BLR_3510.jpeg

No Fórum Inter-Religioso G20 no Brasil, élder Soares diz que a fé promove sociedades mais saudáveis

A religião pode “prover um filtro para (...) as atitudes tóxicas e a degradação moral”, diz o apóstolo

Falando a líderes mundiais reunidos no Fórum Inter-Religioso G20, em Brasília, na quarta-feira, 21 de agosto de 2024, o élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, enfatizou o poder singular da fé para unir as pessoas, derrubar barreiras e promover a paz.

O apóstolo, que é natural do Brasil, usou como base uma metáfora de um escritor do New York Times. Os manguezais filtram toxinas e proporcionam estabilidade na natureza ao longo da costa do litoral tropical. Semelhantemente, as comunidades religiosas podem servir como filtros e estabilizadores morais da sociedade.

Se as pessoas de fé cumprirem sua missão singular no mundo, disse o élder Soares, então podemos ter fé e esperança de que “pessoas, comunidades e países podem superar a polarização, a falta de civilidade e os obstáculos que sobrecarregam nosso futuro e que têm afetado o mundo”.

“É preciso haver grandes homens e mulheres extraordinários para promover os manguezais morais da sociedade dos quais as pessoas do mundo tão desesperadamente necessitam”, acrescentou o apóstolo.

O élder Soares também falou sobre o papel das comunidades religiosas na criação de espaços seguros para as pessoas vulneráveis e para a nova geração, ajudando-os a crescer e a se preparar para contribuir com o futuro. Ele disse que as organizações religiosas não devem ser banidas da praça pública, mas devem se envolver ativamente em conversas cruciais e promover a compreensão e a cooperação.

O élder Soares concluiu seu discurso com um convite à ação para que as pessoas de fé ocupem seu espaço em comunidades e países, promovendo manguezais morais da sociedade que filtrem as atitudes tóxicas e a decadência moral. Ele expressou esperança de que, por meio de esforços coletivos, as gerações futuras possam ser protegidas das forças do vício, do isolamento e do relativismo moral.

“A liberdade religiosa, as instituições e pessoas de fé podem prover um filtro para as atitudes tóxicas e a degradação moral da sociedade”, disse o élder Soares. “Como um manguezal moral coletivo, podemos proteger as futuras gerações das forças do vício, do isolamento, do narcisismo e do relativismo moral que podem consumi-las. Um manguezal moral, e todas as pessoas que o formam, é crucial para o esteio que fortalece e sustenta uma sociedade coesa e nos proporciona fé no futuro do mundo.”

O élder Ahmad S. Corbitt, dos setenta, também falou na conferência. Ele elogiou a metáfora do manguezal compartilhada pelo élder Soares.

“Esse sistema de raízes se une, ajuda, mantém o ambiente unido e saudável. E se algum dia houver uma ruptura ou se separar, o ambiente também sofrerá”, disse o élder Corbitt. “Acreditamos muito nisso a respeito de nosso povo, a respeito das religiões em geral e a respeito de crentes e não crentes. Se pudermos nos unir em torno de princípios específicos, as coisas básica, os ideais, os ideais constitucionais que todos buscamos e que são evidentes — a vida, a liberdade, a busca da felicidade, a paz, a união — seremos eficazes e poderosos.”

Outro representante da Igreja na reunião mundial foi Sharon Eubank, diretora dos Serviços Humanitários da Igreja. Ela compartilhou pensamentos importantes sobre como todos nós precisamos uns dos outros.

“Todos estamos interligados”, disse ela. “[As comunidades de fé] têm ensinado a exigência moral de que devemos amar a Deus amando uns aos outros na família há milênios. [A Igreja de Jesus Cristo] assumiu o compromisso de que não podemos fazer isso sozinhos. Reconhecemos que sozinhos podemos chegar apenas até certo nível. Então, nosso compromisso é firmar parcerias. É por isso que estamos aqui na ativa. É por isso que queremos reunir grupos que deram provas de que podem ajudar as pessoas mais vulneráveis e firmar essas parcerias.”

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias participou de reuniões anteriores do Fórum G20. Ver, por exemplo, resumos dos fóruns na Itália (em 2021), na reunião virtual (em 2020), no Japão (em 2019) e na Argentina (em 2018).