day10-Brasilia-62.jpg
Comunicado de Imprensa

Sessão solene em homenagem à Igreja lota o plenário da Câmara dos Deputados e emociona os presentes

O plenário lotado com aproximadamente 500 pessoas, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi o palco da Sessão Solene em homenagem à Igreja na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, dia 10, em Brasília. A homenagem foi proposta e conduzida pelo deputado federal Charles Fernandes, que chamou o presidente da Área Brasileira, Élder Joni Luiz Koch, o primeiro e segundo conselheiros, Élder Arnulfo Valenzuela e respectivamente, Élder Mark D. Eddy para compor a mesa. Os ex-deputados federais Moroni Torgan e Romanna Remor, Natália e Pedro Brasileiro, representantes dos jovens da Igreja de Jesus Cristo no Brasil, também se sentarem do lado do parlamentar.

A sessão, que só no Canal do Youtube da Câmara Federal dos Deputados, durante a transmissão contou com 36 mil acessos, iniciou com o Hino Nacional, que foi cantado pelo público e acompanhado ao piano pelo pequeno Gabriel Souza Gomes de Oliveira. O menino de nove anos, que toca na reunião sacramental de sua ala, Ceilândia 1, em Brasília, deseja ser um grande pianista. Ele expressou “quero agradecer a todos que me deram o apoio para tocar hoje!”

Na sequência, o deputado Charles Fernandes anunciou um vídeo institucional da Igreja sobre ações realizadas especialmente com o objetivo de demonstrar amor e serviço ao próximo, conforme exemplo deixado por Jesus Cristo. Somente em 2022, foram doados 1 bilhão de dólares em mais de 3.600 projetos ao redor do mundo, incluindo as áreas de segurança alimentar, acesso à água potável, auxílio a refugiados, resposta a emergências, incentivo à educação e ajuda a pessoas com necessidades especiais.

No Brasil, estima-se que nos últimos 18 meses, mais de 1,5 milhões de pessoas tenham sido atendidas com projetos de serviço comunitário e ajuda humanitária, a exemplo: atendimento a atingidos de catástrofes em vários estados brasileiros, doação de ônibus para atividades comunitárias da Organização Não Governamental (Ong) Amigos do Bem, parcerias com Instituição Abrace Esperança, Operação Sorrisos e Doutores das Águas, que dão atenção às comunidades ribeirinhas na área da saúde; também deu apoio aos portadores de necessidades especiais atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), doando cadeiras de rodas e auxiliou o Hospital Pequeno Cotolengo – que atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com múltiplas deficiências – de variados níveis de complexidade, abandonados ou que estavam submetidos a situações de risco – e asilados hospitalares.

Brazil-Congress-Solemn-Session-2
Brazil-Congress-Solemn-Session-2
Natália e Pedro Brasileiro, representantes da Igreja de Jesus Cristo, falam durante a sessão solene na Câmara dos Deputados em Brasília, Brasil, quinta-feira, 10 de agosto de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

O vídeo institucional mostrou ainda os templos construídos para a realização de cerimonias sagradas em benefício da família, como o selamento entre homem e mulher, que une os casais a seus filhos para toda a eternidade. Esta foi uma ocasião especial em que Élder Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja, gravou uma mensagem para agradecer a iniciativa do deputado Charles Fernandes em conceder a moção honrosa à igreja. Além disso, o apóstolo falou sobre a visitação pública do Templo de Brasília, aberta até dia 2 de setembro e estendeu o convite a população para visitar e conhecer mais sobre este edifício sagrado onde é ensinado sobre Deus, Jesus Cristo e o estilo de vida que podemos ter para nos assemelhar a eles.

