Ao falar sobre a missão da recém-organizada Sociedade de Socorro em 17 de março de 1842, Emma Smith disse: “Faremos algo extraordinário … esperamos ocasiões extraordinárias e chamados urgentes.”
Mais de 180 anos depois, na noite de quarta-feira, 3 de maio de 2023, a 18ª presidente geral da Sociedade de Socorro, a presidente Camille N. Johnson, disse a milhares de mulheres reunidas no Marriott Center, no campus da Universidade Brigham Young: “nós — vocês — estamos prontas para prestarmos socorro, ‘esperando ocasiões extraordinárias e chamados urgentes.’”
A presidente Johnson e suas conselheiras, a irmã J. Anette Dennis e a irmã Kristin M. Yee, deram início à Conferência de Mulheres da BYU de 2023 dando as boas-vindas ao público retornando a um dos maiores encontros de mulheres do mundo, após um ano de pausa e dois anos de apresentações on-line.
“Como membros da Sociedade de Socorro, apontamos umas às outras para o Salvador em busca de alívio e seguimos Seu exemplo ao demonstrarmos amor semelhante ao de Cristo”, disse a presidente Johnson. “Proporcionamos alívio material e espiritual por meio do poder do Salvador e, no processo, encontramos nosso próprio alívio. Encontramos Jesus Cristo.”
Alívio temporal
Fornecer alívio material que o Salvador oferece, por meio do serviço ao próximo, muda a natureza e prepara as pessoas para o templo, ensinou a presidente Johnson.
Recentemente ela viajou para Uganda, na África Central, onde viu como a Igreja fez parceria com o UNICEF para fornecer alívio material a mães e filhos.
“O rebanho do Bom Pastor é conhecido e contado. Ele conhece Seus filhos, mesmo em um canto remoto de Uganda”, disse ela.
A presidente Johnson disse que é uma bênção, e uma responsabilidade do convênio para os membros da Igreja, fornecerem alívio material a outras pessoas em todo o mundo. Estes esforços somaram mais de US$ 1 bilhão em despesas e 6,3 milhões de horas de serviço voluntário em 2022.
“Irmãs, suas horas de serviço e suas doações estão representadas nessas grandes somas”, disse a presidente Johnson. “O esforço global, do qual fazemos parte, é uma ocasião extraordinária, um chamado urgente, exatamente como Emma antecipou.”
Alívio através do Mestre que cura
A irmã Dennis, primeira conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro, compartilhou um pouco da jornada de sua filha, em meio aos desafios de saúde mental e emocional, mas como ela começou a ver a mão do Senhor em sua vida e a experimentar Seu poder de cura.
“Irmãs, Jesus Cristo é o Mestre que cura e nossa maior fonte de alívio”, disse a irmã Dennis. Ela disse que sua filha está indo bem agora por causa da cura de Jesus Cristo, particularmente Sua obra por meio de outras pessoas.
“Que bênção é podermos fazer parceria com o Mestre que cura para ajudarmos a trazer alívio emocional para as pessoas ao nosso redor.”
A irmã Dennis citou várias escrituras, incluindo Isaías 43:2–5: “Quando passares pelas águas estarei contigo … quando passares pelo fogo, não te queimarás. Porque eu sou o Senhor teu Deus... o teu Salvador... [és] precioso aos meus olhos.”
Ela testemunhou, por meio de sua própria experiência pessoal, que Jesus Cristo é a fonte suprema de alívio.
“Ele conhece cada uma de nós intimamente, ama cada uma de nós profundamente e deseja fazer parte de nossa vida, assim como nos abençoar com o alívio divino de que cada uma de nós tanto precisa”, disse ela.
Alívio por meio de convênios
A irmã Yee, segunda conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro, falou sobre o alívio espiritual, através da parceria com o Senhor por meio de convênios feitos com Ele.
“Ele deseja estar conosco em nossas preocupações e decisões. Não precisamos enfrentar os desafios, tristezas, inseguranças e mágoas da vida sozinhas. Ele estará ao nosso lado”, disse a irmã Yee.
Compartilhando seu próprio exemplo de mulher que ainda não se casou, a irmã Yee disse que sentiu o amor e o alívio do Salvador em suas necessidades e preocupações pessoais, recebendo cura, sabedoria e força além das suas.
Ela falou sobre sua recente viagem às pequenas ilhas de Chuuk, na Micronésia, cerca de 2.400 km a sudeste do Japão. Lá ela encontrou mulheres que se sentiam sozinhas.
“Estas irmãs são conhecidas por seu Pai Celestial e Salvador, elas não estão sozinhas. E nem vocês e eu estamos [sozinhas] em nossas provações e desafios”, disse a irmã Yee. “O Senhor me enviou a cerca de 13.600 km de avião, trem, carro e barco para levar o amor de Deus e alívio para ‘Suas ovelhas’ nas ilhas do mar.
“E assim, Ele encontrará vocês e eu em nossas ilhas pessoais, onde podemos nos sentir sozinhas nas preocupações e nos fardos que carregamos em nossos corações. Ele está presente e preparado para nos abençoar, guiar e confortar.”
O Senhor está disposto a ajudar e nos levantar nas coisas grandes e nas pequenas. Ele oferece alívio por meio de Sua Expiação, ela ensinou.