20240217_110808_Nilsson__LES6644_.jpg

O élder Neil L. Andersen alcança as novas gerações nas Filipinas

Apóstolo inicia ministério de nove dias

“Simplesmente adoro estar aqui. Há algo em seu espírito que engrandece nossa alma. Acho que é só por causa de seu coração e espírito, por causa de sua fé e seu testemunho”, disse Kathy Andersen, esposa do élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Embora não conheçamos cada um de vocês individualmente, sentimos um grande amor por vocês.”

Essas palavras foram proferidas em uma conferência de estaca na cidade de Quezon, que pertence à região metropolitana de Manila, no domingo, 17 de fevereiro de 2024. O élder Andersen, acompanhado da irmã Andersen, passou o fim de semana ensinando os santos dos últimos dias ao iniciar um ministério de nove dias nessa nação no sudeste asiático. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é relativamente jovem nas Filipinas — mas está entre as áreas de crescimento mais rápido da Igreja no mundo, com mais de 850 mil membros e 128 estacas (cada uma de tamanho semelhante a uma diocese).

Na conferência de estaca, o élder Andersen prestou seu testemunho. “[Deus] recompensará todas as pessoas boas em todos os lugares e todos os que creem Nele. Mas não nos enganemos. Aqui, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é onde seu sacerdócio foi restaurado”, afirmou ele. “Nossa condição de membro neste Seu evangelho restaurado será uma grande medalha de honra ao cruzarmos para o outro lado do véu. Sei que isso é verdade, sei que Ele vive. Sei que Ele é nosso Salvador e Redentor.”

O apóstolo reuniu-se com jovens e jovens adultos solteiros, respondendo às suas perguntas e dando-lhes orientação. No sábado, ele se reuniu com jovens adultos solteiros em San Pablo, Filipinas, uma cidade a cerca de 80 quilômetros ao sul de Manila.

Uma pergunta foi sobre como lidar com a pressão para servir missão, casar-se e estudar.

“Não vamos chamar isso de pressão. Vamos chamar de grandes expectativas”, disse o élder Andersen. “Tenho 72 anos. Ainda enfrento algumas pressões. O presidente da Igreja pode dizer: ‘Neil, há algumas coisas que você poderia fazer melhor’. Essa é uma expectativa do profeta do Senhor. Mas tudo bem. Sei que sou amado por meu Pai Celestial. Sei que não sou tudo o que posso ser. E não vou ser tudo nesta vida. Mas posso me elevar acima de quem sou.”

Em resposta a outra pergunta, o élder Andersen aconselhou os jovens adultos solteiros a “ser muito pacientes com as pessoas e muito firmes consigo mesmos”.

“Não sei qual será o destino de outra pessoa”, disse ele. “Mas sei, por mim mesmo, que preciso levar minha vida a sério. Que dádiva maravilhosa o Senhor nos concedeu de escolhermos [como viveremos].”

Uma das jovens adultas solteiras, Cyra Andal, de San Pablo, disse que aprender com o élder Andersen foi “uma experiência muito boa”. Outra jovem, Keona Aranguren, de San Pablo, disse que ouvir um apóstolo “trouxe muito consolo ao coração” e coragem para seguir em frente apesar dos desafios que ela enfrenta.

No domingo, o élder Andersen reuniu-se com um grupo de rapazes e moças após a conferência de estaca na cidade de Quezon.

Immanuel Ruis pediu ao élder Andersen um conselho a respeito de como perdoar os outros quando é difícil fazê-lo. O élder Andersen respondeu: “No perdão, você não permite que o problema afete seu próprio coração. Você tenta fazer com que sua mente pense como o Salvador pensa. Ele foi alvo de muitas ações contra ele. Mas, quando estava na cruz, o que Ele disse? ‘Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem’. É isso que você deve dizer.”

Refletindo sobre a resposta do élder Andersen, Immanuel disse: “O que aprendi com isso é que se trata de como você está perdoando [outras pessoas] em termos de ser mais semelhante a Jesus Cristo”.

Em uma reunião com os líderes na cidade de San Pablo, o élder Andersen expressou gratidão pelo serviço prestado.

“Não temos palavras para agradecer. Vocês são os que mantêm a Igreja de Jesus Cristo unida”, afirmou o élder Andersen. “Vocês são os que fazem as alas e as estacas funcionarem. Vocês ajudam outras pessoas a ter fé em Jesus Cristo e em Seu plano eterno. Nós os amamos por isso. Agradecemos ao cônjuge de cada um de vocês e a seus filhos por todos os sacrifícios que fazem pelo reino de Deus na Terra. Quero prestar meu testemunho firme e convicto de que Jesus é o Cristo. Ele vive. Ele ressuscitou. E nós O veremos novamente.”

Nas reuniões realizadas no sábado, o élder Andersen foi acompanhado pelo élder Carlos G. Revillo Jr., segundo conselheiro na presidência da Área Filipinas, e sua esposa, Marie. No domingo, o élder Yoon Hwan Choi, primeiro conselheiro na presidência da área, e sua esposa, Bon, estavam com o élder e a irmã Andersen.

O ministério do élder Andersen na próxima semana incluirá várias visitas a agências humanitárias com as quais a Igreja colabora. Ele também vai se reunir com um proeminente jornalista e líderes cívicos e ministrar a pessoas e famílias. Ele encerrará sua viagem às Filipinas unindo-se ao Coro do Tabernáculo e à Orquestra da Praça do Templo quando a turnê mundial começar nas Filipinas.