que não basta adquirir conhecimento, é essencial saber usá-lo. “Na formação do conhecimento cerca de 10% corresponde à educação formal, que hoje você tem até de forma online. 20% são as interações com as pessoas e autoridades no assunto, mas a maior fatia, 70% vem da prática, assumindo risco e se expondo aos desafios. Estamos em um tempo em que as pessoas têm múltiplas carreiras: é, ao mesmo tempo, engenheiro, empreendedor, acionista, criador de conteúdo”.

Todas as discussões do dia foram úteis para o publico jovem e adulto. A noite foi encerrada com uma transmissão do Festival Internacional de Música dos Jovens 2020. Saiba mais clicando aqui.

        

Semana da Educação - A Semana da Educação 2020 se estenderá até o dia 01 de agosto, com transmissões gratuitas e abertas a todos os públicos, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento reúne mais de 40 especialistas em educação e empresários, que discutem a importância da formação educacional e os caminhos para conquistas significativas no mercado de trabalho.

Nesta quinta-feira, a programação será:

17h30 - “Como um curso técnico pode lhe ajudar a construir um futuro brilhante”, com Denis Pedro, Prof. Ricardo Terra e Allan Lucas

19h - “Recursos Educacionais da Igreja e como obter um diploma internacional através das Universidades da Igreja”, com Jeffery Morrin, Silvio Guimarães, Matthew Tittle, Carlos Gámez e Vinicius Suares

20h30 - “Saiba a importância da educação de nível superior e obtenha informações do MBA na BYU”, com Paulo Asconavieta, Marcelo Silva e Pedro Santos

Confira a programação completa e o perfil dos palestrantes em semanadaeducacao2020.com.br

Serviço: Semana da Educação 2020

De 28 julho a 1 agosto 2020 às 17h30, 19h e 20h30

A transmissão de todas as palestras será através das mídias sociais da Autossuficiência Brasil (YouTube, Facebook e Instagram) ou através dos seguintes links:

facebook.com/autossuficienciabrasil

instagram.com/autossuficienciabrasil

youtube.com/autossuficienciabrasil

Inscrições em semanadaeducacao2020.com.br

Informações para Imprensa:

Nei Garcia (11) 98467-4999 / garciantj@churchofjesuschrist.org

Thiago Quirino (11) 98467-6465 / quirinot@churchofjesuschrist.org

Texto produzido com a colaboração das jornalistas voluntárias Camilla Negre, Iracema Ferro e Lais Tobias.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.