Comunicado de Imprensa

Exército Brasileiro presta homenagem ao élder Athos Amorim

Élder Amorim refletiu na carreira militar seu testemunho de Cristo

O Élder Athos Marques de Amorim dedicou sua vida à Cristo. Entre os muitos chamados exercidos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias serviu como presidente da Missão Brasil Fortaleza, presidente do Templo de São Paulo, Setenta Autoridade Geral e presidente da Área Brasil Sul. Na época de seu falecimento em abril deste ano era membro emérito do segundo quórum dos Setenta. Seu histórico de devoção e fé refletiu diretamente em sua longa carreira profissional.

O élder Amorim, também conhecido como Coronel Athos, foi um militar que marcou história no Exército Brasileiro. Como reconhecimento por seu exemplo cristão e amor à pátria, no último dia 19 de novembro, a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) prestou-lhe homenagem instalando um busto nas dependências do Complexo Acadêmico do Curso de Cavalaria.

Sua vocação militar e amor por cavalos nasceu quando o Élder Amorim ainda era criança, seu avô foi alferes de cavalaria (equivalente a tenente) no final do século XIX e muitos outros parentes seguiram a mesma carreira. Tendo estudado em colégio militar, o élder Athos Amorim entrou para a Academia Militar na década de 1950.

Ao longo da carreira seu exemplo de cristão influenciou sua vida. Ele foi instrutor do Curso de Cavalaria da AMAN de 1960 a 1962, comandante do 1º Esquadrão de Reconhecimento, Esquadrão Tenente Amaro, de 1968 a 1970; assistente secretário do Ministro do Exército, General Sylvio Frota, em Brasília, de 1976 a 1978,  e comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro entre 1981 e 1982. O oficial também foi campeão de várias competições hípicas. Sempre nutriu grande amor pelo Evangelho de Cristo, pelo Exército Brasileiro, pela Cavalaria e pela Academia Militar. Em cada uma dessas posições, o Élder Amorim procurou aplicar seu testemunho de discípulo de Cristo ensinando sempre pelo exemplo.

A irmã Maria Alice, viúva do Élder Athos Amorim, demonstrou seu amor e gratidão pela homenagem. “Tenho o coração cheio de gratidão e alegria. Meu marido amava a Cristo, a Cavalaria e o Exército e fiquei muito grata por essa homenagem. Ele sempre foi um grande exemplo e agora essa estátua poderá manter a lembrança de seu serviço abnegado pelo próximo e pela pátria”.

Durante uma palestra ministrada aos cadetes do curso de Cavalaria, Manoel Luíz Ferrão de Amorim, filho mais velho do élder Amorim destacou as cinco lições de liderança ensinadas por seu pai e que poderiam nortear a vida dos militares, assim como haviam impactado a sua: Conhecer e respeitar seus liderados; Ter iniciativa, como na parábola dos 10 talentos; Deixar melhor os lugares por onde se passa; Dar sempre o exemplo; Escolher bem sua companheira.

Homenagem-Elder-Athos-Amorim
Homenagem-Elder-Athos-Amorim
O irmão Manoel Amorim (ao centro) apresentou uma palestra para os cadetes e convidados que participaram da homenagem ao Élder Athos Amorim, realizada em 19 de novembro de 2021.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“Meu pai tinha sangue verde-oliva. Não consigo imaginar ele exercendo qualquer outra atividade”, disse Manoel Luíz, reconhecendo o amor de seu pai pela vida militar, vida essa que ele seguia amparado nos princípios do Evangelho de Jesus Cristo.

A família Amorim, como gratidão, fez uma doação ao Exército, o que possibilitou uma significativa reforma no complexo acadêmico do curso de Cavalaria. O élder Adilson de Paula Parrella, presidente da Área Brasil foi convidado para fazer uma oração de encerramento. Em sua prece, o élder Parrella pediu proteção ao local para que cada cadete que entre nessas novas salas de aulas, possam aprender a servir. Também orou em favor de todos os oficiais que servem e suas famílias.

A homenagem ao Élder Athos Amorim foi acompanhada pelos seguintes oficiais militares: General de Exército Veterano José Enaldo de Siqueira, ex-ministro do Superior Tribunal Militar; General de Brigada Paulo Roberto Pimentel, comandante da AMAN; Coronel Marcus Vinicius de Andrade Gama, comandante do corpo de cadetes; Coronel Veterano Paulo Dartagnan Marques de Amorim, irmão do Élder Amorim; Tenente Coronel Daniel Bernardi Annes, comandante do curso de Cavalaria e Major Guilherme Luchetti Cortinhas, novo comandante do curso de Cavalaria. Cinco funcionários e amigos que trabalham com a família Amorim há muitos anos também participaram das homenagens como convidados especiais.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.