O deputado Charles Fernandes leu pronunciamento do presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira destacando ser esta uma “justa homenagem à Igreja de Jesus Cristo, cujos membros desenvolvem há mais de um século extraordinário trabalho missionário de evangelização e assistência social em nosso país, contribuindo para a disseminação de elevados valores cristãos da sociedade brasileira”. Na declaração dizia que a igreja está presente em mais de 600 municípios brasileiros, onde mais de 1,5 milhões de membros congregam em cerca de 1500 capelas. E que “tais números revelam que os ensinamentos sobre a vida e a palavra de Jesus Cristo e a doutrina dos santos dos últimos dias caíram em solo fértil no nosso país. Este é um fato extremamente positivo pois é certo que não existe um meio mais eficaz no combate à violência, desesperança e falta de sentido do que mensagens que pregam a solidariedade e amor ao próximo como pilares essenciais da existência”. Em suas palavras, deputado Charles complementou os dizeres do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira e enalteceu crenças religiosas como adoração a Deus e Jesus Cristo, a prática do amor e serviço cristão, e familiares fortemente alicerçadas no evangelho. Informou que nas unidades da Igreja são disponibilizados serviços de autossuficiência para colocação profissional, orientação educacional, aulas de inglês gratuitamente. Em relação ao templo, o deputado Charles Fernandes falou que teve a oportunidade de fazer uma visita e vivenciar experiência única, segundo ele, “não apenas pela beleza na construção, que merece um destaque especial por ser um dos mais belos edifícios da cidade, mas principalmente pela paz e força espiritual que senti em seu interior, que me tocaram profundamente, o que despertou em mim o desejo de ser melhor. Imagino que esse seja o sentimento que nutre os membros a serem influência positiva na sociedade brasileira”, finalizou.

Convidado para falar, o ex-deputado Moroni Torgan expressou “o sentimento é de gratidão. Destaco que essa presidência da Igreja está no Brasil para servir o povo brasileiro”. Enalteceu ainda a presença de Élder Leite, Rezende e Vecchi, além do presidente Santos, da missão Brasília; e disse que em nome da sua esposa, Rosa, reverencia todas as mulheres. O ex-deputado finalizou com seu testemunho “Quero dizer que quando se faz uma homenagem para a Igreja de Jesus Cristo, está fazendo uma homenagem a Jesus Cristo. Ele é quem dirige a igreja, esta igreja não é dirigida por homens, é dirigida pelo Senhor Jesus Cristo, e nós aprendemos com ele a prestar serviço à comunidade. Toda e qualquer ajuda que precisarem, estaremos prontos para servir, porque esse é o espírito do Senhor Jesus Cristo”, destacou.

Brazil-Congress-Solemn-Session-8
Brazil-Congress-Solemn-Session-8
O Élder Joni Luiz Koch fala durante a sessão solene na Câmara dos Deputados em Brasília, Brasil, quinta-feira, 10 de agosto de 2023. 2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A ex-deputada Romanna Remor disse “é um misto de emoção e alegria estar aqui com vocês e reconheço a iniciativa do deputado Charles Fernandes, que preside a sessão, fica os agradecimentos ao presidente Lira, e Elder Joni Koch, Valenzuela e Eddy”. A ex-deputado declarou: “Vocês ouviram o convite do apóstolo, Élder Ulisses Soares para irem conhecer o Templo. Durante duas semanas de visitação acompanhando membros do executivo, legislativo e judiciário oriundos de diversos partidos com ideologias tão diversas, diferentes inclusive das minhas, lá experienciei um sentimento como nunca havia tido antes, vi a todos como filhos e filhas de Deus. E lá, senti que diferenças partidárias não tinham o menor valor. Que possamos defender nossas convicções, mas como disse profeta da Igreja de Jesus Cristo, Russell M. Nelson, ‘com amor cristão’”.

O jovem casal, Pedro e Natalia Brasileiro contaram as experiências de viver o evangelho, servir uma missão, e como o exemplo de fidelidade dos pais em relação a priorizar: Deus, família e educação os ajudaram a ter direção na vida. “O presidente Nelson falou que a educação é o que permite fazer a diferença entre ter o desejo de ajudar as pessoas e fazê-lo. À medida que colocamos Deus em primeiro lugar, ele magnifica nossos esforços e o que nos falta”, disse Pedro. Natalia complementou que a partir dos esforços de colocar Deus em primeiro lugar e ter o foco nos estudos, “as portas começaram abrir”. Ambos participaram de Olímpiadas Brasileiras de Matemática e puderem representar o país no projeto “Jovens Embaixadores”. Os dois estudaram muito e passaram no vestibular para Medicina. Pedro concluiu “Por meio do templo, como o que será dedicado aqui em Brasília, o evangelho abençoa e fortalece nossas famílias”.

