047C7906.jpeg

Ajudando bebês prematuros a sobreviver na África do Sul

“Isso é fé em ação — o mais belo exemplo de fé em ação que posso imaginar”, diz o élder Christofferson

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sua esposa, Kathy, visitaram o Hospital Memorial Tambo, em Joanesburgo, África do Sul, na segunda-feira, 27 de maio de 2024. Durante uma reunião com a liderança do hospital, o élder Christofferson anunciou uma doação significativa para o hospital feita por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para implementar melhorias essenciais e ajudar a equipe do hospital a fornecer o melhor atendimento.

A equipe do hospital ofereceu um tour pelas instalações ao élder e à irmã Christofferson, que consistia em uma visita a bebês prematuros em incubadoras doadas anteriormente pela Igreja na unidade de terapia intensiva neonatal (UTI neonatal).

“Já contribuímos anteriormente. Fizemos outra grande contribuição agora para ajudar o trabalho deles, e eles a receberam com muita gratidão”, disse o élder Christofferson. “São pessoas muito dedicadas e fazem tudo o que podem com o que têm. Isso é fé em ação — o mais belo exemplo de fé em ação que posso imaginar.”

O casal Christofferson estava acompanhado do élder S. Mark Palmer, da presidência dos setenta, e de sua esposa, Jacqueline, além do élder Edward Dube, presidente da Área África Sul, e sua esposa, Naume, e o élder Denelson Silva, da presidência da Área África Sul, e sua esposa, Regina.

Depois de passar um tempo na UTI neonatal e ver alguns bebês que pesavam pouco mais de um quilo, o élder Christofferson teve um sentimento mais forte de que cada um desses bebês era um filho de Deus.

“Ao visitarmos pacientes, mães, crianças pequenas e algumas crianças maiores em cuidado pediátrico, sentimos que cada vida realmente importa. Cada vida é sagrada. Cada indivíduo é um filho de Deus”, disse o élder Christofferson. “Houve, pelo menos para mim, um sentimento muito profundo de como esse princípio é real ao ver uma vida, uma criança delicada em situação grave, e o sensível cuidado prestado. Ele se torna mais real, mais evidente.”

O Hospital Memorial Tambo foi construído há quase 120 anos. Com a demanda atual por atendimento na região, o hospital muitas vezes atinge seu limite ou excede a capacidade. Isso impede que a equipe médica preste o melhor atendimento.

“Uma morte já é muito. Não queremos que nenhuma criança faleça. As doações nos fazem sentir que podemos cumprir nosso papel como médicos”, disse a Dra. Zukiswa Mjamekuana, pediatra do Hospital Memorial Tambo.

Em 2021, a Igreja de Jesus Cristo doou bombas de infusão, dispositivos respiratórios, incubadoras e máquinas que ajudam as crianças a combater doenças respiratórias. Tudo isso ajudou o hospital a diminuir sua taxa de mortalidade infantil. Essas novas doações são um grande impulso.

Para Londiwe Buthelezi, gerente dos serviços médicos do hospital, cada criança que é salva fortalece a comunidade.

“O curso da vida delas vai mudar para sempre”, disse ela. “Podemos ter certeza de que essas crianças serão líderes impactantes, adultos impactantes e membros impactantes da sociedade no futuro. Participar disso, e a Igreja nos ajudando a ver isso, é algo absolutamente incrível.”