Treinamento de autossuficiência voltado à resiliência emocional

O programa de autossuficiência foi ampliado para outros idiomas

“Eu estava tendo dificuldades para encontrar um propósito e lidar com minhas emoções de modo saudável”, disse a irmã Ekberg, jovem adulta de Sandy, Utah, que recentemente concluiu o novo curso de resiliência emocional oferecido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O programa da Igreja “Encontrar força no Senhor: Resiliência emocional” agora está disponível em inglês, francês, português, russo e espanhol. Outros dez idiomas serão acrescentados em março. Alguns vídeos desses dez idiomas estão acessíveis online.

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, recentemente se reuniu com a irmã Ekberg para debater sua experiência com o novo curso de resiliência emocional.

“‘Encontrar força no Senhor: Resiliência emocional’ ensina princípios do evangelho para fortalecê-los espiritualmente, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades saudáveis para lidar com os desafios e as oportunidades da vida”, disse o bispo Gérald Caussé, do Bispado Presidente. “O Senhor os ama e Se importa com o seu bem-estar.”

Ekberg e outros membros de sua congregação foram incentivados pelo bispo a fazer o curso de dez semanas, e ela se sentiu inspirada a participar.

“O material abordado no curso de autossuficiência é extremamente relevante para todos os dias, especialmente para nossos jovens que estão lidando com ansiedade e estresse, depressão e estão tentando tomar decisões na vida”, disse Terry Dixon, bispo de Ekberg da Ala Flat Iron, uma congregação para jovens adultos solteiros.

“Eu sabia que tinha dificuldades e, por isso, queria ser capaz de identificar os gatilhos e ter um plano para que eu fosse capaz de usá-lo durante toda a minha vida”, explicou Ekberg.

“Não é incomum sentir-se sobrecarregado com estresse, ansiedade, depressão ou outros problemas de saúde emocional”, disse a presidente Jean B. Bingham, presidente geral da Sociedade de Socorro. “Embora a adversidade seja uma parte inevitável da vida, confiar no Senhor, estender a mão aos entes queridos e aprender habilidades para edificar a resiliência emocional pode nos ajudar a enfrentar os desafios da vida.”

Como parte do curso, os participantes aprendem princípios do evangelho que os ajudam a se achegarem a Cristo e a aprenderem a ouvi-Lo ao longo do caminho.

A família de Ekberg observou que ela conseguia tomar decisões com mais confiança ao participar da aula de resiliência emocional.

“Pude vê-la mais confiante em seu relacionamento com seus amigos e nas decisões que ela estava tomando em sua própria vida”, disse Deanna Ekberg, mãe de Becca. “Ela tem um espírito incrível e um testemunho incrível. E continua a crescer e tem crescido imensamente por meio desta classe.”

Nenhum de nós está imune aos desafios da vida — todos os filhos de Deus em todo o mundo enfrentam estresse e ansiedade. Mas os princípios universais desse recurso podem ajudar qualquer pessoa a se sentir mais preparada para enfrentar esses desafios e felizmente está disponível em vários idiomas para ajudar as pessoas em todo o mundo, disse Blaine Maxfield, diretor administrativo do Departamento de Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja.

Com o tempo, Ela sentiu que o curso a ajudou a fortalecer sua conexão com o Pai Celestial e a entender melhor seus convênios.

“Acho que a maior coisa que mudou foi minha atitude em relação à vida”, disse ela. “Todos nós sentimos mágoas e tristezas emocionais, e esse é um curso que vai ajudar a prover um recurso para ajuda e força no Salvador, porque falamos sobre isso — o evangelho de Jesus Cristo.”

Recursos on-line

Os dez capítulos do manual do curso abrangem tópicos como edificar a resiliência emocional, desenvolver padrões de pensamento saudáveis, lidar com o estresse e a ansiedade, entender a tristeza e a depressão e vencer a raiva.

Os manuais de resiliência emocional e os vídeos podem ser baixados do site da Igreja ou visualizados no aplicativo biblioteca do evangelho em Ajuda com a Vida. Os manuais também estão disponíveis nos centros de distribuição da Igreja. Os interessados no treinamento são incentivados a entrar em contato com seus líderes locais da Igreja para saber quando os grupos se reunirem em suas áreas.

Outros programas de autossuficiência disponibilizados pela Igreja incluem os cursos “Finanças Pessoais”, “Iniciar e Melhorar Meu Negócio”, “Encontrar um emprego melhor“ e “Educação para um Emprego Melhor”.