5aa85fb6f20a17f629302687710142328a707d4d.jpg
Comunicado de Imprensa

Templo do Rio de Janeiro é aberto ao público

Esta semana deu início à Casa Aberta do oitavo templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil

O 171º templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias abriu suas portas para a comunidade, começando com jornalistas e autoridades locais.

Um dia foi dedicado para a imprensa; a visitação continuará por toda a semana com grupos de autoridades civis, artistas e outros formadores de opinião.

B-roll e SOTs para download

O Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, está no Brasil para ajudar a receber esses convidados e conduzi-los por um tour no templo.

“Eu me sinto honrado, feliz e humilde pela oportunidade de participar da visitação pública do Templo do Rio de Janeiro nesta”, expressou o Élder Soares. “Esta cidade é um ícone no Brasil e tem atraído visitantes de todo o mundo. É significativo para mim que a estátua do Cristo Redentor que fica com os braços abertos sobre o Rio de Janeiro seja, na mente da maioria das pessoas, um dos emblemas mais proeminentes do cristianismo no mundo. Que belo novo emblema do cristianismo o povo do Rio de Janeiro terá em breve!”

O Élder Soares é natural do Brasil. Quando jovem, ele serviu uma missão da Igreja por dois anos no Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro tem um lugar especial em meu coração porque minha esposa e eu servimos como missionários lá quando éramos jovens”, disse o Élder Soares. “Que coisa linda é ver este amado lugar onde trabalhamos quando jovens agora estar pronto para ter um templo dedicado.”

O público em geral é convidado a visitar o templo a partir de sábado, 26 de março, até dia 30 de abril. O Templo do Rio estará fechado aos domingos (27 de março, 2, 10, 17 e 24 de abril) e no sábado, 2 de abril, devido à Conferência Geral.

“Espero que aqueles que passarem pela Casa Aberta sintam o amor de nosso Pai Celestial e Jesus Cristo por eles e percebam que podem experimentar esse mesmo amor constantemente em sua vida”, disse o Élder Soares. “Espero que eles possam sentir em seu coração o quão preciosa é a vida e que, ao aprenderem um pouco sobre o plano de salvação, tenham um vislumbre da felicidade eterna que o plano de salvação nos oferece.”

“Todos os templos são sagrados e nos convidam a vir a Cristo e nos a unir a Ele por meio de ordenanças e convênios”, disse o Élder Adilson de Paula Parrella. “O que torna a visitação pública do Templo do Rio de Janeiro tão especial é que o Rio é uma cidade internacional e, consequentemente, atrai pessoas de todo o mundo e também de diferentes estados do Brasil. Isso torna possível para muitas pessoas que de outra forma não saberiam e não teriam a chance de visitar o templo”.

Um devocional para os jovens da Igreja acontecerá no dia 07 de maio. antes da dedicação do Templo do Rio, que ocorrerá em 08 de maio. O Élder Gary A. Stevensen, do Quórum dos Doze Apóstolos, presidirá o devocional e a sessão de dedicação do Templo do Rio de Janeiro

O Templo do Rio de Janeiro será dedicado no domingo, dia 08 de maio de 2022, em três sessões: às 9h, 12h e 15h.

As sessões de dedicação e o devocional para jovens serão transmitidos para todas as congregações do distrito do templo.

O design do Templo do Rio de Janeiro

O templo foi projetado para se adequar à arquitetura dos arredores na Barra da Tijuca, com uma influência art déco.

O acabamento interior foi realizado com linhas simples que evocam e reforçam a ideia de superfícies planas. O mais notável entre os elementos de design contemporâneo do edifício são os candelabros e as luminárias suspensas em art déco.

A proximidade do Rio de Janeiro com o oceano influenciou na seleção das cores dos vitrais, com tons de azul, aqua e roxo contrabalançados com dourado suave. Os padrões consistem em temas art
déco geométricos.

A madeira de jequitibá, nativa do Brasil, foi utilizada em todo o templo. Os desenhos são simples, a fim de refletir o estilo moderno e simples do edifício e permitir que a beleza natural da madeira se destaque. O balcão da recepção contém detalhes em metal com influência do histórico edifício do Banco de São Paulo.

O projeto forte, simples e simétrico do exterior concentra-se no entablamento e no contorno das janelas compostos de pedra lavrada representando o tema de arcos em art déco. A bela torre, com mais de 40 metros de altura, abriga em seu topo a estátua dourada do antigo profeta Morôni.

O exterior de concreto do templo foi revestido com um tipo de granito chamado “Branco Ceará”, extraído do Nordeste do Brasil. Esse é o granito mais branco e mais uniforme do Brasil, e a mesma pedra também foi usada em vários outros templos, inclusive nos templos de Recife, de Campinas e de Fortaleza, no Brasil, e no Templo de Trujillo Peru.

O Templo do Rio de Janeiro Brasil faz parte de um complexo maior da Igreja que inclui uma capela e um estacionamento compartilhado. Os edifícios foram projetados de modo a complementar um ao outro, sendo que o templo é a estrutura principal.

O projeto de paisagismo foi feito utilizando-se a horticultura local e plantas nativas da região.

Além de arbustos, flores perenes, trepadeiras e plantas rasteiras, há 129 palmeiras, 33 árvores que dão flores e 18 árvores de inúmeras variedades e tamanhos que dão sombra. As calçadas em volta do templo e que se conectam à capela adjacente foram construídas com pedras de granito brasileiro.

Os planos para construção do templo de 2.784 m² foram anunciados em 06 de abril de 2013, pelo presidente Thomas S. Monson, 16º presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Outros templos no Brasil

O Templo do Rio de Janeiro Brasil será o oitavo templo da Igreja em operação no Brasil. Atualmente, há templos em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Manaus e Fortaleza. Há também templos cuja construção foi anunciada ou que já estão em construção em Belém, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Vitória e um segundo templo em São Paulo.

O Templo do Rio de Janeiro Brasil atenderá a aproximadamente 45 mil membros da Igreja nas regiões circunvizinhas.

“Mais de 45 mil membros da Igreja do distrito do Templo do Rio de Janeiro serão abençoados por este novo templo. Alguns membros que agora pertencem ao distrito do templo tinham que viajar oito horas antes para chegar ao templo mais próximo", expressou o Élder Adilson de Paula Parrella, que também é natural do Brasil. "Com a dedicação do Templo do Rio de Janeiro, o tempo dessa viagem cai para menos de três horas.”

A santidade dos templos

Os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias diferem das capelas, onde os membros ser reúnem aos domingos para adoração. Cada templo é considerado uma “Casa do Senhor”, onde os ensinamentos de Jesus Cristo são reafirmados por meio de cerimônias sagradas, como casamentos, que unem as famílias para sempre, e batismos por procuração em nome de antepassados falecidos que não tiveram a oportunidade de ser batizados em vida.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.