Um planejamento cuidadoso é essencial para que as atividades da Igreja sejam seguras

Primeira Presidência: “Assegurar a segurança de todos os participantes e proteger a Igreja e seus voluntários”

Safety-2023
Atividades seguras são uma prioridade para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o envolvimento dos jovens, pais e líderes no processo de planejamento é imprescindível.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Quando Alan Rogers percebeu, do alto do andaime que estava ajudando a montar para uma atividade de estaca da Igreja, que nuvens de tempestade se aproximavam, ele imediatamente pensou no perigo potencial dos raios.

“Por precaução, rapidamente aconselhei todos a pararem de trabalhar e a encontrarem um local seguro”, disse ele.

Seu conhecimento sobre segurança veio em parte de seu emprego como gerente sênior de segurança para a gestão de riscos da Igreja. Embora os raios não estivessem visíveis naquele momento, Rogers sabia que continuar a trabalhar ao ar livre durante uma tempestade não valia o risco de um perigo potencial para aqueles que estavam servindo.

Ele também sabia o quanto a Igreja se preocupa em manter as pessoas seguras e saudáveis durante as atividades da Igreja. “A segurança sempre foi uma alta prioridade para a Igreja”, disse ele.

A Primeira Presidência reitera a alta prioridade que a Igreja dá à segurança em uma carta enviada aos líderes de estaca e alas no dia 30 de abril. A carta orienta os líderes a “usarem o bom senso” para aprovar atividades bem planejadas que “edifiquem a fé em Jesus Cristo” e que sigam as diretrizes gerais de segurança (que estão anexas à carta e publicadas no site Safety.ChurchofJesusChrist.org).

“Os conselhos de ala, de estaca e de jovens devem debater diretrizes e práticas que garantam a segurança de todos os participantes e protejam a Igreja e seus voluntários”, afirma a carta.

Safety-2023

Planejamento cuidadoso

“Atividades significativas, divertidas e seguras começam com um planejamento cuidadoso”, declaram as diretrizes complementares. As diretrizes devem ser utilizadas para o planejamento de todas as atividades da Igreja, especialmente daquelas que incluam crianças, jovens e jovens adultos.

Um novo recurso intitulado “Princípios-chave para atividades seguras”, disponível em espanhol, português e francês, ajuda os líderes a incorporar rapidamente as diretrizes básicas de segurança em seu planejamento.

“O planejamento cuidadoso é essencial para a realização atividades seguras”, disse Thomas Smith, gerente global de segurança da Igreja. “Porque sem o planejamento adequado, os problemas acontecem.”

Ele encoraja os organizadores e os participantes de atividades a fazerem uma pausa antes de participar de uma atividade e a realizar o que ele chama de “momento de segurança” — ponderando cuidadosamente sobre o que pode acontecer e o que podem fazer para se preparar ou evitar possíveis riscos. “Às vezes isso significa escolher uma alternativa menos perigosa”, disse Smith.

“O envolvimento dos jovens, pais e líderes no processo de planejamento é vital para o sucesso de atividades seguras”, acrescentou Rogers.

Ele observou que nos programas de atividades da Igreja para os jovens, os próprios jovens devem liderar o planejamento de atividades. Mas os líderes e pais ainda precisam estar envolvidos para fazer análises e dar conselhos durante esse processo. “Os jovens nem sempre têm plena compreensão dos possíveis riscos de uma atividade”, disse ele. “Algumas atividades são mais bem realizadas como um grupo de famílias e amigos, não como uma atividade de classe ou de quórum.”

Outras diretrizes de segurança incluem ter pelo menos dois líderes presentes em todas as interações, estar atento a sinais de abuso ou negligência, levar em consideração os níveis de aptidão física, fatores de risco médico individual e alergias a fim de fornecer aos pais informações suficientes quanto ao que uma atividade vai envolver para que possam tomar decisões sobre a participação de seus filhos.

Princípios, diretrizes, normas e recursos para treinamento adicionais são disponibilizados na seção “Atividades”, no capítulo 20 do Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e no site de saúde e segurança da Igreja, no endereço Safety.ChurchofJesusChrist.org.

Church-safety-2023
Download Photo

O site da Igreja sobre saúde e segurança

Lançado pela primeira vez em 2014, o site Safety.ChurchofJesusChrist.org inclui treinamentos de segurança e recursos de vídeo, relatórios de procedimentos, permissão e outros formulários, informativos relacionados a atividades e outros programas educacionais e informações que abordam riscos à segurança e à saúde. A Igreja fornece esses recursos para ajudar os membros e líderes a se beneficiarem com maior conscientização e segurança ao servirem e participarem das atividades da Igreja.

Vários vídeos úteis abrangem princípios-chave para o planejamento de uma atividade segura (disponível em espanhol, português e francês).

Formulário de autorização e permissão de tratamento médico

Para facilitar a obtenção e o preenchimento exigido do Formulário de autorização e permissão de tratamento médico, um arquivo em PDF revisado do formulário para ser preenchido está disponível em inglês no site Safety.ChurchofJesusChrist.org. “Este é o formulário mais acessado em nosso site”, contou Rogers. As versões traduzidas deverão estar disponíveis on-line perto do final de maio.

O departamento de gestão de riscos também está trabalhando para disponibilizar o Formulário de autorização e permissão de tratamento médico no aplicativo Viver o Evangelho. Uma vez lá, o formulário pode ser concluído, armazenado e acessado a partir da função “Círculos”, de acordo com Rogers.