De apóstolo para missionários: Abracem os avanços tecnológicos

O élder e a irmã Uchtdorf sugerem maneiras mais criativas de ensinar as pessoas sobre Jesus Cristo

Em um novo devocional já disponível para os missionários, um apóstolo e sua esposa incentivam esses jovens embaixadores de fé a usar a tecnologia para ajudar mais pessoas a conhecer a respeito de Jesus Cristo.

O élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, rogou aos 54 mil missionários da Igreja que usem a pandemia como inspiração para descobrir maneiras mais criativas de ajudar as pessoas a aprender sobre o Salvador do mundo. Esta é uma mensagem que ele compartilhou várias vezes no ano passado (ver, por exemplo, aqui e aqui).

“Não negligenciem os princípios ensinados e as práticas usadas antes da pandemia”, disse ele de um estúdio de gravação na Praça do Templo, “mas aprendam, acrescentem e adaptem os avanços tecnológicos que o Senhor providenciou para realizar Sua obra em seu tempo e em sua época”. Quando as restrições da pandemia forem retiradas, “não simplesmente voltem aos velhos costumes. Voltem para o futuro”, disse ele. “Sigam avante e adiante ao aplicarem o que aprenderam durante a pandemia.” Ele disse que isso é essencial porque “o evangelho de Jesus Cristo é um evangelho universal” e que a Igreja é uma organização global que “trabalha e serve em um mundo globalmente conectado”.

O apóstolo prometeu aos missionários que, se confiarem em Deus para abençoar seus esforços, eles encontrarão aqueles que buscam sua mensagem. “Vocês reunirão os que buscam, encontrarão pessoas com dúvidas sobre o propósito da vida e sobre a vida depois desta existência terrena. Encontrão os jovens e os idosos, os pobres e os ricos, os instruídos e os iletrados. Vocês acharão pessoas de qualquer nação ou idioma, de qualquer formação religiosa ou socioeconômica — todos. Com a ajuda da tecnologia, as pessoas podem até encontrar vocês. Com uma mensagem do evangelho, já não haverá desconhecidos porque todos são filhos de nosso Pai Celestial. Somos todos irmãos e irmãs. Por favor, confiem em Deus para ajudá-los a encontrar as maneiras apropriadas, ideais para o nosso tempo e para sua área.”

A esposa do élder Uchtdorf, a irmã Harriet Uchtdorf, disse que os missionários devem “usar as maravilhas da tecnologia moderna para encontrar e ensinar o evangelho com criatividade, guiados pelo Espírito. Usem-nas com sabedoria, aconselhem-se, sejam gratos, deixem que o Espírito os guie em tudo o que fizerem. Vocês são incríveis! O Senhor está com vocês”.

“As gerações futuras se lembrarão de vocês como aqueles que serviram durante a grande pandemia”, acrescentou o élder Uchtdorf, “aqueles que aprenderam a usar a tecnologia e as mídias sociais de um jeito novo e eficaz para proclamar o evangelho a toda nação e língua, em qualquer circunstância”.

Antes da pandemia, 62 mil missionários estavam servindo em todo o mundo. Em poucas semanas, no mês de março de 2020, esse número caiu em 22 mil. O retorno de um aumento constante de missionários é uma bênção oportuna, disse o élder Uchtdorf, porque eles são os “braços estendidos dos doze apóstolos” nos dias de hoje. Ele disse que eles estão cumprindo o grande mandamento que Jesus deu aos antigos apóstolos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:19–20).

Perguntas e Respostas

Uma sessão de perguntas e respostas também foi incluída no devocional. O élder Uchtdorf disse que os missionários devem “fazer perguntas significativas uns aos outros” e “aprender a ouvir melhor uns aos outros e ao Espírito. Ouvir é o início do aprendizado. Por meio da voz mansa e suave de Deus e pelo poder do Espírito Santo, vocês podem saber a verdade de todas as coisas”. O vídeo completo do devocional está disponível para os missionários em Missionary.ChurchofJesusChrist.org.

Uchtdorf-Missionary-Devotional
Uma missionária faz uma pergunta durante um devocional em fevereiro de 2021 com o élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sua esposa, Harriet.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo