107834497_3808917295791612_7480274444028818447_o.jpg
Comunicado de Imprensa

Semana da Educação 2020: Primeiro dia do evento discute orientação vocacional, carreira e busca por oportunidades

Evento gratuito voltado para jovens de 12 a 30 anos reúne especialistas para dar dicas sobre educação, mercado de trabalho e preparação para o futuro

O primeiro dia da Semana da Educação 2020, uma iniciativa dos departamentos de Bem-Estar & Autossuficiência e de Seminários & Institutos de Religião de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, reuniu milhares de pessoas no ambiente virtual para discutir orientação vocacional, carreira e busca por oportunidades. Nas três lives do dia, psicólogos, empresários e professores deram dicas para interessados em turbinar suas carreiras.

O primeiro evento do dia, “Orientação Vocacional: Como escolher a profissão que lhe fará feliz”, foi uma conversa entre os psicólogos Greicy Paz e Sérgio Nogueira, com mediação de Ivan Tramontina. O diálogo abordou as diferenças entre teste e orientação vocacional. Segundo os especialistas, “a orientação vocacional é um conjunto de práticas, que incluem questionários de aptidões, entrevistas para analisar o contexto do indivíduo e alguns testes. Os testes utilizados pelos psicólogos são instrumentos que passam por pesquisas tecno-cientificas”. Eles recomendaram cautela com os diferentes testes disponíveis gratuitamente na internet.

Dúvidas como “Qual carreira seguir?” e “Escolher entre aquilo que ama ou o que dá mais dinheiro?” foram respondidas: “É preciso conciliar os dois. Busque trabalhar com algo que lhe traga satisfação e realização, e ao mesmo tempo traga uma boa remuneração, que lhe permita ser independente financeiramente”.

Outras dicas importantes foram apresentadas: busque a simplicidade; descubra suas habilidades e então quais profissões se enquadram nelas; pesquise sobre a carreira escolhida; converse com profissionais da área; faça um exercício mental se imaginando exercendo a profissão em sua plenitude e como se sentiria em meio aos desafios.

                  Novo Programa - Durante a segunda palestra, o empresário Lincoln Martins apresentou a plataforma ‘Eduque-se’, uma ferramenta desenvolvida pela Igreja de Jesus Cristo no Brasil, para ajudar jovens adultos a planejar o futuro. “É uma forma de elevar o nível educacional através de um plano de carreira personalizado”, explicou.

A plataforma já está disponível on-line no endereço autossuficiencia.org.br/eduque-se. “O programa oferece diversos cursos gratuitos, além de trazer dicas sobre carreiras mais quentes, profissões do futuro, recursos do Governo Federal – entre outras orientações”.

Lincoln, que é CEO da Sforza Holding (proprietária de marcas como Pizza Hut, Taco Bell e KFC), contou experiências pessoais para ilustrar a importância da educação. “Para aquelas pessoas que buscam conhecimento, as oportunidades vão surgir”, garantiu o empresário após relatar que mesmo sem deixar currículos, recebeu um convite para ser professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A essa altura, Lincoln Martins havia concluído uma pós-graduação em gestão comercial na própria FGV e se formado em Economia pela Universidade de Brigham Young nos Estados Unidos.

No encontro que finalizou as discussões do dia de abertura da Semana da Educação 2020, o empresário Fernando Scheneider e a professora de língua portuguesa Cleniriam Barroso fizeram contribuições que podem ajudar o jovem que está pensando ainda na escolha de um curso profissionalizante, até quem procura pela recolocação no mercado de trabalho. Os dois profissionais destacaram a importância da educação formal para quem pretende trilhar uma carreira de sucesso.

Para Fernando Scheneider, a diferença salarial é um dos indicativos que comprovam a importância do investimento em educação. “A principal coisa que alguém pode fazer agora é investir em educação. Não tem carro, roupa ou telefone celular que seja mais importante no começo da vida do que o investimento em educação”, disse. O especialista, com passagem em empresas como Google, Microsoft e UOL, também frisou a importância da leitura regular de livros, a busca por cultura em teatros e museus, além da realização de outros cursos de curta duração.

Cleniriam, que abordou aspectos mais práticos para quem está na busca de um emprego ou recolocação, destacou a importância da leitura e do conhecimento da língua portuguesa. Segundo ela, a análise dos recrutadores começa já no preenchimento da ficha pelo candidato, ato que exige domínio do idioma e uma correta interpretação de texto.

A professora afirmou que é preciso ter atenção a aspectos que, por mais que pareçam banais, farão toda a diferença para os avaliadores. Para exemplificar isso, ela cita uma pesquisa que revela que a cada dez pessoas que tentam uma vaga que requer o ensino médio, pelo menos sete são reprovadas por não falarem ou não terem uma boa interpretação de texto. Entre os profissionais com nível superior, a taxa de reprovação pelo menos motivo chega a 45%.

“Falta leitura, muitos jovens não lêem e acabam tendo muitos vícios de linguagem que prejudicam na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, comentou.

Semana da Educação - A Semana da Educação 2020 se estenderá até o dia 01 de agosto, com transmissões gratuitas e abertas a todos os públicos, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento reúne mais de 40 especialistas em educação e empresários, que discutem a importância da formação educacional e os caminhos para conquistas significativas no mercado de trabalho.

Nesta quarta-feira, a programação será:

17h30 - “Como se sair bem no ENEM e fazer o curso dos seus sonhos”, com Fernanda Peixe & Eugênio Rocha e Pedro, Natália e Sophia Barbosa

19h - “Conhecendo os Recursos Educacionais do Governo Federal”, com Luis de Sá, Thiago Lima e Alex Solivan Abreu

20h - “As Carreiras do futuro que já são tendência, as mais demandadas e as que melhor remuneram”, com Jean Esteves, Rodrigo Menossi e Wendel Afonso

21h - "Festival de música dos Jovens", será transmitido em churchofjesuschrist.org

Confira a programação completa e o perfil dos palestrantes em semanadaeducacao2020.com.br

Serviço: Semana da Educação 2020

De 28 julho a 1 agosto 2020 às 17h30, 19h e 20h30

A transmissão de todas as palestras será através das mídias sociais da Autossuficiência Brasil (YouTube, Facebook e Instagram) ou através dos seguintes links:

facebook.com/autossuficienciabrasil

instagram.com/autossuficienciabrasil

youtube.com/autossuficienciabrasil

Inscrições em semanadaeducacao2020.com.br

Informações para Imprensa:

Nei Garcia (11) 98467-4999 / garciantj@churchofjesuschrist.org

Thiago Quirino (11) 98467-6465 / quirinot@churchofjesuschrist.org

Texto produzido com a colaboração dos jornalistas voluntários Camila Nascimento, Murilo da Costa Cruz e Ricardo Hiar.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.