Serviços de Recursos de Emprego (SRE)

“Um homem desempregado é motivo de preocupação especial para a Igreja de Jesus Cristo, porque, desprovido de seu sustento, ele está atribulado tal como Jó esteve em sua integridade (...) uma prolongada dependência econômica o destruirá. A Igreja não pode salvar um homem no domingo, se durante a semana consente em ser uma testemunha passiva da crucificação de sua alma”, afirmou Gordon B. Hinckley, quando era presidente mundial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Os Serviços de Recursos de Emprego espalhados pelo país refletem essa preocupação. Os maiores estão em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. Situados em edifícios empresariais nos grandes centros, os SREs são gerenciados por profissionais da área de recursos humanos e possuem infraestrutura moderna para orientação e habilitação de candidatos às mais diversas áreas.

Os SREs oferecem gratuitamente cursos vocacionais, preparação para entrevistas de emprego, elaboração de currículos e planejamento de carreira. Além disso, disponibilizam computadores, telefones para contato com empregadores ou escolas, máquina copiadora, fax e acesso à internet.

A ajuda é de forma efetiva, por exemplo, em 2010, os SREs encaminharam para empregos cerca de 12.400 pessoas. Cerca de 18 mil pessoas realizaram cursos e foram beneficiadas de forma direta. Dessa forma, tais centros buscam garantir a autossuficiência não só do indivíduo, mas da família e da comunidade.