Este ano, as crianças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão procurando seguir o exemplo amoroso do Salvador do mundo participando de projetos de serviço que ajudam outras pessoas. É um projeto conhecido como iniciativa de serviço comunitário para crianças da Primária.
A presidente geral da Primária, Susan H. Porter, que supervisiona o trabalho mundial da Igreja que conta com mais de um milhão de crianças, esteve no sudeste da África para ministrar a santos dos últimos dias e a outras pessoas e se unir às crianças que prestavam serviço.
Aqui está uma visão dos projetos de serviço em três países nos quais as crianças da Igreja se envolveram durante a visita da presidente Porter.
Ilhas Maurício
Este país insular que fica no Oceano Índico está a quase 2 mil quilômetros da costa leste da África. No sábado, dia 31 de agosto de 2025, as crianças se reuniram para doar itens necessários, como alimentos, garrafas de água, toalhas, travesseiros e meias para crianças em risco.
“Estou feliz por poder ajudar todas as crianças que precisam de comida”, disse Ganesca Cotte, uma criança em idade da Primária. “Elas ficaram muito felizes. Entrego a elas o pacote [e] elas dizem que nunca tiveram uma garrafa como esta. E elas comem toda a comida e dizem: ‘Estou com muita fome’.”
“Quando fui à igreja hoje, senti que este era o melhor dia de todos”, acrescentou Hailee Antoine, outra criança. “Fico feliz em ver a irmã Porter e em aprender com ela.”
- Mauritius-Primary-Children-Activity
- Mauritius---President-Porter-participants
- Mauritius-Primary-Children-Activity
- Mauritius---President-Porter-Service-Project
- Mauritius-Primary-Children-Activity
- Mauritius---President-Porter-Service-Project
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
A Igreja colaborou com a SOS Children’s Villages, uma grande organização mundial que ajuda crianças e jovens sem cuidados dos pais ou em risco de perder esses cuidados a crescer com proteção, um relacionamento adequado e o apoio de que precisam para se tornarem mais fortes.
“Este será um grande apoio para [as crianças]”, disse Fabiola Clair, gerente de desenvolvimento de fundos da SOS Children’s Villages. “É muito importante receber apoio dos nossos doadores. É um prazer estar aqui — principalmente por essas crianças que vêm de famílias vulneráveis, para elas receberem todos esses itens.”
Lesoto
No Lesoto, uma nação que faz fronteira apenas com a África do Sul, as crianças se reuniram no dia 5 de setembro de 2025, na Escola Fundamental Saint Louise, a fim de montarem material escolar para três escolas da região.
“Adoramos ver a alegria em seu rosto ao aprenderem e crescerem”, disse a presidente Porter às crianças. “Vocês vão se tornar o futuro do Lesoto à medida que aprenderem sobre o mundo e aprenderem a tornar este país ainda mais maravilhoso do que já é. Sentimo-nos muito gratos por prepararmos este presente para vocês. Ficamos muito felizes ao vermos sua bela escola e, especialmente, esses belos rostos. Obrigada por me permitirem estar aqui com vocês hoje.”
Matsepiso Nthunya, diretor da Escola Fundamental Saint Louise, expressou gratidão pelos suprimentos e pelo exemplo de fé em ação.
- Lesotho-Service-Project-3
- Lesotho-Service-Project-4
- Lesotho-Service-Project-5
- Lesotho-Service-Project-2
- Lesotho-Service-Project-1
- Lesotho-Meetings-2
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
“[As crianças] vão ficar muito felizes”, afirmou o diretor Matsepiso. “Vocês nos ensinaram a ter fé em Jesus e a amar uns aos outros. Foi isso que aprendemos com vocês, e estamos muito felizes com isso.”
Várias crianças do Lesoto falaram da alegria que advém do serviço.
“Servir a outras crianças é bom porque algumas crianças não têm essas coisas”, disse Lehakoe Ntoko. “Tive o melhor dia de todos!”
“Eu me sinto mais próxima do Senhor porque estou fazendo o mesmo trabalho que Ele”, acrescentou Nthatisi Semantlane.
“Aprendi que, mesmo sendo pequena, posso fazer coisas muito grandes”, disse Sasha Tuliraba.
África do Sul
No domingo, dia 7 de setembro de 2025, em Joanesburgo, crianças montaram produtos de higiene pessoal que serão entregues à Door of Hope [Porta da Esperança], uma organização religiosa que cuida de bebês abandonados.
“Sinto um calor no coração toda vez que ajudo alguém e vejo um sorriso no rosto das pessoas”, explicou Sibani Madela. Asanda Makasi acrescentou: “Sou grata por todas as coisas que tenho na minha vida e quero que as pessoas tenham o que tenho”.
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
O impacto potencial desse alcance por parte das crianças da Primária em todo o mundo é significativo para uma igreja que tem milhões de membros em quase 32 mil congregações espalhadas por muitos países.
Mais tarde no domingo, a presidente Porter falou sobre essas oportunidades de serviço para as crianças no sudeste da África — e em todo o mundo.
“Esse trabalho é uma maneira de olhar para o segundo grande mandamento”, ensinou a presidente Porter. “Ele expande nossa visão em direção a todos os filhos de Deus para que as crianças olhem ao redor em suas comunidades e percebam: ‘Eu posso fazer a diferença. Mesmo que eu tenha apenas 8, 9 ou 10 anos de idade, se eu me reunir com meus amigos, podemos fazer a diferença para abençoar as crianças ao nosso redor’.”
“Quando pedimos a elas que vejam as necessidades das crianças ao seu redor, sabemos que o Salvador reuniu crianças, o Salvador abençoou as crianças”, disse ela. “Então, quando elas estão fazendo Seu trabalho de coletar alimentos para aqueles que estão com fome, ou cobertores, ou algo para crianças em hospitais, essa é a obra do Salvador. E ao fazerem isso, vão sentir Seu espírito e Seu amor. Isso é poderoso.”