laryssa-Gasparini---_MG_4354.jpg

Élder Soares e outros líderes religiosos do Brasil defendem Liberdade Religiosa no Rio de Janeiro

O Cristo Redentor abre os braços para receber o Primeiro Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa

“Que possamos celebrar juntos neste simpósio a nossa igualdade perante Deus e a força que provem dela a fim de fortalecermos ainda mais a convivência, a paz e o respeito por todos”. Foi com essas palavras que o Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias iniciou sua participação no Primeiro Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa, realizado de 23 a 25 de março de 2022, no Rio de Janeiro.

“A liberdade religiosa é a arquitetura de uma sociedade saudável”, explicou o Élder Soares. “Ela mantém as diferentes peças em seu lugar, abre espaço para a expressão da consciência e permite que as diferenças argumentem sem violência”.

Segundo o apóstolo, a promoção dos opostos também promove a verdade. “Nossa mente parece estar treinada para ver os opostos. Colocamos ideias e pessoas em cantos opostos sem testarmos sua compatibilidade, sem testarmos sua capacidade de se adaptar e de crescer. O profeta Joseph Smith disse: ‘Ao prover os opostos, a verdade se manifestará’”.

Para o Diácono Nelson Águia, secretário da Comissão de Liberdade Religiosa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a tolerância e o amor também são fundamentais para a sociedade e a intolerância geralmente é encontrada dentro da própria religião. Ele disse: “O intolerante conhece textos de cor e recita com braveza citações, mas não age com amor. Jesus esteve na sua caminhada com pessoas assim. Com tristeza somos obrigados a reconhecer que os fanatismos são protagonizados por pessoas religiosas”. Segundo o representante católico, o amor é o grande início para aproximar as pessoas de Deus.

O diálogo prosseguiu com o sheik e imam da União Nacional das Entidades Islâmicas, Mohammed Al Bukai, que destacou um importante princípio do livro sagrado do islamismo. “O Alcorão não se refere ou impõe religião, mas trata da liberdade religiosa. A construção deve ser moral, espiritual e mental”, disse.

Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América Latina pontuou que “a liberdade religiosa existe para promover a caridade e proteção à dignidade” e que “todos podemos aprender uns com os outros”.

Realizado pela Faculdade de Direito J. Reuben Clark, da BYU (Brigham Young University) em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião, o Primeiro Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa apresenta conferencistas internacionais de países como Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Reino Unido e Uruguai, para discutir temas como “caminhos para a convivência pacífica”; “proteção da liberdade como direito fundamental”; “comunidades religiosas, paz e reconciliação”; “perspectivas latino-americanas religiosas”; e “liberdade religiosa no local de trabalho”.