Observação: Este é o primeiro de uma série de relatórios sobre projetos de gestão ambiental de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os temas incluirão economia de água, gestão de resíduos e energia solar.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem tomado mais medidas do que nunca para economizar o uso de água em suas propriedades em todo o mundo, especialmente em áreas propensas à seca em toda a América Latina, na Oceania, no sul da África e nos Estados Unidos.
“Cuidar do meio ambiente é um tema com o qual trabalhamos há muito tempo. Portanto, não é uma novidade, mas estamos dando uma nova ênfase ao tema”, disse o bispo presidente Gérald Caussé.
“Estamos presentes na maioria dos países do mundo, e cada país tem seus próprios desafios”, afirmou o bispo Caussé. “Pode ser a falta de recursos — falta de água —, por exemplo. E, por isso, é importante que, como Igreja, abordemos esse assunto em sua diversidade, cuidando das pessoas em cada país.”
- COB-Plaza-Transformed
- COB-Plaza-Transformed
- COB-Plaza-Transformed
- COB-Plaza-Transformed
- sustainability
- Sustainability
- Sustainability
- Sustainability
- Sustainability
- Sustainability
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
As práticas e os padrões comuns para que as capelas da Igreja tenham um paisagismo com uma utilização mais consciente da água em regiões áridas de todo o mundo incluem a remoção de gramados, o uso de espécies de plantas e grama tolerantes à seca e a instalação de tecnologias, como sensores de fluxo e controladores inteligentes, para regar os jardins já existentes com mais eficiência.
Controladores inteligentes
Um projeto significativo a ser concluído pela Igreja em 2025 é a instalação de controladores inteligentes em mais de 3 mil capelas no que é conhecido como o “corredor pioneiro” do Oeste dos Estados Unidos, incluindo os estados de Idaho, Utah e Arizona e partes dos estados de Nevada, Wyoming e Montana. A Igreja está acelerando a instalação desses sistemas com cerca de 1.800 unidades programadas para serem instaladas este ano.
“Os controladores inteligentes são capazes de se ajustar ao clima, o que faz com que se economize muita água que, de outra forma, não seria economizada quando falamos de ajustes manuais no controlador”, explicou Andrew Stringfellow, gerente de paisagismo da Intermountain Facilities Services.
Com controladores inteligentes, os gestores de água podem ajustar os sistemas de irrigação a partir de seus computadores ou dispositivos móveis.
“[Os controladores] estão interligados por meio de uma conexão de celular, que os conecta a um serviço de nuvem, o qual verifica o clima e faz os ajustes necessários todos os dias”, comentou Andrew.
“Em comparação com os controladores de jardim tradicionais, os controladores inteligentes podem nos ajudar a utilizar as condições climáticas atuais, as condições meteorológicas previstas e a mudança na época da irrigação para que reguemos nossos jardins com mais eficiência”, explicou David Wright, arquiteto paisagista do Departamento de Administração de Propriedades da Igreja.
“Quando devidamente mantidos e ajustados, é muito fácil fazer com que eles nos deem uma economia de 20% no consumo [de água] em relação ao que um controlador tradicional consumiria”, afirmou David.
“Não precisamos estar no local para administrar esses controladores”, disse Pablo Morales, gerente de irrigação da Gold Medal Landscape Management, em Mesa, Arizona. “Podemos estar sentados em nosso escritório para ver qualquer tipo de alerta que surja: seja uma informação de que há uma estação que não está funcionando, se não há fluxo, o que significa que não temos água no sistema.”
“Gosto desses controladores porque são muito mais convenientes”, acrescentou Ryan Arnold, supervisor de irrigação da Gold Medal Landscape Management. “Antes, tínhamos que nos dirigir a cada uma das capelas para fazer qualquer tipo de ajuste. Agora podemos controlar todos eles usando o celular ou o computador e acessá-los de qualquer lugar do mundo, em qualquer lugar que tenha Wi-Fi ou acesso à internet.”
David estima que a Igreja economizará quase dois bilhões de litros de água durante o primeiro ano de implantação.
A histórica Praça do Templo
Na histórica Praça do Templo, em Salt Lake City, Utah, EUA, milhões de visitantes de todo o mundo se reúnem nos jardins da sede da Igreja todos os anos para apreciar os jardins e outras atrações. Como parte das reformas em andamento, as equipes de solo plantaram 30% mais árvores como parte do paisagismo. Além de termos 35% a menos de grama, também introduzimos plantas mais eficientes em termos de consumo de água nos canteiros, e o número de flores e outras vegetações plantadas anualmente foi reduzido em 30%.
O novo paisagismo aquático com controladores inteligentes economiza milhões de litros de água anualmente.
“Nós temos (…) configurações específicas para o gramado, para as flores e para as árvores”, disse Scott Karpowitz, supervisor de irrigação da Headquarters Facilities.
“Tudo tem suas próprias configurações e seus próprios parâmetros para dar a essas plantas a água de que precisam, porque muitas vezes elas são diferentes — são necessidades diferentes de água para diferentes tipos de planta”, acrescentou Scott.
Recurso adicional