bednar-interfaith-2020.jpg

O convite de um apóstolo de Jesus Cristo para a Semana Mundial de Harmonia Inter-religiosa

“Podemos criar um mundo em que toda semana seja a semana de harmonia”, diz o élder David A. Bednar

Começando pela disposição de Joseph Smith de defender os direitos de todas as pessoas de fé até as frequentes interações do presidente Russell M. Nelson com outros líderes religiosos, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem uma tradição de respeito e amor por aqueles no mundo que tenham alguma religião.

Na celebração da Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa (dia 1º a 7 de fevereiro de 2024) que ocorreu pelo mundo, o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, diz que está “convencido de que todos nós podemos viver juntos pacificamente se amarmos a Deus e seguirmos a ‘Regra de Ouro’ de tratar os outros como nós mesmos queremos ser tratados”. Apesar da “desinformação, acusações infundadas e divisões sociais”, acrescenta ele, os fiéis “podem superar esse preconceito e ignorância com amor e paciência”.

As recentes interações entre os santos dos últimos dias e fiéis de outras religiões são um modelo a ser seguido. Por exemplo, os sikhs e os santos dos últimos dias em Dubai participam de um projeto de serviço anual. A Igreja colabora com dezenas de organizações religiosas, inclusive judaicas, muçulmanas e outras religiões cristãs, para ajudar crianças em Nova York. E a Primeira Presidência recebe regularmente outras religiões na Praça do Templo, como o líder dos 100 milhões de muçulmanos da Indonésiaem dezembro de 2023.

Às vezes, os convites vêm de outras religiões. Por exemplo, no ano passado, o Papa Francisco convidou representantes de outras religiões, inclusive uma mulher santo dos últimos dias, para uma reunião ecumênica na Mongólia.

“Queridos irmãos e irmãs”, disse o Papa na reunião, “compartilhamos uma grande responsabilidade, especialmente neste período da história, porque somos chamados para testificar dos ensinamentos que professamos pelo modo como agimos. Não podemos contradizê-los e assim nos tornarmos motivo de escândalo. (…) A esse respeito, gostaria de assegurar-lhes que a Igreja Católica deseja seguir esse caminho, firmemente convencida da importância do diálogo ecumênico, inter-religioso e cultural.”

Em 2019, o Papa recebeu o presidente Nelson e o atualmente falecido presidente M. Russell Ballard no Vaticano.

“Ele é um homem gentil e maravilhoso e como o povo católico é abençoado por ter um líder tão generoso, preocupado, amoroso e capaz”, disse o presidente Nelson na época. “Conversamos sobre nossa preocupação mútua com as pessoas que sofrem em todo o mundo e queremos aliviar o sofrimento humano. Conversamos sobre a importância da liberdade religiosa, a importância da família, nossa preocupação mútua com os jovens [e] com a secularização do mundo e a necessidade de que as pessoas se aproximem de Deus e O adorem, orem a Ele e tenham a estabilidade que a fé em Jesus Cristo traz para suas vidas.”

Durante a Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa, o élder Bednar convida as pessoas de todos os lugares a agir de modo semelhante: a aprender mais sobre as pessoas de outras religiões e servir com elas.

“Ao buscarmos ver os outros da maneira como Deus os vê, aprenderemos muito sobre as pessoas ao nosso redor e descobriremos que elas são mais parecidas conosco do que diferentes”, diz o élder Bednar, que em 2021 ajudou a apresentar um panfleto que ajuda muçulmanos e santos dos últimos dias a se entenderem. “Essa é a maneira de superar a islamofobia, o antissemitismo, o sentimento anticristão e outras formas de intolerância religiosa.”

Ao fazer isso, o apóstolo diz: “Podemos criar um mundo em que toda semana seja uma semana de harmonia”.