A Igreja comemora 100 anos de parceria com o Escotismo

No último dia 29 de outubro, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias celebrou o aniversário de 100 anos de sua relação oficial com o Movimento Escoteiro. Esta parceria iniciou-se em 1913 quando foi a primeira instituição a afiliar-se ao Escotismo. Hoje, há mais de 400 mil membros da Igreja atuando como escoteiros somente nos Estados Unidos, e muitos mais por todo o mundo.

ESTADOS UNIDOS - Nesta data, no Centro de Conferências em Salt Lake City, a Igreja realizou um evento especial com apresentações de teatro, música e técnicas escoteiras intitulado: “Um Século de Honra”. Este grandioso espetáculo enalteceu a história e os valores do escotismo e teve um público presente de cerca de 21 mil pessoas, bem como mais de 2 milhões que assistiram a transmissão pela TV e internet.

Thomas S. Monson, Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que já recebeu as mais altas condecorações do escotismo mundial, foi presenteado pelo presidente da BSA – Boy Scouts of America (Escoteiros da América) com “A Medalha de Honra”, pelo salvamento de uma menina que estava a afogar-se nas águas do Rio Provo, quando ainda ele ainda era um jovem escoteiro de 12 anos de idade. A reação do Presidente Monson ao receber esta homenagem foi recitar de memória, e sem cometer qualquer erro, a Promessa Escoteira e os dez artigos da Lei Escoteira. Durante a transmissão do evento ele recebeu mais uma homenagem, quando foi anunciado que o grandioso centro de treinamento escoteiro na Virgínia Ocidental, com mais de 4.000 hectares, seria renomeado como: “Complexo de Excelência de Liderança Thomas S. Monson”.

BRASIL - Sem conhecimento prévio das festividades, representantes da Diretoria Executiva Nacional da UEB – União dos Escoteiros do Brasil, haviam solicitado dias antes uma reunião com a Presidência de Área. Após várias possíveis datas, foi agendada uma visita exatamente para o dia da comemoração. Ao tomar conhecimento da coincidência, Renato César Amorim, do comitê de relações institucionais da UEB, presidente da Região Escoteira de Pernambuco e membro da Igreja relembrou: “Quase caí pra trás! Havíamos nos sentido guiados pelo Senhor a todo instante até aquele momento.”

O propósito original da visita era colocar todo o efetivo nacional (cerca de 80 mil escoteiros e líderes) à disposição do Programa Mãos Que Ajudam para realizarem projetos em conjunto, entretanto o encontro acabou por acontecer no dia mais propício possível.

Estiveram presentes ao encontro: Rafael Macedo, vice-presidente nacional da UEB, David Ortolan, secretário geral, Luiz Horn, executivo nacional de métodos educativos e Renato César Amorim. Eles tiveram uma agradável reunião com o Élder Jairo Mazzagardi e o Élder Eduardo Gavarret, conselheiros na Presidência de Área Brasil que aceitaram em nome da Igreja uma bela placa comemorativa em madeira presenteada pela delegação escoteira.

Texto – Marcelo Gayger Amaro – Coordenador de Recursos Humanos da Igreja

Informações Adicionais:

Notícia oficial: http://www.mormonnewsroom.org/article/century-of-honor

Um Século de Honra (Transmissão Completa): http://www.scouts100.lds.org/

Site oficial da UEB: http://www.escoteiros.org.br/acoes_institucionais/acoes_detalhe.php?id=71