Comunicado de Imprensa

Dois advogados do Brasil, especialistas em Liberdade Religiosa, participam de Simpósio na Universidade Brigham Young (BYU)

Levado a efeito entre os dias 7 e 9 de outubro, na Universidade Brigham Young - (BYU) em Provo, o 19ª Simpósio Anual Internacional de Liberdade Religiosa contou com a presença de dois advogados do Brasil. Os doutores Gilberto Garcia, Professor de Leis, do Estado do Rio de Janeiro e Dr. Aldir Soriano, Professor da Universidade Oeste Paulista, ambos especialistas nesse tema, estavam acompanhados de suas esposas e filhos.

O evento, que é patrocinado pela Faculdade de Direito J. Reuben Clark, foi realizado no campus da Universidade e contou com a presença de 70 convidados de mais de 60 países como : Brasil, Bolívia, Estados Unidos, República Dominicana, Colômbia, Cabo Verde, China, Guatemala, Alemanhã, Itália, Índia, Japão, México, Armenia, Noruega, Nigéria, Holanda, Filipinas, Peru, Panamá, Rússia, Coréia do Sul, Turquia, Ucrânia, África do Sul, Reino Unido, Vietnã, etc...

Durante esses dias, os participantes assistiram várias sessões plenárias e regionais. As discussões foram um momento para tratar de temas que denfedem e valorizam a Liberdade Religiosa. Uma ocasião de exposições de ideias e desafios. Percebe-se ao longo das dissertações, que a intenção do simpósio é gerar um ambiente de ideias abertas e aprendizado elevado sem o objetivo de intermediar ou criar um documento formal em defesa da religião. A sessão plenária de abertura, por exemplo, teve as participações do Professor Silvio Ferrari, da Universidade de Milão, Itália e da Dra. Katrina Swett, da Comissão Internacional de Liberdade Religiosa dos Estados Unidos.

Os brasileiros participaram da sessão regional com Cabo Verde, que estava representado pela Primeira-Dama, Sra. Lígia Dias Fonseca. Dr. Aldir Soriano enfatizou o papel fundamental do Estado em proporcionar o direito individual à Liberdade de Crença. Já o Dr. Gilberto Garcia, especialista em Implicações Tributárias das Igreja, defendeu e lembrou o artigo 5º, VIII, CRFB/1988 - “Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa...”        

Veja abaixo as apresentações:

•    Dr. Aldir Soriano:



•    Dr. Gilberto Garcia:



Como parte do Simpósio, todos assistiram a 1ª Sessão de Domingo, da Conferência Geral – de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. No final do evento na quarta, dia 09, visitaram o Centro Humanitário, a Praça do Templo, o Tabernáculo e o Centro de Vistantes. Esse dia foi concluído com um almoço com as Autoridades Gerais da Igreja. Estavam presentes toda a Primeira Presidência, várias membros do Quórum dos Doze, da Presidência dos Setentas e diversos membros de Presidências das Áreas. Com os brasileiros almoçaram  Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstlos, Élder Carlos Godoy, 1º Conselheiro na Presidência da Área Brasil e Dr. Gregory Clark, Assessor Legal da Igreja no Brasil. No final um coral internacional de crianças fez uma apresentação emocinante.

Ao voltar para o Brasil ambos expressaram sua gratidão. Dr. Soriano escreveu: “Foi uma honra poder participar do evento e conhecer pessoas tão maravilhosas e calorosas.... voltei com inúmeros planos de trabalho a favor do direito a liberdade religiosa”.
 


Texto e Fotos – Departamento de Assuntos Públicos Brasil  
 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.