Mayors-and-Deputy-Mayor-outreach_300925-_8.JPG
Comunicado de Imprensa

Serviço na África: A presidente geral da Primária, Susan H. Porter, ministra em quatro nações

A presidente Susan H. Porter, da presidência geral da Primária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias visitou quatro nações no sudeste da África em 9 dias, em agosto e setembro de 2025. Enquanto estava lá, a presidente Porter — que também serve em dois conselhos executivos da Igreja — ministrou a santos dos últimos dias de todas as idades, reuniu-se com líderes governamentais, inter-religiosos e humanitários e participou de projetos de serviço para crianças da Primária.

Ao visitar Beau-bassin e a prefeita de Rose Hill, Gabriella Batour, nas Ilhas Maurício, no sábado, 30 de agosto de 2025, a presidente Porter ficou impressionada com o foco que a líder de 32 anos tem nas famílias.

“Ela nos contou que sentia que a maneira de fortalecer sua comunidade era fortalecer as famílias”, disse a presidente Porter. “Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dedicamos todos os esforços para fortalecer as famílias. Eu amei quando ela disse: ‘Vamos tentar criar uma casca protetora em torno das famílias em nossa comunidade para que elas possam permanecer juntas, ajudar as crianças a prosperar e tornar nossa comunidade forte’”.

Em Reunion, em 2 de setembro, a presidente Porter reuniu-se com vários formadores de opinião e inter-religiosos, incluindo representantes das tradições muçulmanas, bahá‘ís, judaicas e outras cristãs.

“Eles estavam lá para respeitar, apoiar e se entender. Foi notável”, comentou a presidente Porter. “E acho que esse tipo de atividade está acontecendo em todo o mundo, onde pessoas de várias religiões estão dizendo: ‘Podemos ter crenças diferentes, mas temos a crença em comum de que somos todos filhos de Deus. Queremos fazer deste mundo e desta experiência um lugar de paz, esperança e segurança’”.

No Lesoto, em 5 de setembro, a presidente Porter participou de um projeto humanitário na Escola Primária St. Louis onde 300 pares de sapatos foram entregues aos alunos. A Igreja de Jesus Cristo já havia ajudado a fornecer à escola uma biblioteca, cozinha e banheiros.

Depois de uma visita ao campus, a presidente Porter e outras pessoas foram recebidas por um talentoso coro de crianças liderado por um menino de 10 anos de idade.

“Quando estávamos caminhando de volta, vimos um belo coro de crianças cantando em partes”, comentou ela. “Eu olhei para quem os liderava, e era um menino. Ele foi trazendo as diferentes partes e orientando as dinâmicas. Comentei com a nossa anfitriã, que era a líder dessa coalizão de escolas: ‘Isso é extraordinário’. E ela disse: ‘É isso que fazemos para ajudar a criar líderes’.

“Senti que estávamos unidos em seus esforços”, refletiu ela mais tarde, já que ajudar as crianças a se tornarem líderes tem sido um dos focos da presidência geral da Primária nos últimos anos.

Mais tarde naquele dia, a presidente Porter conversou com autoridades da UNICEF para uma demonstração do serviço neonatal e de maternidade que a Igreja e a UNICEF realizam no Queen ‘Mahohato Memorial Hospital.

“Amo o fato de a Igreja sempre colaborar com outras pessoas”, ela disse. “A Igreja tem determinados pontos fortes, e nós colaboramos com outros que têm diferentes pontos fortes. Que bênção colaborar com a UNICEF para ajudar a fornecer treinamento e apoio para reduzir a mortalidade materna e infantil. Não há esforço mais nobre do que ajudar essas mães que estão trazendo filhos ao mundo.”

Conforme noticiado pela Sala de Imprensa, outro aspecto importante do ministério da presidente Porter foi estender a mão àqueles que lamentavam otrágico acidente ocorrido no Lesoto no final de junho, que tirou a vida de seis moças e quatro líderes da Igreja.

“Como seres humanos, sentimos alegria e tristeza”, expressou ela. “Esse foi um momento para vivenciar as duas coisas: tristeza pela perda de filhas amadas e alegria ao vermos as pessoas se voltarem umas para as outras para elevar e compartilhar o amor de Cristo com seus familiares e amigos. Jesus Cristo é o único que pode curar toda tristeza e toda dor.”

A sala de imprensa também relatou o envolvimento da presidente Porter em como as crianças estão servindo às crianças no sudeste da África como parte da iniciativa global de serviço comunitário para crianças da Primária lançada pela organização da Primária em janeiro deste ano. Ela participou de projetos de serviço para crianças em três países, incluindo as Ilhas Maurício, o Lesoto e a África do Sul.

Seu ministério também incluiu numerosas reuniões com mulheres, jovens, jovens adultos solteiros e crianças santos dos últimos dias. Durante todo o seu ministério, ela foi acompanhada por seu filho, Chris. Também a acompanharam em algumas partes de suas viagens a irmã J. Anette Dennis, primeira conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro, e seu marido Jorge.

Ao refletir sobre sua jornada na África, a presidente Porter elogiou a humildade e o puro amor daqueles que ela conheceu.

“Que belo povo. Você pode sentir o amor de Deus por todo este continente da África, porque as pessoas aqui são humildes e estão abertas para sentir o amor de Deus”, comentou ela. “Eles querem buscar a Ele. E Ele pode falar com eles porque eles estão abertos e querem ouvir Sua voz, querem sentir Sua força. E uma vez que a sentem, desejam compartilhar com todos. Que lindo e belo exemplo para mim.”