1c1de219e6df11eea00feeeeac1e8c49b1a6b2a6.jpeg
Comunicado de Imprensa

Um mundo de cuidado: Um olhar mais atento aos esforços globais de assistência da Igreja

O resumo “Cuidar dos necessitados” de 2024 descreve como a fé está cumprindo os mandamentos de Cristo de amar a Deus e servir ao próximo

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se esforça para cuidar dos filhos de Deus de várias maneiras, em quase todos os cantos do mundo. Cuidar do próximo é considerado uma das principais responsabilidades de todos os membros da Igreja. 

O resumo “Cuidar dos necessitados” de 2024 destaca o compromisso da Igreja com o bem-estar, a autossuficiência, o auxilio humanitário, a ajuda emergencial e o serviço voluntário, com despesas que totalizam US$ 1,45 bilhão. A Igreja prestou assistência em 192 países e territórios, mostrando seu alcance global. Isso incluiu 3.836 projetos humanitários. Os membros da Igreja ofereceram 6,6 milhões de horas de serviço voluntário nas instalações de bem-estar e autossuficiência da Igreja, em missões de serviço e em projetos de serviço comunitário, demonstrando sua dedicação em cuidar dos filhos de Deus. 

“No ano passado, os membros e amigos da Igreja foram convidados a buscar e ajudar o próximo, ‘individualmente’, como Jesus Cristo ensinou em Suas parábolas e demonstrou em Seu ministério”, escreveu a Primeira Presidência no início do relatório. “Somos gratos por suas contribuições e temos o prazer de divulgar o relatório de nossos esforços coletivos deste ano.” https://www.youtube.com/watch?v=B6TfL5QOYz4

“Acreditamos que nossa mordomia com relação às criações de Deus inclui, em seu auge, o dever sagrado de amar, respeitar e cuidar de todos os seres humanos com quem compartilhamos a Terra”, disse o bispo presidente Gérald Caussé a uma cúpula internacional de comércio, no ano passado. “Para mim, um dos aspectos mais sagrados de servir como bispo presidente é a responsabilidade de planejar o alívio temporal para as pessoas mais necessitadas, tanto dentro quanto fora da Igreja.” 

Uma das maneiras mais importantes pelas quais a Igreja de Jesus Cristo estendeu a mão para os “necessitados individualmente” foi ajudando mulheres e crianças. Como parte de uma iniciativa global para melhorar o bem-estar de mulheres e crianças, a Sociedade de Socorro anunciou uma nova iniciativa de 55,8 milhões de dólares para direcionar esforços de nutrição infantil em 12 países com grande necessidade. 

“O progresso global começa com a nutrição das crianças e o fortalecimento das mulheres”,disse a presidente geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson, no ano passado, quando a expansão foi anunciada. “Quando você abençoa uma mulher, você abençoa uma família, uma comunidade, uma nação. Quando você abençoa uma criança, você investe no futuro.” 

Esse trabalho importante está sendo feito com diversas organizações respeitadas em todo o mundo, com histórico comprovado de eficácia e integridade. Entre elas estão a CARE International, Catholic Relief Services, Helen Keller Intl, iDE, MAP International, Save the Children, Hunger Project e Vitamin Angels. 

A Igreja buscou e serviu pessoas que passavam por desafios de muitas outras maneiras. Em Serra Leoa, por exemplo, a Igreja doou centenas de cadeiras de rodas, muletas e bengalas para pessoas necessitadas em Freetown. A ajuda incluiu treinamento para ajudar técnicos e fisioterapeutas locais a melhorar a mobilidade e a independência. 

Uma mulher que desde a infância se arrastava para se locomover ficou especialmente grata. 

“Aos 3 anos, eu não pude mais andar”, disse ela. “Sem cadeira de rodas, tudo o que eu podia fazer era me arrastar. Essa cadeira é uma grande bênção para mim.” 

Nas Filipinas, a Igreja e o governo local forneceram alimentos e água às pessoas afetadas pelo El Niño. 

“Sabemos que não podemos ajudar a todos”, disse o prefeito interino da cidade de Cebu, Raymond Alvin Garcia, em maio. “Podemos ver como [organizações como a Igreja] nos ajudam a fazer essa parte de nosso trabalho.” 

Na Jamaica, a Igreja ajudou a equipar uma escola de Ensino Médio com equipamentos especializados para ensinar aulas técnicas e vocacionais. Os alunos agora fazem mel e bordados para se tornarem autossuficientes e sustentarem suas futuras famílias. 

“Prometemos cuidar desses presentes e, enquanto os usamos, [nós] agradecemos por nos abençoarem dessa forma”, disse Joy Vincent, chefe do departamento agrícola da escola. 

Por meio da colaboração contínua com o Programa Mundial de Alimentos dos Estados Unidos, a UNICEF, a CARE e outras organizações, a Igreja apoiou 591 projetos de segurança alimentar e 267 projetos de água potável, higiene e saneamento. 

A Igreja também forneceu ajuda emergencial, como abrigo, comida e água, limpeza de desastres, apoio emocional e primeiros socorros psicológicos em cinco continentes. Em colaboração com a UNICEF, a Igreja forneceu serviços como água potável e saneamento, imunizações, cuidados de saúde e visão e alimentos para milhões de pessoas. 

O trabalho que a Igreja realiza não é apenas para ajudar todas as pessoas; ele é viabilizado por todas as pessoas. 

“Esses esforços mundiais não seriam possíveis sem as generosas doações de tempo e recursos de membros fiéis e amigos da Igreja”, disse Blaine Maxfield, diretor administrativo dos Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja. “Ao estendermos nosso cuidado aos necessitados, podemos ajudá-los a sentir o amor de Deus. Somos gratos a todos que contribuem e servem de forma tão abnegada.” 

Visite CaringSummary.ChurchofJesusChrist.org para descobrir mais sobre como a Igreja ajudou a cuidar dos filhos de Deus por meio de iniciativas como responder a emergências, alimentar os famintos e cuidar do bem-estar de mulheres e crianças. Você também encontrará maneiras de servir em sua comunidade. 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.