“Acheguem-se diligentemente a nosso Salvador (…) e sintam a intensidade do amor Dele por vocês”, disse o élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, durante um devocional mundial para jovens adultos no domingo, 18 de fevereiro de 2024.
Achegar-nos a Jesus Cristo nos proporciona uma “paz interior duradoura e um santuário em um mundo tumultuado e em constante mudança”, ensinou o élder Soares durante uma transmissão ao vivo da Cidade do México, no México, para espectadores de toda a América do Norte e do Sul, com retransmissão no dia 25 de fevereiro para outras áreas do mundo.
O evento gravado em espanhol foi o primeiro produzido para um público mundial em um idioma que não é o inglês.
Fazendo referência ao hino de abertura, “Onde encontrar a paz?”, e a uma pintura do Salvador com os braços estendidos no edifício dos escritórios da Igreja em Salt Lake City, o élder Soares disse que Jesus está às portas de nossa vida diária, de braços abertos, com a promessa de nos envolver em Seu amor. “Podemos saber que o espaço entre os braços Dele foi consagrado como um lugar para nós por meio de Seu amoroso sacrifício expiatório”, disse ele.
O élder Soares estava acompanhado de sua esposa, Rosana, e de Chad Webb, administrador dos Seminários e Institutos de Religião, e sua esposa, Kristi, que compartilharam comentários e testemunhos.
Eles abordaram cinco tópicos extraídos de perguntas que jovens adultos de todo o mundo gravaram e enviaram, alguns dos quais foram mostrados durante a transmissão:
1. Fortalecer nosso testemunho
“Aprendei de mim” (Mateus 11:29), o Senhor convidou, e Ele vai dirigir nossos caminhos e nos ajudar a encontrar descanso, disse o élder Soares.
Ele citou as cinco sugestões do presidente Russell M. Nelson sobre obter um testemunho mais forte de Jesus Cristo:
- Entrem e permaneçam no caminho do convênio.
- Descubram a alegria do arrependimento diário.
- Aprendam a respeito de Deus e de como Ele trabalha.
- Busquem e esperem por milagres.
- Encerrem os conflitos em sua vida pessoal (“O poder do ímpeto espiritual”, Conferência Geral de Abril de 2022).
O presidente Nelson prometeu que agir de acordo com esses cinco princípios nos dará capacidade de seguir em frente no caminho do convênio, força para resistir à tentação, libertação do medo e mais união em nossa família.
A fé é demonstrada pela ação, a qual edifica e fortalece o testemunho, disse o élder Soares. “Manteremos Jesus Cristo vivo em nós e viveremos nossa vida enraizada e edificada Nele.”
A irmã Soares disse que a melhor maneira de ajudar as pessoas que se perderam a voltar para o caminho do evangelho é “amar muito a Deus e aquela pessoa e ser o melhor exemplo que você pode ser”.
2. Suportar as tribulações
Um conceito errôneo comum é o de que não teremos provações se nos esforçarmos para ser justos, disse o élder Soares. “A verdade é que enfrentaremos adversidades a despeito de quão justos sejamos.” As bênçãos geralmente virão posteriormente e sempre de acordo com a vontade e o tempo de Deus. Voltem seu coração e sua confiança ao Salvador, disse o élder Soares. “O Salvador pode curar os efeitos da mortalidade melhor do que ninguém.”
Provações e testes são oportunidades de crescimento, disse o élder Soares. “[Deus] sabe que podemos fazer coisas difíceis”, disse ele. Nenhuma provação é desperdiçada; elas desenvolvem nosso caráter e nos ajudam a nos tornar “mais dignos de sermos chamados filhos e filhas de Deus”.
3. Seguir o plano de Deus para nós
O irmão Webb testificou que “Deus está nos detalhes de nossa vida”. Ele disse que aprendeu esse conceito pela primeira vez depois de receber sua bênção patriarcal e de sentir o amor que Deus tem por ele. A lição foi reforçada enquanto ele buscava emprego depois da missão. Apesar de seus esforços, ele não conseguiu um emprego para o qual havia se candidatado e isso fez com que se sentisse desapontado. No entanto, posteriormente ele conseguiu um emprego onde conheceu quem viria a ser sua esposa, Kristi. “Podemos confiar em [Deus] de todo o coração”, disse ele.
4. Preparar-se para entrar e adorar no templo
Vamos ao templo para aprender como acessar o pleno poder da Expiação de Cristo e como nos preparar para voltarmos à presença de Deus limpos e santificados, ensinaram o irmão e a irmã Webb.
Podemos nos preparar espiritualmente para entrar e adorar no templo, esforçando-nos para ser moralmente limpos e evitar coisas que limitem a influência do Espírito Santo em nossa vida, disse o irmão Webb. O arrependimento e a Expiação de Cristo tornam possível sermos dignos.
A irmã Webb incentivou os jovens adultos a conversar sobre o templo com outras pessoas e a levar perguntas ao Senhor antes e depois de frequentarem o templo pela primeira vez. “É ótimo ter perguntas; é assim que aprendemos”.
A página ChurchofJesusChrist.org/temples tem vários recursos úteis, disse o irmão Webb. Além disso, “aprendam sobre o antigo tabernáculo descrito no Velho Testamento”, disse ele. Embora os símbolos modernos sejam diferentes, os princípios são semelhantes e podem ajudar os jovens adultos a se prepararem para sua própria experiência.
5. Centralizar nossa vida em Jesus Cristo
“Jesus está pronto, disposto e capaz de nos envolver com Seu amor”, disse o élder Soares. A felicidade duradoura vem à medida que nos aproximamos mais Dele e nos tornamos mais semelhantes a Ele.
Os braços do Salvador estão bem abertos, prontos para nos envolver em Seu amor, mesmo e especialmente quando nos sentimos perdidos, abandonados ou sozinhos, disse o élder Soares. “O sagrado espaço entre os braços do Salvador tem exatamente o tamanho e o formato de nosso coração quebrantado, de nossa vida despedaçada, de nossa alma ferida e de nossa mente cansada.”
O vídeo gravado também poderá ser visto a qualquer momento na Biblioteca do Evangelho. Use a hashtag #WWdevo nas mídias sociais para compartilhar pensamentos e impressões.