Élder Eddy, segundo conselheiro na Área Brasil da Igreja disse “chegamos faz duas semanas no Brasil. É uma honra estar aqui neste lindo país e poder ajudar o povo brasileiro. Esperamos servir e ajudar vocês, seguindo o exemplo de Jesus Cristo na maneira que tratamos uns aos outros”. Por sua vez, o primeiro conselheiro, Élder Valenzuela expressou “eu e minha esposa também estamos no Brasil apenas duas semanas. Juntos estamos aprendendo a falar sua maravilhosa língua. Somos do México e estamos trocando as cores de nossa bandeira. Agora nosso coração é verde e amarelo”, expressou. Finalizou dizendo “estamos muito impressionados pelo excelente trabalho que os membros da Igreja de Jesus Cristo estão fazendo neste lindo país. Nós estamos aqui para somar nossos esforços e ajudar a todas as pessoas a serem melhores pais, mães e família. Deus é uma realidade, Ele existe e nos ama. Sabe todos os desafios que estamos enfrentando e está aqui para nos ajudar. Cristo é nosso Salvador e Redentor, e nos ama. Estamos aqui para servi-los”.

No decorrer da programação, a senadora Damares Alves e senador Marcos Pontes, que visitaram nesta semana o Templo de Brasília, chegaram no plenário para prestigiar a homenagem à Igreja de Jesus Cristo.

Congress-Solemn-Session-3
Congress-Solemn-Session-3
O Élder Joni Luiz Koch fala durante a sessão solene na Câmara dos Deputados em Brasília, Brasil, quinta-feira, 10 de agosto de 2023. 2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Élder Koch, presidente da Área Brasil iniciou sua fala destacando que o deputado Charles conheceu o casal Magno e Claudia Silva e “se tornou um amigo querido da Igreja e de todos nós”. Em seu discurso, pontuou sobre o que a Igreja pensa a respeito de política e “como somos aconselhados a nos comportarmos em nossas relações acerca desse assunto”. Citouo Livro de Mateus, capítulo 22, versículo 21 que ensina “dai, pois a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”. Sendo assim, “para nós o que está implícito é que estado e igreja devem estar separados, mas ficou implícito e é esperado também daqueles que pertencem à igreja que os parlamentares garantam a nossa liberdade religiosa para que possamos adorar a Deus de acordo com os ditames de nossa consciência, e deixar os outros adorarem da maneira que bem quiserem e disseminarem sua fé e praticarem seus ritos como desejam”. Nesse sentido, lembrou que, implicitamente, a escritura diz ainda “que os membros apoiem as autoridades constituídas, sejam elas quais forem”. Desse modo, citou a 12ª Regra de Fé, que fala do apoio “aos governantes e à manutenção da lei”. Élder Koch mencionou como os membros devem se comportar ao falar nas redes sociais sobre o assunto citando os ensinamentos do primeiro conselheiro mundial da Igreja. Segundo Élder Dallin Oaks “pode ser preciso mudar o apoio a partidos ou escolha de candidatos até de uma eleição para a outra. Tais atitudes independentes exigirão que os eleitores (membros da igreja) apoiem candidatos cujos demais posicionamentos, não possam apoiar. Por isso, incentivamos nossos membros a não julgarem uns aos outros em questões políticas. Jamais devemos afirmar que um fiel santos dos últimos dias não possa pertencer a um determinado partido e candidato”. Assim, Élder Koch continuou “Ensinamos princípios corretos e deixamos que nossos membros escolham como aplicar esses princípios. Presidente Nelson disse no discurso ‘Precisa-se de pacificadores’. Se um amigo demonstrar nas mídias sociais forte posicionamento político e social, que viola tudo que vocês acreditam, uma resposta raivosa não vai ajudar. Edificar pontes de entendimento vai exigir muito mais de vocês, mas é extremamente isso que seu amigo precisa. Acreditamos que nos relacionar com amor não é ingenuidade, é sinal de força, e quando interagimos sobre política com nosso próximo, devemos usar desse amor e aceitação da opinião de cada um e de não julgamento. Quando vinha para cá, foi impossível não enxergar os dizeres na bandeira “ordem e progresso”. A frase original é inspirada no filósofo francês Augusto Comte que defendeu: “amor por princípio, ordem como base e progresso por fim”. De acordo com o presidente da Área Brasil, “alguém convenceu os criadores da bandeira de suprimir a palavra amor, mas nós que somos cristãos, temos a responsabilidade de restaurar esse sentimento que é o princípio de tudo”, finalizou.

A sessão, que foi transmitida pela TV, Rádio Câmara e redes sociais do Poder Legislativo Federal, encerrou com a música especial “Paz em Cristo”, interpretada pelos jovens Nicole Luz e Eliot Luz.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.