BYU realiza 1º Simpósio de Liberdade Religiosa no Brasil

Conferência de Liberdade Religiosa reúne pensadores internacionais no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro será palco do “Primeiro Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa: Fundamento para Convivência, Justiça e Paz”, promovido pelo Centro Internacional de Estudos em Direito e Religião da Faculdade de Direito J. Reuben Clark, da BYU (Universidade de Brigham Young) em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião. O encontro ocorrerá no Hotel Hilton da Barra da Tijuca, zona Sul do Rio, entre os dias 23 e 25 de março.

Para discutir Liberdade Religiosa em diferentes cenários, o Simpósio irá reunir pensadores de múltiplos setores: universidade, governo, justiça, imprensa, religiões, grupos sociais etc. Os palestrantes do Simpósio atuam em diferentes partes do mundo, como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Reino Unido e Uruguai.

Na abertura do evento, um encontro inédito promoverá o diálogo entre líderes religiosos que representam segmentos distintos: Élder Ulisses Soares, apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; Mohammed Al Bukai, sheik e imam da União Nacional das Entidades Islâmicas; Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia e Diácono Nelson Água, Secretário da Comissão da Arquidiocese do Rio de Janeiro para o Diálogo Inter Religioso.

A programação inclui outras discussões que tratarão da proteção da Liberdade Religiosa como direito fundamental, liberdade de expressão, direito e religião, conciliação, perspectivas latino-americanas, o papel da sociedade civil e os desafios na promoção da liberdade religiosa no Brasil. Uma mesa exclusiva para tratar de Liberdade Religiosa e Imprensa é destaque do evento. Outros temas compõe a programação. A lista de todos os temas e participantes pode der acessada no site do evento.